quinta-feira, maio 01, 2008

Xian ou a leveza do ser

Ha tantas coisas para dizer desde que escrevi aqui a ultima vez, que nem sei por onde comecar e tenho a certeza de que muita coisa ficara por dizer... Uma coisa e certa, a minha constipacao ja la vai. Nao sei se e dos fumos toxicos que matam o bichedo todo se do que e, mas a verdade e que ja la vai ha alguns dias!

La nos metemos no comboio, numa estacao enorme, cheia de gente e onde tivemos que meter as nossas coisinhas numa maquina de rx. Compramos umas coisas minimas para a viagem - afinal iam ser 14 horas - e la fomos para o comboio. Muita escada tivemos nos que subir e descer naquela estacao, o que nao da jeito nenhum com as malas e mais nao sei que. Sim, que eu nao viajo com uma mochila tamanho gigante! Era o que me faltava!

Havia quatro camas no nosso quarto e, quando la chegamos, ja o nosso companheiro indigena la estava. Muito simpatico e sugadito, como convem.

Por esta altura, confesso, ja nao estava receoso. Afinal, o comboio tinha um optimo aspecto e parecia confortavel.
A Elecia, cansada, ficou no quarto a comer umas bolachinhas com o panda na caixa e eu fui ter com o Scott ao restaurante, que ja estava na hora. O Scott estava la com tres raparigas que tinhamos conhecido na nossa pousada. Todas elas dos Estados Unidos e todas elas a morar em Fukuoka a fazer o mesmo que nos! O mundo e muito pequeno, sem duvida!

Entretanto regressei a base, que estava cansado. Ate que nem dormi mal, mas acordava as vezes. O comboio ia bem depressa, mas nao balancava muito nem nada. Fiquei mesmo agradavelmente surpreendido!

De manha, ja com o sol la fora, e ainda a alguma distancia de Xi'an, acordamos e ouvimos a nossa musica. Sim, que na noite anterior ja a tinhamos ouvido e logo de manha la estava a senhora a cantar para a gente.

Deviam ter um so cd ou assim, porque as musicas nao variavam muito...

Uma coisa em que reparamos e que o comboio estava cheio de policia. Em todo o lado. Falamos ainda um bom bocado com um deles, muito simpatico e um ingles nada mau. E policia agora e diz que nao gosta com um simples "nao" a pergunta "gostas de ser policia?". Coisa impensavel no Japao, onde as respostas nunca sao sim ou nao. Em Julho vai fazer um exame e tornar-se advogado.
Seja como for, nao sabemos bem porque que o comboio tinha tantos policias. A minha teoria e a de que, indo o comboio para Lhasa, no Tibete, eles nao querem confusoes nem bandeirolas a lembra-los da ocupacao forcada do Tibete. Mas esta e so a minha teoria. Na verdade, o Lonely Planet alerta para alguns perigos, pelo que, com a chegada dos Olimpicos, se calhar estao a tentar que a coisa nao corra mal. Nao sei.

Chegamos a Xi'an e notamos logo que o ar era mais limpo ali. Afinal sao "so" 3 milhoes de pessoas por ali, contra os mais de 18 em Shanghai!

Um tipo da nossa pousada estava a nossa espera - e bem que esperou que o nosso comboio chegou uns 45 minutos atrasado - e la fomos para a dita cuja. Bem no centro da cidade. O que e sempre bom, mas neste caso foi uma beca complicado porque estao a contruir o metro ali mesmo em frente. E como estao em contra-relogio, segundo o que me constou, trabalham 24 horas por dia... O que me deu a pior noite de sono em muito tempo... O barulho era tanto... Enfim... Ja passou!

Mas ainda nesse mesmo dia em que la chegamos, tinhamos que ir ver coisas. A cidade. E pusemo-nos bonitos, que um banho depois de uma viagem de 14 horas sem um duche pode fazer maravilhas!

O Scott apanhou a Elecia a por-se bela e tambem quis experimentar. Para mim isto e pura tortura! Ate se me estremece a espinha!

Trocamos algum dinheirito, que os nossos devaneios em Shanghai tinham deixado as financas curtas. E a Elecia comeu um pedaco de ananas. Ali mesmo. Por todo o lado havia gente a vender fruta fresca, desde ananas a melancia.

Mesmo em frente a nossa pousada la esta a Bell Tower, ou a Torre do Sino. Pensem la porque e que tem este nome...

No edificio no centro da coisa ha uma pequena exposicao de artefactos. E este, se nao me engano, e o meu signo do zoodiaco chines, o Cavalo. Claro que nao vou estar aqui a fazer comparacoes promiscuas entre mim e o animal... Mas que e um belo animal, la isso e!

Aguardamos um pouco e fomos presenteados com um belo espectaculo de musica chinesa!

Um belo momento cultural, com toda a certeza, bem no centro de Xi'an!

E ca esta a resposta a minha pergunta... E por causa deste sino que a torre se chama a Torre do Sino. Viram como ja aprenderam qualquer coisinha!?

Depois de vermos a Torre do Sino e o seu espectaculo bem bonito, estava chegada a altura de irmos ate a Torre do Tambor. Desta vez, nem vou perguntar nada, que as imagens dizem tudo...

Ali mesmo ao lado fica o bairro muculmano, que e uma zona cheia de lojas e restaurantes. Muito interessante sem duvida. Cheia de gente, cheiros e muitas vozes bem altas!

Foi por aqui que fizemos umas comprinhas e jantamos.

Ja com a noite no ceu, queriamos ir andar de bicicleta na muralha da cidade. Comecamos a andar em direccao ao Portao Sul... Ou assim pensamos nos, que acabamos no Oeste, depois de nos fartarmos de andar... Mas ainda demos com um pequeno concerto em plena rua que valeu bem a pena!

Nao houve bina para ninguem, mas houve um belo pedaco de China real para nos vermos...

Dali, metemo-nos num pequeno triciclo com um senhor a conduzir, para nos levar ate ao centro da cidade, para onde queriamos ir. A Elecia e eu so temiamos pela nossa propria vida. O Scott estava todo descontraido.

Eles foram sair - para mais uma daqueles noites - e eu fui dormir. Ou pelo menos tentar, como vos disse antes... Maldito metro!