domingo, junho 21, 2009

Respostas

Côr do sol,
Se andam mesmo de fita métrica na mão ou não, não sei. Mas é verdade que as cinturas têm que ser medidas!

Pinguim,
Ver a Aung San Suu Kyi a mandar naquilo deverá ser difícil... Mas tenho cá para mim que o seu sacrifício valerá a pena!
Mas o Japão é assim, meu caro. Cheio de coisas que não lembram a ninguém!

Maldonado,
É verdade! Esta sociedade assenta nesse medo, nessa vergonha. Por isso é muito curioso ver os telhados de vidro que esta gente tem e ninguém fala de nada. É tudo a olhar para o lado e a assobiar.
Quando alguém dá o passo em frente e diz alguma coisa é logo apontado!
Claro! No ocidente também há o culto da perfeição. Mas não nos é imposto pelo nosso chefe... É uma escolha...

Pulha
,
Sim, claro. Mas como acabei de escrever acima, as coisas não podem ser feitas assim, no trabalho, por gente que não percebe nada de nada... Eu se quiser controlar o meu peso vou a um médico. Não ao chefe.
E como já tenho dito aqui, não me arrependo por um segundo ter vindo para cá! Tem sido a experiência da minha vida. E continuo a absorvê-la. Até partir. E mesmo até depois, tenho a certeza.

Prima,
Isso dos olhares fazia-me muita confusão ao início. Mas creio que já não me faz confusão e, sobretudo, as pessoas já não olham tanto. A não ser quando vou à rua com os meus calções vermelhos.

Pappy,
Eu prometo que não digo nada. Até porque nós temos conversas como deve ser e não preciso de andar sempre a dizer o mesmo como acontece a esta gente aqui...
Mas posso fazer um comentário? Só uma vez? Vá lá!

Ritinha,
Somos os dois uns jeitosos, é o que é!

Miguel
,
É assim mesmo e acredita que não vai mudar! Se arranjasses uma namorada japonesa, então, ias ver como era!

Hydra,
De facto, é engraçado compararmos a ideia que as pessoas têm de determinado país com a realidade desse país.
O Japão é, todo ele, manga. Até em anúncios sérios e tudo. Mas não é nada avant-garde! Muito pelo contrário! Pode sê-lo nas televisões e nos robots - e estes, se reparares, surgem geralmente para tratar dos idosos, porque eles não têm pessoas suficientes e não admitem mais estrangeiros! - mas vais a uma escola e até te dá um nó na cabeça! Aqui, cada escola só tem um computador ligado à internet na sala dos profs. O que vale, mas é triste, é que eles nem sequer lá vão!
Curiosamente, no meu caso, das experiências que tive, os países sempre superaram as minhas expectativas.
E, quer-se dizer, o Japão não é o inferno... A não ser na época que se avizinha, que já faz um calor húmido tremendo!
E quer-me parecer que, em relação à manga, é como eles se conseguem exprimir. É pelos desenhos, não pelos gestos ou palavras. Curiosamente, até o Taka se refere a isso por vezes.

Faneca,
Eu também não sou nada apologista dessa cena biblíca do "olho por olho, dente por dente". Mas às vezes dá que pensar...
Mas uma coisa que à gente nos faz espécee, é que esta gente diz que sim a tudo, desde que a ordem lhe venha do chefe! Onde é que fica a dignidade da pessoa!?

Maria Manuela
,
Mas a ti até te dava jeito. Que as mulas devem estar todas gordalhufas!

A...,
E eu tenho a certeza de que vais adorar uma delas. Me aguarde!

Sem comentários: