domingo, março 25, 2007

Cerimonia

Como estou no pais, nao so das maravilhas, mas tambem das cerimonias, houve mais uma: a de entrega de diplomas na escola primaria de Niagemachi.
Nao me vou alongar sobre a utilidade da coisa, mas quero so dizer que o tempo que passam a preparar e a treinar a dita cerimonia seria bem melhor empregue noutras coisas. Mas o Japao e assim, e la estive na cerimonia, com mais alguns gaijin...



Como se ve pela ultima fotografia, os meninos do sexto ano (a primaria termina no sexto ano) cantaram, ate que os do quinto ano se lhes juntaram. Eram os unicos alunos no ginasio, a parte dos que estavam a receber os diplomas. Afinal, vao seguir-lhes os passos!


Tudo o que nos fizemos foi estar la... Tudo tudo, como quem diz... Tambem tivemos o nosso momento de loucura depois da coisa, quando decidimos posar para as fotos!

O Pretty Peter:

O John, que se casou com a Victoria em Delhi, em Janeiro! Finissimo!

Yuriko yon-sama:

Abe-sensei. Eu gosto muito dela e acho-a muito bonita!

Angelo no Pais das Maravilhas:

A Elizabeth e o seu mano que estava de visita:

Beq. A menina cujo pai faleceu ha cerca de um mes...

Yoshino-sensei. Estou muito triste porque ela se vai embora em Abril e e uma bacana, sempre divertida. Votei nela para o melhor fato da cerimonia (se excluirmos as maes que estavam de kimono):

Nino-sensei. Uma querida!

A queridissima Megumi que tambem esta de partida mas ja sei que ha movimentacoes para a manter na escola. Ela ate fala um pouco de alemao!

O director da escola. Um SInhor! Por causa da historia do dente (quando cheguei a escola, ja toda a gente sabia... a nocao de privacidade no Japao e muito diferente... se e que existe) ele disse-me logo que tinha um amigo dentista e que eu poderia contacta-lo a qualquer hora do dia ou da noite! Nao se fica indiferente a estas coisas!

Okamoto-sensei, que tambem esta de partida... Uma desenhadora de primeira!

Ueki-sensei... Eu so olhava para a cinturinha dela... mais fininha que as minhas pernas!

E ainda tivemos tempo para dizer adeus aos meninos que vao para o segundo ciclo (ok... o primeiro menino que vem, bem alto, e o professor do sexto ano!) e para a palhacada! O pior e que nem consegui escorregar devidamente... Advinhem porque!





Depois deste longo dia de trabalho (a cerimonia levou uma hora... mas estar la e nao sei que... devemos ter trabalhado umas 3 horas ao todo...), fomos almocar ao Gusto. Que bela sopinha de milho. Era a coisa ideal para eu comer, acompanhada de um prato de arroz, por causa do dente, mas era tao boa, tao boa, que marcharam duas sopas e dois pratos de arroz! Upa upa!