Continuo a seguir as notícias. Parece que a intensidade do terramoto foi upgraded e terá sido de 9.0. E, aliás, o terramoto sempre esteve na escala japonesa de 7. E 7 é a intensidade máxima possível em tal escala...
O número de mortos irá certamente disparar. Só na prefeitura de Miyagi há mais de 10000 pessoas que desaparaceram ou não estão sem contacto.
Os problemas nas centrais nucleares de Fukushima continuam e não se sabe bem o que acontecerá a seguir. Já ouvi um perito nuclear a falar, dando conta de que os reactores não estavam a funcionar pelo que o risco de um desastre catastrófico será menor.
Seja como for, há registo de pessoas já contaminadas com radioactividade a quem já foram dados comprimidos de iodo para minimizar o impacto.
A força do terramoto foi tal que parece ter movido por cerca de 2 metros a principal ilha japonesa. E isto mostra bem o que aconteceu.
Como disse, vão sempre havendo mais e mais notícias. Chegar às zonas sinistradas é ainda um problema e os pormenores vão chegando a pouco e pouco.
Sem comentários:
Enviar um comentário