terça-feira, abril 08, 2008

Feliz Hanamatsuri

Eu ja tinha lido nesse grande repositario do saber que e a Wikipedia que hoje era dia de Hanamatsuri no Japao. O festival das flores. O que eu nao sabia e que hoje se celebra o aniversario de Buda.
Ia eu comprar bananas e abobora (as primeiras para o meu lanchinho da manha e a segunda para a sopinha mai' logo - nao sou tao irritante, eu!?), e enquanto trocava umas palavras com um aluno meu e sus malos mucachos (traducao optima de bad boys!), vi um padre a dirigir-se a moi meme com um tabuleiro cheio de copos de papel com uma coisa la dentro. Cha, como nao podia deixar de ser. Mas um cha doce e muito bom, sim senhor. O chamado Ama-cha!
Beberiquei-o e depois disso aproximei-me de um pequeno altar que ali estava.



As pessoas fazem uma pequena oferta em dinheiro, banham a estatua de Buda tres vezes com algum do tal cha doce, tocam uma taca de metal grosso e oram. E de certeza que nao e pela absolvicao dos seus pecados, que aqui nao ha nada disso!
E o que tambem nao ha sao feriados religiosos. Nadinha de nada mesmo!


Tambem fiquei a saber que assim que Buda nasceu deu 7 passos. Confesso nao saber se isso tem algum signficado para alem da obvia precocidade do Buda-bebe.

Entretanto perdi o meu cartao para a bela da carreira... Com 3000 ienes la dentro, o que e uma valente chatice. Mas pode ser que Buda me ilumine!

6 comentários:

Xanoxa disse...

Mais um belo episódio sim senhor!!Mas adorei a expressao buda-bebe.. não sei.. soa-me a fofo!

Um beijo e vais ver que o teu passe vai aparecer...

Ana Maria disse...

Bananas e abóbora não é mau , mas tem açucar a mais. Digo eu que agora estou sempre a levar na cabeça. Estou mesmo velha , parece conversa de posto médico. Olha filho come o que te der na real gana.
Bjs gordos
Ana

Maria Manuela disse...

Perdeste ou foste assaltado e não deste por ela '???



Adoro música francesa e gosto muito da que tens a tocar.
beijos

João disse...

olá. olha que comparado com o arctico, o lpaís onde estás não se fica nada a trás. quando aí estive adorei. Pelos vistos continua espectacular. abc

Rosarinho disse...

Este post com o timbre fenomenal do "Tenho dois amores" é qualquer coisa de excepcional, Nunca pensei que um misto de Festa de verão da terrinha com rituais budistas ligasse tão bem!

Anónimo disse...

Realmente os costumes japoneses são fascinantes.
Lamento muito o teu azar. Vais ter que pedir um novo cartão...