terça-feira, junho 24, 2008

Sumo é bom

Como todos os anos, hoje foi dia da competição de sumo para os míudos dos 7º, 8º e 9º anos da cidade de Oita . À pala dos dias de férias que ainda tenho, tirei o dia e lá fui eu.
E qual a minha surpresa quando encontro três dos meus alunos de Ueno lá! Eu não fazia a mínima ideia de que eles praticavam sumo! Aliás este é o primeiro ano em que o fazem!
Quem também estava por lá era um ex aluno meu que já está a terminar a escola secundária, o director de Ueno e um professor com quem trabalhei no meu primeiro ano! E ainda encontrei um dos grandes-chefes-sentados lá da Câmara e troquei umas palavritas com o árbitro mor, aquele senhor vestido à Roberto Carlos!

















Houve movimentos para todos os gostos, rápidos, violentos, fáceis, rodopiantes e tudo mais. E o que é fantástico, e pode não parecer, é que o tamanho não importa muito. Este é muito mais que um desporto de estratégica do que se possa pensar!

Como tudo no Japão, este desporto está envolto em cerimónias. Reparem nas vénias, na consagração do vencedor, em tudo.



Um dos meus alunos está neste vídeo. É o rapaz do lado oeste, ou seja, à esquerda. É que o ringue de sumo tem sempre dois lados de onde o combate se inicia: o lado oeste e o lado este.



E outro dos meus meninos, também no lado oeste.





E ainda outro dos meus alunos...





E a coisa foi-se jogando até se chegar ao último encontro. Um dos meus alunos chegou lá!



E acabou em segundo lugar. É que ganhar ao outro tipo é virtualmente impossível. Aparentemente é o único com treino formal numa escola de sumo! Mas participar pela primeira vez e acabar no top é fruta! É o tipo á direita nesta foto dos meus alunos-lutadores de sumo!

3 comentários:

João disse...

Interessante...E em que idade é que começam a ter de engordar para ficar com aquele corpo?

vermelhinha disse...

Essa última fotografia não condiz nada com a ideia que tenho de lutadores de sumo, mas acho que têm de começar por algum lado!
De vez em quando vejo sumo, na Eurosport. Acho que é interessante! Todo o ritual envolvente, as indumentárias, os penteados... E se há primeira vista, podem parecer apenas homens enormes a empurrarem-se mutuamente, um olhar mais atento mostra de facto o que referiste, há muito mais táctica e estratégia envolvida. Tenho pena de não perceber melhor, o escalonamento dos diversos níveis... Mas acho que isso será facilmente resolvido com uma pesquisa aqui pela net! :)

Anónimo disse...

Estes lutadores de Sumo estão subnutridos... LOL