terça-feira, abril 01, 2008

Uma imagem vale mais que mil palavras

A minha Mari mandou-me um belo email com o titulo "Fotos que viraram historia". Como o proprio nome deste post indica, uma imagem vale mais que mil palavras!


Che Guevara.
Eu nao sou nada dado a camaradagens e revolucoes, que o meu tempo de Bloco de Esquerda ja la vai, mas e uma imagem a que ninguem fica indiferente, quer pelo papel que ele teve na historia da America Latina quer pelo facto de, onde quer que vamos, de certeza que ele vai la estar.



Duas fotos dessa guerra que moldou os anos 70, a guerra do Vietname.
Ambas as fotos mostram bem o sofrimento que a guerra traz. Uma menina, Phan Thị Kim Phúc, cujo destino era a morte por causa das queimaduras do napalm, mostra bem o horror que e uma guerra. Porem, sobreviveu; E no caos dessas guerras idiotas que por ai andam, cometem-se sempre excessos. Tirar a vida a alguem nunca devia ser tao facil...



So em 2002 se descobriu que a menina se chama Sharbat Gula.
Estas fotografias correram mundo, e toda a gente as conhece. Durante anos era somente a Menina do Afeganistao, mas descobriu-se-lhe a historia de orfandade, de abandono da sua terra natal, da ignorancia imposta quer pela guerra quer por um regime totalmente cego e idiota.
Durante quase 20 anos ela nao sabia da fama que a sua fotografia (a unica que havia tirado) tinha alcancado.


Eu lembro-me disto. 1989 em Tiananmen Square, uma das maiores pracas do mundo inteiro.
Quem pode ficar indiferente a uma imagem que mostra o anseio por um regime democratico e justo barrado por uma serie de tanques que mostram bem o odio pelo respeito dos cidadaos de um pais?
Infelizmente, a este nivel, a China ainda nao mudou. E nem parece que venha a mudar tao depressa...


A minha mae ligou-me neste dia e sussurou que um aviao havia embatido nas torres. Lembrou-me de ver as primeiras imagens e de um calafrio me percorrer o corpo. Mas quando vi estas pessoas a tentarem escapar de uma morte certa, nem soube o que pensar.
Ninguem merece isto.


Reza a historia que esta foto nao era bem assim... A bandeira seria simplestemente vermelha e o soldado teria dois relogios, fruto de um saque a maneira... Mesmo assim, tornou-se um icone da vitoria dos Aliados sobre o regime de Hitler.


Nao me parece que esta foto seja muito conhecida, mas lembro-me de a ver... Nao me recordo da data, mas lembro-me que esta fotografia foi tirada aquando do enterro de pessoas que pereceram num terramoto no Irao. O miudo segura as calcas do pai que morrera.


Esta e, talvez, a imagem que mais me chocou ate hoje... Uma menina sudanesa a espera da morte. E ela ali atras a espera de a receber.
O fotografo que tirou esta fotografia ficou tao afectado pelo que viu (ali e nao so) que acabou por se suicidar. Ele nunca ajudou a menina da foto...

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o título...
Há algumas imagens que são brutais!
E fica já prometido que te envio um postalito da terra do Sr.que aparece na primeira foto!! :)
Beijocas.
Inês*

Celeste disse...

Credo pá, que depressivo! Como é que sabes isso do fotógrafo. Infelizmente, essa menina já difícilmente poderia ser ajudada, tal seria já o estado dela. Mas, ao menos, que tivesse um final mais digno, do que ali, na terra.

Coisa triste...

:(

Anónimo disse...

Estas fotos são ícones da arte contemporânea, pois captam brilhantemente o seu contexto histórico e social...