sábado, março 03, 2007

Os meus meninos foram-se embora

Ontem foi o dia da cerimonia de entrega de diplomas aos alunos do 9o ano. Ok... Em Portugal nao temos nada do genero, mas aqui ha cerimonias para tudo. A partida, nao parece coisa boa (formalidade, gravata, ginasio gelado, etc...), mas e uma ideia errada! Porque, mais uma vez, tive um daqueles momentos em que estive no ceu. Tudo por causa dos meus alunos.
Como professor, gosto de todos os meus alunos. Todos, ate aqueles que estao sempre na conversa ou aqueles que nao querem saber de ingles para nada! Mas ha sempre quem seja especial. E foi o caso dos alunos do 9o ano da escola de Ueno ga oka. Perguntar-me-ao "porque?" e eu nao sei responder. Sempre foram alunos divertidos, interessados, descontraidos. Talvez por isso. Ou tambem talvez por ter estabelecido uma excelente relacao com eles desde o inicio, somente permitida pelos professores com quem trabalho ali. Nao sei.

A cerimonia comecou as 9.30. Estavam la os pais. os alunos dos outros anos, os professores e convidados varios. Nao e uma coisa pequena e sem importancia. Representa o fim de mais uma etapa na vida dos alunos. E, tambem, ate certo ponto, na minha e na dos outros professores.
A coisa passou por mil e um discursos, por chamar todos os alunos ao palco e alguma musica. E eu sempre sem perceber nada! Nao me importei! Estava la por causa daqueles miudos fantasticos de quem terei muitas saudades! Alias, pedi ao meu chefe que me alterasse o horario - estava programado ir a outra escola - so para poder estar ali e despedir-me.
Bem, a cerimonia la foi andando. E as lagrimas comecaram a cair. Pelas palavras que iam sendo ditas e porque, claro, o momento era propicio a isso. Dali a pouco, alguns pais tambem choravam e ate alguns professores. Eu bem que tive as lagrimas nos olhos varias vezes. Mas a minha pele nao ia aguentar tal coisa e la me consegui aguentar! Mas foi dificil ao ouvir aqueles queridos a cantar para todos nos.




Digam-me la quem e que pode ficar insensivel a isto?!

Depois de andar a voar pelo ceu, desci a terra quando, turma a turma, e juntamente com os seus directores de turma, os alunos comecaram a deixar o ginasio...


Mas a coisa nao tinha ainda chegado ao fim! Os alunos do 9o ano foram a sua sala de aulas enquanto o restante pessoal se perfivala para se despedir, formando um corredor em direccao a saida da escola. Antes disso, e porque neste pais tudo e feito em conjunto, de forma planeada e ao mesmo tempo, todas as turmas do 9o ano se juntaram no campo de tenis! E as fotografias comecaram!


E ca estou eu junto as professoras de ingles do 9o ano! Elas sao a Kagiono Ikuko (nem sabem as vezes que troco as vogais desta rapariga!), a mais alta das duas. Infelizmente, vai para o Canada estudar ingles no final deste ano lectivo (ou seja, no final deste mes) e la vou eu ficar sem com quem falar... A outra professora e a Sato Akiko, um amor, mulher do meu chefe (alias, ela deixou-lhe um recado em casa a dizer-lhe que eu queria ir ver a cerimonia em Ueno... nem podia acreditar)!




(Num pequeno aparte, nao sei se notaram mas estou de tenis... Pois bem, os sapatos nao sao parte da indumentaria no Japao. So para terem uma ideia, o director da escola estava todo engalanado, de gravata e cauda de grilo. Mas de tenis!)


E ja a saida tive a oportunidade de tirar uma fotografia a um aluno e a sua mae. Estava lindissima neste kimono e, vim a saber, ate e provavel que tenha sido feito por ela. E professora de confeccao de kimono. Finissimo!


So uma outra senhora trazia um kimono. Que pena, porque adoro ver as senhoras de kimono.

Quando estava ja eu de partida para almocar (estava esganicado de fome e com uma daquelas dores de cabeca!), comecou a sessao de fotos! Na podia dizer que nao! Aqui ficam elas!






















E assim foi. Vou ter saudades deles! Sayonara!

1 comentário:

Xanoxa disse...

OH MIGOOO!!!!!

Tão fofos os teus meninos ... têm cara de simpáticos e de quem não fura um pneu!! é verdade!! e cantam TAO BEM!!!!! que espectáculo...
foi bom que explicasses o detalhe dos ténis.. é que eu reparei e disse pa mim... Passou-se!! ehehehe
Não fiques triste com a torradeira da Kitty.. a gente compra-te uma cá... tb há aqui a febre!!
Um beijoo gRANDEEEEEE
Xanoxa