domingo, janeiro 17, 2010

A culpa é do Pipo

Para quem não sabe, eu e o Daniel - nome verdadeiro, tantas vezes trocado por outros epítetos, entre os quais o meu favorito "Pipo" - já nos conhecemos há uns quantos anos. Eu era magro, mas sempre belíssimo, e ele assim, sempre na mesma, um divertido, um falador que nem me deixava falar quando discutíamos coisas.
Trabalhámos juntos e, vos garanto, havia forrobadó todos os dias. Porque eu e ele juntos, e sobretudo naquele sítio, levávamos tudo e todos pela frente. Nas palavras dele fomos "a revolução de 11 de Junho".

A verdade é que não o vejo há anos. Claro que mantemos o contacto - até porque não nos permitiríamos o contrário - mas não é a mesma coisa. E tenho imensas saudades dele. Confesso até que tenho saudades de descer a Avenida da Liberdade com ele. E ninguém, a não ser ele, percebe o turbilhão de emoções que isto representa.

Bem, ele, lá no blog dele, deixou-me um prémio. Que aqui está. E que, naturalmente, muito agradeço!



Como sabem, e como ele mesmo sabe, eu já não costumo perspegar aqui com estas coisas. Não é por nada, é só porque eu é que sei. Mas este é muito especial, porque o Pipo é especial. Mas é especial mesmo, não é especial à CERCIS. (Desculpem a piadola, mas tinha que ser e o que tem que ser, tem muita força!).

Lá no cantinho dele, também deixou um desafio. E ele até sabe que eu não tenho paciência para desafios, mas lá está, por ele até o faço com muito gosto. Mas bem que podia ser mais pequenito, pá... Mas, then again, estamos a falar do Pipo e ele não é um gajo nada comedido. Juro, palavra d'honra!

Então aqui ficam as minhas respostas (e as perguntas dele, que é para perceberem o que digo):
a) Tens medo de quê?
Da solidão. É o que mais me preocupa e às vezes penso no futuro, no que ele trará. Mas depois penso que sou uma melga e que não vou deixar que os meus amigos me deixem para aí na rua da amargura.

b) Tens algum guilty pleasure?
Sim, tenho.

c) Farias alguma "loucura" por amor/amizade?
Como o Pipo sabe, eu não sou nada dado a loucuras. Então de amor, e pelo menos até ao dia de hoje, muito menos, que sou um gajo muito cerebral. Mas pelos amigos seria capaz de muita coisa. Porque como já o tenho dito, e volto a dizê-lo, são das coisas mais importantes da minha vida!

d) Qual o teu maior sonho? [Não vale responder Paz, Amor e Felicidade ;) ]
Neste momento, um emprego como deve de ser. Que me realize, que me permita ter uma vida decente e independente.

e)Nos momentos de tristeza, abatimento, isolas-te ou preferes colo? (Não vale brincar)
Colinho do bom!

f) Entre uma pessoa extrovertida e outra introvertida, qual seria a escolha abstracta?
Extrovertida, que não tenho muita paciência para gente enconada.

g) Sentes que te sentes bem na vida, ou há insatisfações para além do desejável?
A verdade é que nunca me senti melhor comigo mesmo. Mas claro, e no imediato, há faltas que podiam ser sanadas...

h) Consideras-te mais crítico ou mais ponderado? (mesmo sabendo que há críticas ponderadas)
Muito mais crítico do que era, sem dúvida. Foi uma das boas coisas que trouxe do Japão. Mas sempre com diplomacia, porque é preciso saber dizer as coisas e não dizê-las assim sem mais nem menos.

i) Julgas-te impulsivo, de fazer filmes, paciente ou... (define o que te julgas no geral)
Paciente. Porque gosto de pensar nas consequências do que faço e digo e não gosto nada de fazer filmes. Para isso era actor.

j) Consegues desejar mal a alguém e eventualmente concretizar? (Responder com sinceridade)
Não.

k) Constes-te publicamente em manifestações de afecto (abraçar, beijar, rir alto...).
Bem... As fotos que meto aqui respondem por mim: comigo é sempre a aviar!

l) Qual o lado mais acentuado? Orgulho ou teimosia?
Teimosia, sem sombra de dúvida. Não sou nada gajo dado ao orgulho.

m) Casamentos homossexuais e/ou direito à adopção?
O casamento, quanto a mim, pressupõe o direito à adopção. E eu não percebo nada de direito... Mas só assim me parece fazer total sentido.

n) O que te faz continuar com o blogue?
Expia muita coisa em mim - já o fez muito mais, é verdade; permite-me escrever, que é uma coisa que gosto muito de fazer; mantém-se algo são. E assim de repente é isto.

o) O número de visitas ou de comentários influencia o teu blogue?
Não. Mas é verdade que adoro ler os comentários. Sejam eles bons ou menos bons.

p) Na tua blogosfera pessoal e ideal, como seria ela?
Esta pergunta é mesmo à Pipo... Bem, teria que dizer livre, com cada um a dar voz ao que lhe apetecer. Mas gostaria que fosse impossível alguém andar anónimo por aí a escrever coisas...

q) Deviam haver encontros de bloguistas? Caso sim em que moldes e caso não porquê?
Nem sei responder a esta. Pessoalmente, não me vejo a organizar nada, que já sei que é uma carga de trabalhos e eu gosto pouco de stressar... Mas cada um sabe de si. E pode ser que um destes dias vá a um...

r) Sabes brincar contigo mesmo e rir com quem brinca contigo? (Não vale responder com ironias)
Se é coisa que faço a toda a hora é rir-me de mim mesmo. Que é uma coisa muito boa, sim senhor. Se não o fazem, é bom que comecem a fazê-lo! Aliás, não gosto nada que determinadas pessoas não consigam rir-se de si mesmas. E conheço umas quantas.

s) Já agora, qual ou quais os teus principais defeitos?
Hello, eu sou perfeito! Kidding!
Consigo ser muito teimoso. E temo ser muito pouco ambicioso.

t) E em que aspectos te elogiam e/ou achas ter potencialidades e mesmo orgulho nisso?
Nas relações com as outras pessoas e no meu bom humor. E isso deixa-me feliz.

u) Entre uma televisão, um computador e um telemóvel, o que escolherias?
Computador. Porque poderia ver coisas da televisão e até ligar ao pessoal. Isto partindo do princípio que o computador estaria ligado à net... Que, para mim, uma coisa é sinónimo da outra...

v) Elogias ou guardas para ti?
Elogio. Aliás, no Japão eles ficavam todos felizes quando lhes fazia um elogio, que aquela gente guarda tudo para si.
Mas também sou capaz de chamar a atenção de alguém se alguma coisa não está bem... E agradeço que me façam o mesmo.

w) Tens a humildade suficiente para pedir desculpa sem ser indirectamente?
Sim senhor. E só lamento que muita gente em Portugal seja incapaz de o fazer. Sobretudo os que mandam. E digo-o correndo o risco de parecer uma velha na paragem da camioneta a querer meter conversa, mas é verdade.

x) Consideras-te, grosso modo, uma pessoa sensível ou pragmática?
Um pragmático sensível.

y) Perdoas com facilidade?
Sim. Até com demasiada facilidade...

z) Qual o teu maior pesadelo ou o que mais te preocupa?
Eh pá... Sei lá... Assim de repente, quer-se dizer... Ó menino...
Talvez ser incapaz de cuidar de mim. De ser dependente. Isso e que o Pedro Santana Lopes volte à política activa!

Resumindo e concluíndo, é isto. E, Pipo, fiz este post dirigido ao mundo, falando também sobre ti, porque é bom que o mundo saiba o bacano que és. E mais não digo, que já tenho as pontas dos dedos em sangue de tanta resposta que dei, pá!

Sem comentários: