sexta-feira, maio 09, 2008

Vamos la ver se e desta que consigo contar o final da historia!

Estranho que tenha sobrevivido a China e agora que ja estou no Japao e que a minha barriga anda as voltas!

Anyway, ainda no nosso penultimo dia na China, liguei a mama. Era o dia da mae. Na verdade, isso e irrelevante. A minha mae merece que todos os dias sejam o seu dia. Nem mais!
Tambem la estava a Miquelina e tambem falei com ela. Ou melhor, gritei, que ela nao ouve nada. Esta velha.
Liguei tambem ao meu pai, que nao estava em casa.
Ninguem queria acreditar que eu tinha andado tanto la em cima da bendita Muralha. A bem dizer, eu mesmo ainda nao sei o que e que se apossou de mim!
Mas a verdade e que continuo maravilhado com estas novas tecnologias. Com um computador no meu colo e umas ondas no ar, pude falar com toda a gente. Sem dificuldade. Rapidamente e super barato. Pareco um anuncio do Sapo...
E outra coisa que me deixou maravilhado e que descobri uma nova funcionalidade para o meu belissimo iPod touch... Tambem serve de espelho. Ora, eu, turista pipi que sou, nao posso andar na rua sem mais nem menos, nao e verdade? Da um jeito do caracas.

Ora bem, no nosso ultimo dia em terras chinesas, tinhamos planos para ver tudo aquilo que nao tinhamos visto. Mas sendo Beijing uma coisa sem fim, tivemos que puxar das nossas cabecitas pensantes e ver os sitios onde queriamos mesmo ir. E la fomos.
A coisa boa e que, por esta altura, ja eramos assim (fazer movimento com os dois indicadores juntos um ao outro e movimenta-los para tras e para a frente) com uma serie de pessoal la da pousada. E eu estava tao feliz, porque adoro conhecer gente como deve ser. E normalmente sinto-me enojado quando conheco gente ranhosa porca, como acabaria por acontecer. Ou mais ou menos.

A nossa primeira paragem foi o Palacio de Verao. Enorme, com um lago que nunca mais acaba la no meio e pavilhoezinhos e mais laguinhos e coisas vermelhas e azuis e verdes. Mas nada que se compare a minha mansao na Sardenha (que Ibiza is so last year!)!
E muita arvore, que se a China e poluida e pelo excesso de carros e fabricas e nao pela falta de arvores.
Dei uma de guia turistico e organizei o pessoal todo e la fomos a nossa vidinha.



Um sitio optimo, como convem sempre.

Ouvia-se musica por ali. Nada daquelas coisas sem nexo da Muralha, mas sim o que se espera num sitio tao bonito como aquele... Ali mesmo, ao vivo:




Alias, sao estes pequenos pedacos de maravilha que nos fazem lembrar destes sitios e viagens para todo o sempre, eu acho.








Andamos, que aquilo e grande, e dei com o que e provavelmente a unica colina naquela cidade. Olhei para o topo da coisa e hesitei. Mas hesitei mesmo, que ate me sentei num banco por ali. Mas depois de ver que o pessoal que ja tinha subido nao ia descer, la fui ter com eles. Tanto degrau, tanto corrimao, tanta altura!




Mas ainda bem que fui, que o que me esperava la no topo era soberbo. O meu primo, o imperador que mandou construir a coisa, deve ter tirado um curso de decoracao e collage no CEAC ou assim...















Estava um dia lindissimo, como da para ver pelas fotos.


Andamos que nos fartamos, para nao variar, mas estava na hora de nos despedirmos do palacio. E apanhamos um barco para irmos ate ao outro lado do lago ver as vistas e sairmos dali.



E ao lado da Elecia estava uma bebe muito entretida a brincar com a sua propria lingua. Bebes!


E era desta ilha, no meio do lago, que a imperadora Cixi passava revista a marinha. Curioso ter uma marinha inteira num lago, digo eu...


E a ponte dos 17 arcos, toda em marmore, como convem em qualquer palacio de verao.


Por esta altura, os meus companheiros Elecia, Scott e Sean ja andavam com a terceira ou quarta cerveja na mao... E nos nem almocamos que nao tivemos tempo! Vida de turista e dificil!







A caminho da saida - e mal sabiamos o que nos esperava - fomos a mijadeira. Eu, na verdade, tinha outros afazeres. E la tinham uma sanita como deve ser. Mas nao havia papel higienico! E eu que estava a precisar tanto. A Mae Natureza nao perdoa nestas alturas...
Mas eu, portugues desenrascado, volto atras e vejo um rolo daqueles enormes a porta da casa de banho e toca de tirar montes de papel para limpar o meu real rabinho. Mas e sempre um stress esta situacao: entao e se o papel se me acaba a meio da coisa!?

Estas duvidas martirizam-me!

Assim que saimos fomos logo rodeados por vendedores e antes disso por taxistas dubios, sem taximetro. E por estas e por outras, e por muitas estradas e metros que Beijing possa construir, que eu acho que a cidade nao esta preparada para os Jogos Olimpicos. E ja vao perceber melhor porque.
Uma tipa andava a vender t-shirts dos Jogos. A Elecia mostrou-se interessada e pagou com 100 yuan. Nao sei o que a tipa fez mesmo a nossa frente, mas disse logo que nao podia aceitar a nota que estava rasgada, mas depois de a ter aceite com a suas proprias maos. A Elecia disse que nao tinha mais dinheiro e eu, bom samaritano que sou, disse para a tipa me dar a nota que eu lhe dava outra. E ela tornou a fazer o mesmo com a nota que lhe dei. Eu ja me estava a passar e disse-lhe logo que era a ultima que lhe passava para as maos.
Saimos dali e metemo-nos num taxi para o nosso proximo destino... E o nosso pseudo taxista, sem taximetro, disse nao sei o que em chines em relacao as notas... Ficamos a pensar que ele nos estava a avisar para termos cuidado com dinheiro falso.



Fomos ver o fabuloso estadio olimpico de Beijing, o famoso Birds Nest. Ainda em construcao, mas uma maravilha para os sentidos. Nao se pode ficar indiferente!




Aquilo fica mesmo em frente a uma auto-estrada... Que, como toda a gente sabe, nao e o sitio mais apropriado para os peoes. Ou talvez ate seja... Na China...


Tentamos ir ver as piscinas, mas estavam para la do sol posto, pelo que desistimos e tinhamos outros afazeres.
Metemo-nos noutro taxi em direccao ao restaurante onde ja tinhamos ido comer o fantastico Pato a Pequim. Afinal, se la estavamos e tinhamos gostado tanto, porque nao regressar!?

E o nosso taxista era tao polivalente que ate consegue ler e conduzir ao mesmo tempo. Em plena hora de ponta.
Na verdade, ele era um bacano que estava a tentar dizer-nos coisas em ingles com aquele livrinho magico, que nao o vermelho do Mao, mas sim uma especie de guia para os Olimpicos. Pelos vistos, os taxistas so poderao conduzir durante os Jogos se passarem um teste de ingles. Os nossos todos vao chumbar, com toda a certeza. Mas este merecia uns pontos extra!




Ja algo tomada pelo alcool e so porque sim, ca ficam dois videos da Elecia a tentar dizer o meu nome todo... E de partir o coco!





Ate o nosso taxista se ria. E eu estou a rir-me ate agora!!!

La chegamos ao nosso adorado restaurante. Mesmo a horas para encontrar algum pessoal com quem tinhamos combinado jantar. Sim, que estamos em Beijing, mas somos uns simples e temos coisas. Mas o transito... UI! E a Elecia que so queria ir fazer um xixi...

Desta vez, estavamos numa sala super bonita, com mesas grandes. Tudo em tons dourados e amarelos, a cor imperial. E eu que sempre achei que o amarelo me fica a matar...not!

O Sean e o Scott la estavam. Um canadiano e outro americano.


O casal Rabensteiner. Das pessoas mais queridas que tive oportunidade de conhecer nesta viagem. De Bolzano, no Tirol italiano, la em cima da bota, ja perto do joelho.
Ja os tinha fotografado a chegada da zip line, no final da Muralha. E eles bem que disseram que iam ver como e que eu fazia a coisa primeiro e depois decidiriam! E tambem se aventuraram!


O gordo e o Eric, o nosso companheiro de quarto nos ultimos dias em Beijing. Nascido em Taiwan, a morar em Vancouver desde os 9, a um passo de se mudar para New York.


E ca ficam as etapas do corte do pato. E eu que nem sabia que havia tres estilos de corte que podemos escolher. Voces sabiam?






E tambem houve instrucoes sobre como meter o pato na panqueca. Isto soa mal, nao soa?! Mas o que importa e que e DELICIOSO!



Estavamos cheios de pressa. Uns tinham os acrobatas, outros a opera de Beijing a seguir. Tivemos que pedir a conta e sair dali a passo de corrida. Pagamos e la fomos nos. O Sean e o Scott foram mudar a agua as azeitonas. E nos a espera, la em baixo, com o tipo da pousada a nossa espera, que nos tinha ido buscar. E eles nada.
La chegaram ate nos com uma historia assustadora: o Scott, a saida da casa de banho, foi abordado e ate agarrado pela seguranca com uma das notas que a outra ranhosa porca me havia dado. Atiraram o dinheiro para o chao e diziam que queriam dinheiro verdadeiro! O Scott deu-lhes o que eles queriam e la veio a correr por ali abaixo!
Pois e, amigos, a vaca das t-shirts conseguira, de alguma forma, ludibriar-nos! Mesmo debaixo dos nossos narizes (o meu e grande, pelo que nao vejo bem)! Acham norma!?
Um total de 18 Euros. Mas esse nao e o problema, felizmente. Mas o facto de ela nos ter enganado e que nos deixou furiosos. O Scott - paz de alma aparente - estava furibundo. So dizia que queria la ir e dar uns murros na tola da tipa e cortar-lhe as pernas. Eu queria ir a policia, mas toda a gente dizia que nao valia a pena, que nada poderiam fazer. Eu continuo na minha, ter ido a policia teria sido o melhor!

Como nao vale a pena chorar por sobre o leite derramado, la fomos a correr - mesmo a correr - para irmos ver a opera. Eu queria mesmo ir. Obviamente que a nossa predisposicao, por esta altura, nao era a melhor. Mas ver a opera ajudou-nos a acalmar!

E ca ficam uns momentos da dita opera. Felizmente tinham uns ecrans com o texto em mandarim e ingles. So not like Japan!




Como vem, a opera de Beijing nao e so canto e fatiotas janotas. E danca, e acrobacia, e silencio. Eu adorei!



Embora nao tenha percebido o incio da coisa - talvez por termos entrado ja a coisa tinha comecado, maldita vaca - a historia versava sobre o amor proibido entre uma ninfa e um comum mortal. Claro que o panteao nao gostou disso e lutou contra o desejo da ninfa. Mas ela, macaca velha, ripostou. E o amor ganhou. Ganha sempre. Ou quase.












Mas a noite estava longe de terminada! Era a nossa ultima noite por ali e tinhamos que aproveitar. Eu, para variar, estava reticente... Mas Beijing e sempre a bombar! Mesmo tendo que acordar as 4.30 na manha (ou noite?) seguinte...

Ainda na pousada falamos com o tipo de la, um g'anda bacano. Ele disse logo que aquilo nao era verdadeiro, embora ate parecesse. E que tinham uns pequenos rasgoes, o que as denunciava logo! Soubessemos nos disso antes e nada disto teria acontecido! Mas ca estamos nos com as ditas cujas!
E sabem o que fez o tipo da pousada!? Ofereceu ao pessoal 10 cervejas! De graca, so porque sim, porque nao queria que nos sentissemos mal!
Ok, eu nao bebo cerveja, mas nao pude ficar indiferente ao gesto!


Depois fomos ate um lago rodeado de bares e lojas, bem perto dali. Momentos agradaveis, claro. Dormimos pouco mais de 3 horas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Fiquei abismaravilhado com o relato, os vídeos e as fotos... LOL
Viveste uma aventura inesquecível num dos paises mais fantásticos da Ásia. Estou mesmo roído!... LOl