quarta-feira, fevereiro 20, 2008

ATENCAO

Este post e dedicado a todos aqueles que pensam que a minha vida e so ramboia e coboiada!

Ontem, terca feira, ou kayobi como se diz por estes lados, houve uma demonstracao numa das minhas escolas, Kaku.
Se ha coisa que admiro no sistema escolar japones e a existencia de aulas de demonstracao. Nunca ouvi falar de tal coisa em Portugal, nem tao pouco em terras do Ikea, e parece-me que em terras lusas isso seria impossivel, que a sala de aula e feudo do professor (nao se sintam ofendidos, amigos, mas e verdade).
Passemos a frente... Mas entao do que se trata: e uma aula, normal, onde ha varios convidados a assistir. Podem ser pais ou professores ou o Pai Natal, nao importa. Desde que traga o coelhinho, esta tudo bem. E eu ja fiz varias destas. Mas desta vez foi muito especial... Porque, aquando do inicio da aula, estavam para ai umas 100 pessoas a ver-nos! Eu sabia que vinham muitas, mas conseguem imaginar 100 professores dentro de uma sala, mais os alunos e mais o gordalhufo do Angelo!?
E porque tanta gente? E porque em Kaku? Why me!?
Para responder a ultima pergunta, nao me importo nada que eu adoro ter convidados e falo com eles e e sempre bom ter feedback (conquanto os presentes consigam ultrapassar as vergonhas do costume). Em Kaku porque e uma escola que tem um sistema ligeiramente diferente, como uma professora do junior high a dar aulas aos miudos da primaria. E tanta gente por causa do que acabei de dizer. Toda a gente quer ver...
Mas nao me vou alongar mais, que ja chega.

A aula foi a tarde, depois do almoco. O menu era uma sopinha com mochi (uns bolinhos de papa de arroz)...


Enquanto eu ia dar uma aula da primaria, o John, esse porreiraco australiano, ia dar uma aula ao 8 ano...


Moi meme e duas profs la do sitio. A da esquerda, Otsuka sensei e a da direita, aquela com quem trabalho quase todos os dias e e uma bacana, Iwasaki sensei!


E isto foi logo antes do inicio da aula...
Reparem na minha fardamenta que, modestia a parte, ate estava muito pipi... Claro que a intencao de certas pessoas la do burgo era eu usar gravata e nao usar o meu casaquito maravilha do Gachapim.
Entendi que o Gachapim seria, de facto, um pouco demais, mas um belo roxo para dar cor a coisa nao ia ficar mal. E gravata, como diria a outra, "jame, salome"! Ok, ja sei que me vao acusar de nao respeitar a conduta niponica, mas o meu papel aqui tambem e o de trazer um pouco da cultura estrangeira para aqui... Dar um ar mais leve a coisa... E eu nao gosto de ser uma pessoa um dia e de ser outra no dia a seguir! Na, na!


A aula la foi andando... E nem correu nada mal...



Claro que ja tinhamos feito uma aula igualzinha e, naquela manha, tinhamos treinado mais umas quantas coisas (nestas terras e assim: praticar, praticar, praticar!). O objectivo da coisa era ir as compras em ingles! E ate tinhamos dinheiro e tudo! E ir as compras e comigo mesmo!



Mas depois tambem tive uma loja! Ate um carro vendi. Por 20 dolares, o preco maximo!


Faltavam 10 minutos para a aula terminar e, com tanto treino, os miudos sabiam exactamente tudo o que fazer, pelo que terminamos demasiado cedo. Mas esta cabecita nao para e metemo-nos a rever as letras, do N ao S!


E la acabamos a coisa, com uma reuniao, claro esta. O Japao adora reunioes (ate a Iwasaki sensei o diz!). O John e eu fomos convidados a dar a nossa opiniao sobre as aulas e tal (eu referi o problema de comunicacao que muitas vezes existe nas escolas e de como em Kaku eles sabem exactamente o que estao a fazer e toda a gente contribui para isso e o John referiu o profissionalismo em Kaku que nem sempre encontramos noutros sitios). Chegado o momento de colocar questoes toda a gente se fechou em copas. So um senhor la perguntou ao John como era a organizacao das aulas no junior high...

E assim foi, correu tudo bem e eu gosto muito do meu colete (ou la como se diz)!

10 comentários:

Hydrargirum disse...

ADOREI o ensemble envergado!:)

Muito na moda...!!!!

:D

Anónimo disse...

Sim Senhor...todo fashion no seu dia de trabalho!! Gostei imenso das fotos, especialmente aquela em que mostras a tua "sopinha com mochi"... eheh!!
Inês*

Celeste disse...

Hu... continua a cheirar-me a ramboiada!

*** :)

disse...

Tou a ver que continua na boa vida, ate durante o horario escolar vai ás compras....hehehehe
E pelos vistos aderiu á moda japonesa... gostei muito.

Ze Kali

Anita disse...

hmmm...isso parece-me ser só boa vida ehehehehe:)))))

mas as fotos estão muy giras :))

beijinho e bom fds:)

ps: continuo À espera do meu sushi:)

Mari disse...

Oh kikinho estou tão orgulhosa de ti! Para quem não queria de inicio ser Prof, estás-me a sair melhor que a encomenda, sim senhor!!...E adorei o teu colete!Adorei ele! Estás tão moderno, mas ao mesmo tempo dá-te um ar de gajo responsável...lol..não admira que os japonocas não te queiram mandar embora... ;))
Beijos mil da tua
Maka

Miguel F. Carvalho disse...

também me continua a parecer coboiada e ramboia... :-)

mulher a dias disse...

Ai que o menino deve ser tão inteligente, a falar tantas línguas estrangeiras e então japonês e tudo que deve ser a língua mais difícil do mundo!
E tem ar de bom menino, não é como o salafrário do meu Jaquim, que desgosto. E olhe, o menino não queira ver o filme dele que eu já descobri que é uma badalhoquice! Bom fim de semana, menino.

Camarada Choco disse...

Divulgação

Um Blog ,dois livros!

www.camaradachoco.blogspot.com

“Camarada Choco”

e

“Camarada Choco 2”
António Miguel Brochado de Miranda
Papiro Editora

Papelaria “Bulhosa” Oeiras Parque, Papelarias “Bulhosa”, FNAC ou www.livrosnet.com

Tema: Haverá uma fronteira entre os Aparafusados e os Desaparafusados?" Outra maneira de falar sobre o Ensino Especial.

Filmes de Apresentação no “Youtube” em “Camarada Choco”

Maria Manuela (M&M) disse...

Oh meu querido eu confesso que tenho de vir aqui com calma para perceber com rigor que diabo andas tu a fazer no Japão... lol

Até um enorme beijo..