sábado, agosto 02, 2008

Adeus, Olá e a loucura do Tanabata

Isto de não ter muito que fazer nos tempos livres, dá nisto. E as lojas japonesas estão recheadinhas de coisas nhicas como estas belas luvas. Era para as ter comprado, mas estavam-me muito apertadas e não vão com o meu tom bronzeado!


A verdade é que, um dia, quando deixar o Japão para trás, vou ter saudades de encontrar coisas loucas em tudo quanto é loja!

Ao final do dia fui até ao Starbucks. Fui ter com a Yuriko antes dela ir para o Canadá de férias (estudar inglês, que ela é assim) e rever o Chamusca, o treinador do clube the futebol cá da terra, uma verdadeira super estrela local! Aliás, graças a ele, o Trinita - assim se chama o clube - está em 5º lugar no Japão! Melhor que o Estrela da Amadora!
Para minha (agradável) surpresa, quem também por ali estava era o Javi e su madrezita, a Margarita!



E a Megumi.




Como vêm, somos todos muito amiguinhos!

E qual o meu espanto quando, sem mais nem menos, oiço a voz dos deuses! Sim, a Tina Turner a cantar! E, desta vez, tinha companhia para cantarolar e fazer figuras tristes!



Não sei se conseguiram perceber a Yuriko a dizer "por favor, pára!". Mas a verdade é que a apanhei também... Embora pensassemos que estavamos a tirar uma foto... Mas assim ainda é melhor!



Não sei se tão depressa nos vão deixar entrar no Starbucks! Mas que foi divertido, lá isso foi!

Claro que, dada a altura do ano, estes momentos são perspassados por momentos de despedida... E cá está mais um vídeo de um desses momentos, depois de um dia de trabalho. O último dia do John...



Mais uma vez, e dada a minha falta de jeito com tecnologias de ponta, saíu um vídeo em vez de uma bela fotografia de grupo. Bem que o guarda lá do sítio onde estavamos achou a coisa esquisita! Mas, enfim, mais um momento para mais tarde recordar!

E para mais tarde recordar é esta bela foto da Elecia com o Sam, o seu gajo, que a veio resgatar das mãos maleavélicas (esta palavra existe?) do Japão!


E que belo okoniyaki comemos!



Depois de três anos, já devia estar habituado, mas é sempre complicado dizer adeus a algumas pessoas. Embora o mundo de hoje seja mais pequeno que o Rossio, nunca sabemos quando vamos poder reencontrar alguém que fez parte da nossa vida quase diariamente. Mas, enfim, uns vão, outros veêm!

Neste dia, a Emily havia chegado a Oita. E cá está ela, no seu primeiro jantar em Oita, a comer carne de cavalo crua. Sim, que não é só peixe que eles comem crú por aqui...



Está uma beca zombie na foto, mas ela diz que gostou. Pessoalmente acho que as pessoas de Lexington não devem bater bem da bola...

E esta foto da Lauren saíu uma maravilha!


E cá está o Lee, outro menino novo. Ao jantar deu-nos a belíssima notícia de que a sua mulher (japonesa e que chega a Oita não tarda) está grávida! É sempre uma notícia boa!


E o que é óptimo nesta foto não é, como possam pensar, a minha cara de def, mas sim o bronze que se nota tão bem! Nem imaginam como me sinto feliz... Mesmo que a pele me esteja agora a cair... Mas ninguém disse que ser belo era fácil...


E foi engraçado só haver dois grupos no restaurante nessa noite. O outro grupo ainda meteu conversa connosco e deram-nos um cupão com 500 ienes de desconto. Ora, a malta gosta sempre dessas coisas, claro está!

No dia seguinte, ao almoço, demos com a Max a almoçar com a Beq. Claro que nos juntámos logo à festa!



E festa é o que mais há por estes dias. A cidade está toda engalanada por causa do festival de Tanabata, que acontece sempre por estes dias.




E até têm um mejiron gigante feito de balões.
Para quem não sabe, este bicharoco é a mascote dos Jogos do Japão que terão lugar aqui em Oita, daqui a algum tempo. Anda tudo louco!




A Lauren andava a queixar-se de que não conseguia ler livros como deve ser. Eu disse-lhe que ela devia deixar de os ler, que toda a gente sabe que isso não faz bem a ninguém... Mas ela quis ir fazer um teste. Chumbou, que vai precisar de óculos!


Experimentou uma catrefada deles, que com aquela cabecita mínima que tem, todos lhe ficavam largos. Todos concordámos que estes eram os melhores para ela, mas ela acabou por levar outros... Não sei porquê...


Este era o último dia de trabalho da Beq que, daqui, vai para o Texas para se casar. Pelos vistos, aliás, vai casar-se em Las Vegas numa capela estilo Star Trek!!!


Digamos que há uma semana que não como em casa, a não ser o pequeno almoço. Mas que hei-de eu fazer se sou um verdadeiro monstro social, diria até, uma verdadeira Lili Caneças de Oita e toda a gente me quer!? Fui dizer um good-bye à minha queria Max que está de partida para terras de Sua Majestade!



E depois fomos à parada do Tanabata! Esta altura é, como disse, sempre interessante. Há montes de gente na rua, tudo muito feliz e contente! E como nunca nada acontece por aqui, é sempre bom...


O que é impressionante neste festival que passa pela rua principal da cidade, não é a criatividade ou espontaneidade, mas sim a combinação de centenas e pessoas a dançar a mesma música da mesma forma!


O que não tira qualquer interesse à coisa, diga-se de passagem!











E o Tanabata este ano teve um convidado muito especial: o Adam! Eu não digo mais nada, mas queiram julgar por vocês mesmos!




Não sei se já tinham reparado nas meias/xanato a la tartaruga ninja!





Ainda antes de voltar para casa, dei com um grupo de pessoal que conheço! Curioso que, nesta foto, só uma é manifestamente diferente!


Estava um calor louco! Uma coisa horrível!!!

Mas esta sexta feira foi um dia expecionalmente longo. Saí de casa pelas 08.20 e só cheguei pelas 23.00. Mesmo assim ainda liguei para casa para falar com a Miquelina, regressada do hospital! Ela só me pergunta quando é que vou lá e quando lhe digo que é só para o ano, diz-me logo que não me vai ver, que por essa altura já morreu! Eu fico azul com isso! E já lhe disse que tem que pensar positivo. Pode morrer à vontade depois de eu a ver!
Ok, Miquelina!? (Se leste isto tudo sem adormecer, é bom sinal!)


Também por estes dias, fui ao dentista mudar a massa de um dente. É que a dita cuja não condizia nada com o dito dente... Mas o que foi fantástico é que nem paguei nada! Confesso que fiquei surpreendido. O que é sempre bom, claro está!
E também tive uma conversinha com a minha chefe e um grande chefe. Não vale a pena entrar em pormenores, mas fiquei satisfeito por podermos ter falado e deixado as nossas divergências para trás. Ela confessou-me, porém, que desde que eu lhe entregara a carta, não havia conseguido dormir...

E esta semana, também, fosse o Norberto vivo e faria 80 anos... Que eu não me esqueço, não senhor.

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu amiguinho é tão social…eheh! Só festarolas! Fazes tu muito bem…
Olha lá, essa festa parece mais uma festa de “dibujos animados” (desculpa…influencia do post em espanhol! Ehehe!), é só bonecada e montes de cores!
Olha que se passa com a tua avó? Espero que ela esteja melhor…uma beijoca de rápidas melhoras a ela!
Ainda bem que melhorou o ambiente aí com a “chefa”! Tu és um doido, até tiraste o sono à senhora!! :)
Beijosssssssss
Inês

Maria Manuela disse...

Ai homem
Tu andas sempre na ramboia...

Que raio de coisa é essa ??? Um festival de danças do mundo ???

Japonesas vestidas para sambar.... es-tra-nho.... eheheheh

beijocas