quarta-feira, janeiro 21, 2009

O Japão

Se se lembram, antes do Natal fui a Tokyo e depois reclamei junto da JAL. Aqui fica o email que lhes mandei.

Dear Sirs,

I took the above flight last week and when the staff at the airport called for the passengers to start boarding the plane, they did it only in Japanese.
I believe that it should also be done in English, not only because Oita is an international airport (even if it weren't...), but because there can always be foreigners taking that same flight that might not understand Japanese, as it was my case.

Another thing was when I asked for a newspaper in English, I was told there wasn't any. I wonder why does a Japanese passenger, who payed the same as I did, get a better service than me? I don't understand this.
Still, the flight attendant was kind enough to bring me an English version of your inflight magazine and I really appreciated that.

I hope you will do something about this soon, as I will very likely be flying with you again.

Angelo Meneses

E a resposta que eles me enviaram...

Dear Mr. Meneses,

Thank you for choosing Japan Airlines for your recent trip from Oita to Tokyo.

Also, please accept our sincere apology for any inconveniences you have experienced during your trip stemming from lack of our service in English.

We value every comment from our customers, and your comments have been delivered to the relevant departments for their attention and consideration. We pledge here that we will strive to improve our service to customer satisfaction.

Again, we sincerely apologize for the inconveniences you have experienced. We appreciate your patronage, and sincerely hope that we can continue to be of service to you on your future
travels.

Uma bela resposta, sim senhor, mas vamos ver se haverá alguma diferença quando voltar a voar com eles.

Entretanto, algo fantástico acabou de acontecer! Um tipo dos correios veio aqui, a pedir muitas desculpas. Eu não percebi tudo, porque o nível que eles usam nestas circustâncias é demais para a minha pobre cabecita.
Vai daí, percebi que era uma encomenda da minha Telma, coisa mais linda. Um cd - assim que acabar o Boston Legal vou ouvi-lo!!! - um postal com palavras lindas, como lhe é próprio e um chocolate com um camelo e uma palmeira no embrulho.
O senhor veio, com muitas vénias, pedir muitas desculpas porque o camelo partiu o pescoço e a palmeira descolou-se do embrulho.
Eu fiquei impressionado, claro e disse-lhe que não havia problema nenhum, que não se preocupasse. E ele deu-me uma toalha, como recompensa pela falha deles.

Eu bem sei que me queixo muito do Japão e tal, mas serviços como estes não existem em mais lado nenhum. E terei muitas saudades disto. Como diz a minha mãe, quando voltar vou ter muitos problemas. Ai se vou!

Agora mal posso esperar por ouvir o cd da Deolinda (é uma menina ou um grupo?)!

6 comentários:

Anónimo disse...

Os Deolinda são um grupo,inspirado numa personagem que é a Deolinda…o primeiro teledisco que vi deles tem como fundo a bela paisagem da estação da cp da Damaia!! :)
Sempre a bombar a nossa Amadora!
Beijo grande e óptima semana!
Inês
PS- Adorei o “bichinho” que recebi ontem lá em casa! Gracias!

Sair das Palavras disse...

Não tenhas grandes ilusões quanto à Japanese airlines. Dá-e a sensação de que tudo o que fizeram foi enviar um formuláruio protótipo para quaisquer tipos de queixas... Digo eu... Devias ter colocado a questão da pergunta que nao se chegou a perceber o que era. Mas eles foram politicamente correctos. Só isso.

Todavia, nada como voltares a viajar para veres se eles sempre "atenderam" o teu reparo ou se foi um profora.

Hugs

Ana Maria disse...

o André deu-me o cd dos DEolinda no Natal (claro q já vinha sem o celofane porq entretanto gravou uma cópia p ele). Este meu filho! Pois que ....gostei.
Ai a senhora tua mãe tem tanta razão! ai vais , vais.
Bjs

cris disse...

Como profissional do ramo das reclamações, devo-te dizer para não teres grandes esperanças nesta resposta.
A pessoa que recebu a reclamação fez o trabalho dela, que era dar-te uma resposta, resta saber se o tal departamento responsável vai agir de alguma forma. O que normalmente não acontece.

De qualquer forma, fizes-te muito bem em reclamar...assim o fizesse toda a gente que discorda com alguma coisa.

Melhor sorte nas viajens d avião que fizeres daqui em diante!

Hydrargirum disse...

Isso cmg nao ficava assim...reclamava ate ter recompensa!

Uma vez no UK partiram me um CD que eu ansiava, e que me tinha custava uma pipa...e tanto reclamei que reavi o dinheiro de volta!!!

Pobre camelo!:( Snif

Celeste disse...

De nada! :)