domingo, janeiro 06, 2008

Tailandia - O lado espitirual de Bangkok

A menina Danielle nunca mais se descose com as fotografias que tem na maquina dela, vai dai nao posso esperar mais, que tenho um publico que quer historias tailandesas. "Obrigado. Obrigado. Arigato. Merci bien. Palminhas!"

O nosso segundo dia na Tailandia foi passado em Bangkok. Levantamo-nos cedinho e la fomos nos descobrir as maravilhas da cidade.
Uma coisa em que reparamos logo, foi o facto de haver fotografias do rei - e nao me refiro ao Roberto Carlos - em tudo quanto e lado. No aeroporto, nas ruas, nas lojas... Em 2007 comemorou-se o seu 80 aniversario e as pessoas vem-no como quase divinal. Eu mesmo vi uma senhora, a caminho do barco, a parar em frente a uma fotografia de Bhumibol Adulyadej, juntar as suas maos e iniciar uma breve prece. Quer-se dizer, isto nao se ve em qualquer lado.
Nao sei se o facto de ser proibido falar mal do rei ou da monarquia tailandesa tem alguma coisa a ver com isto, mas a verdade e que toda a gente adora o senhor...


Uma coisa que Bangkok tambem tem e o metro!


E caes. E gatos. E mais nao sei que.


Neste dia, por acaso, era dia de eleicoes. Na verdade ate estava um pouco preocupado, nao fosse a coisa dar para o torto, dada a instabilidade que tem assolado a Tailandia. Mas correu tudo bem e o barco que iamos apanhar ate era mais barato para facilitar o movimento das pessoas!


O nosso barquito nao era assim pipi como o que apareceu aqui antes, mas nao era nada mau. E nos sempre tivemos cuidado para nao tocar na agua do rio. Haviamos lido umas quantas vezes para nao tocar na agua do rio em Bangkok! Podem imaginar porque, nao e?



E ainda trocamos umas palavritas com uma senhora californiana (not from sunny LA), que aperece na foto logo ao lado da Danielle.

E, mesmo do barco, podiamos ver monumentos em todo o lado.



Mas o nosso destino era o Palacio Real. Na verdade, nao se pode visitar o palacio em si, mas em toda a volta ha templos e isso vale bem a pena, acreditem.

Outra coisa que haviamos lido era o facto de haver pessoas que nos tentam enganar dizendo que o monumento X esta fechado e que ir ao monumento Y e melhor e tal. Claro que nos levam la e a lojas e mais nao sei que e ganham dinheiro.
E bem que tentaram fazer isso dizendo que o palacio estava fechado...



Mentira! Nao estava nada fechado e bem que valeu a pena!



E ha regras para entrar no templo budista ao lado do palacio: nada de ombros a mostra ou saias muito curtas. E bem que havia disto ao molhos, dado o calor... Mas nos tinhamo-nos precavido. Mas para os menos atentos, ha um centro que empresta saias, calcas e xailes, logo a entrada.


Le entramos no templo propriamente dito e, para onde quer que olhassemos, so viamos ouro e coisas a cintilar! Foi interessante ver como a Tailandia e o Japao partilham a mesma religiao, mas os templos sao tao diferentes!









E neste templo que se pode ver o maior Buda deitado do mundo. E acreditem que e bem grande.
Mas sendo um complecxo, ha varias coisas para ver. E podemos refrescar-nos duma forma muito original: com uma flor e agua fresquinha!



E soube muito bem, porque, mais uma vez, estava um forno!






Como devem imaginar, ha muitas coisas sobre as quais nao poderei falar, como a presenca destes deuses com cara de ave que por la havia...


Como podem ver, o dourado esta em tudo quanto e lado!


E tambem havia umas pinturas bem interessantes!


E o que tambem por la havia era uma coisa que nos deixou absolutamente maravilhados e, diria ate, a beira de um valente orgasmo sensorial: uma senhora estava a vender toalhinhas frescas, que tirava de dentro de uma geladeira, e, ainda por cima, cheiravam a orquideas!
Podem imaginar a nossa alegria!



A Danielle bem que me tinha dito que havia muito pessoal de ferias na Tailandia. E nos bem que demos com dois deles: o Russel e o Kevin (e um amigo do Kevin).
O mundo e mesmo muito pequeno!






Outra grande invencao tailandesa e o belo do gelado, que nao se encontra em mais lado nenhum do mundo! E que bem que soube!


E ca esta ele: O tal Buda deitado. E, deixem-me que vos diga, e mesmo impressionante!





E dizia o meu avo que eu tenho os pes grandes... Pois, pois!


Outro local interessante, e do qual nao ha fotos, estava mesmo defronte do Buda deitado. Era um pequeno templo onde se podia comprar pequenas folhas de ouro e coloca-las num pequeno Buda. Manifestacao religiosa interessante, digo eu...




Neste complexo de templos ha uma escola de massagens e nos bem que tentamos la ir. Mas tinhamos comprado o bilhete errado e, a essa hora, ja nos apetecia era bazar dali. Nao quero com isto dizer que estivessmos fartos, muito pelo contrario, porque o sitio era por demais interessante, mas o resto de Bangkok estava a nossa espera!

Dali metemo-nos num tuk-tuk (nao sei antes acertar o preco da viagem) para irmos as compras, que e isso que a gente gosta.
Um tuk-tuk nada mais e do que uma especie de taxi... Mas na verdade e uma mota com dois acentos acoplados. Enfim, uma coisa tipica e que a gente tinha que experimentar! Pergunto-me, porem, se nao teremos ficado com a moca dos fumos dos autocarros e afins!


E la chegamos a Kao San Road, uma rua cheia de lojas e coisas kikinhas que so apetece comprar. E, amigos, ja nao me acanho de regatear como deve ser. Ja la vao os tempos da Tunisia quando pedia as meninas para regatearem por mim!


A Danielle foi comer ao Burger King - eu ate a entendo - enquanto eu fui experimentar a cozinha local, com carne e arroz e alho e mais nao sei que. Nada mal, convem dizer. Mas tive que mandar um copo para traz porque estava sujo... E acabei por beber a minha agua de uma caneca de cerveja!

E a Danielle fez uma tatuagem com hena, que e uma coisa muito bonitinha!
Interessante foi ver, mesmo ali ao lado, milhares de formigas a transportar uma barata ou coisa parecida para a sua alegre casinha!


Como seria de esperar, fomos as compras. E que maravilha. E comprei uns oculos novos, uma vez que os outros fizeram o favor de desaparecer...
De notar, porem, na cor do taxi em que nos metemos: cor de rosa! Muito espantados ficamos quando demos com mais esta maravilha tailandesa!


A noite fomos ate a um centro comercial (creio que se chamava Central Plaza) e, como podem ver, o Natal tambem chega aos tropicos. Decerto, a quadra natalicia mais quente da minha vida!


Como andavamos sempre a caca de massagens, demos com uma loja de massagens dentro do dito centro. E o dono era japones! Ora que coincidencia! Dois deditos de conversa, isto depois de uma massagem optima aos nossos pernis, que estavam, todos derreadinhos! Coitadinha da senhora que assim que olhou para a sola dos meus pes ia tendo uma sincope... Digamos que Bangkok nao e a cidade mais limpa do mundo e eu estava de chineloca no dedo!

E assim foi. Ja nem me lembro o que comemos para o jantar, mas nao deve ter sido mau! E bom-bons eram os cachorros quentes da 7 11! UI!

2 comentários:

Rosarinho disse...

Adorei Adorei Adorei
Ahh e já agora acho que esses oculos também foram uma melhoria !!! :)

Celeste disse...

Belas fotos! Ai que tenho que enriquecer depressa, senão... :D

beiji**