quarta-feira, dezembro 23, 2009

Parabéns, senhor imperador! (vénia profunda)









É verdade! Hoje o imperador do Japão, de seu nome Akihito, faz anos. Faz 76 anos e está ali para as curvas, como qualquer velhote japonês que se preze.

Aproveito para lhe dar os tanjoubi omedetou e para congratular todos os japoneses pelo feriado nacional que ganham hoje, dia 23 de Dezembro. O que vem muito a calhar, já que o dia 25 de Dezembro é, naturalmente, um dia normal em terras nipónicas.

Aproveito também para vos dar conta de uns pormenores do último império do mundo, o Japão.
É curioso que os meus alunos, normalmente, não sabiam o nome próprio do seu próprio monarca. Porque ele é conhecido por tenno, ou seja, imperador.
Quem me dera a mim ser conhecido por um epíteto tão pomposo, e não pelo meu nome próprio. Acho que é finíssimo!

Outra coisa curiosa é que, quando o senhor morrer, será atribuído um nome especial a todo o seu reinado. Isto porque cada reinado de cada imperador tem um nome especial e é assim que o tempo pode ser também contado no Japão.
Por exemplo, eu que nasci durante o reinado do seu pai, nasci no ano 53 da era Showa. A Miquelina, por exemplo, terá nascido no ano 3 da era Showa. Mas, por exemplo, aquela senhora lá do lar nascida em 1922 mas que teima ter 30 anos, nasceu no ano 11 da era Taisho.
A minha prima Diana, nascida em 1991, terá nascido no ano 3 da actual era, a era Heisei. Designação que poderá não perdurar quando o imperador morrer e se escolher um nome para a era que durou o seu reinado.
Confuso? Nem por isso, devo dizer.

Se bem se lembram, não havia nenhum sucessor varão o que levou o governo de Koizumi a pensar na alteração das leis de sucessão para permitir a ascendência ao trono de uma herdeira... Mas entretanto lá nasceu um menino e a coisa lá se compôs...
Aliás, em quatro anos no Japão, foi este o único momento em que vi as pessoas minimamente empolgadas com o que se passava com a família imperial... É que, normalmente, não se fala deles e muita gente, sobretudo os mais novos, não querem mesmo saber deles para nada...

A verdade é que eu curto o imperador! E desde já o convido para vir cá ver as vistas e pode ficar cá em casa a comer uns belos pregos no pão! Oishii yo!

1 comentário:

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Ângelo, mein freund

Lemo-nos e nao nos comentamos (porque so comentamos o que nos diz mesmo muito :P)mas temo-nos ;) Hoje em particular apenas para te desejar um Bom Natal mesmo sabendo que nao ligas nenhuma à época. Depois hei-de comentar-te para o Ano Novo ;)

Nao estás esquecido é o que interessa. Da Qne nem queiras saber como aquilo tem andado. Heard something.

Simply yours

Pipe

All thoses hugs