quarta-feira, março 05, 2008

Sol amarelo

Estamos na altura do kousan, ou seja, do sol amarelo. Todos os anos, pelo inicio da primavera, vem uns ventos fortissimos la dos desertos nos confins da China em direccao ao Japao. Cheios de areia. Por causa disso, o sol no Japao fica com um aspecto amarelento (Tete dixit)... Este ano ainda nao dei por isso, mas o ano passado deu para ver claramente. Mas uma coisa e verdade: tem estado umas ventanias que nao vos digo nem vos conto...

Como vem, este blog nao e so baboseira. Tambem ha momentos de elevada qualidade cultural. Alias, a Rosarinho ate ficou espantada com o meu conhecimento da fisionomia humana (tal como o medico ficara!), por causa do post anterior. Confesso que nao me lembrava do piloro, mas tudo o resto saiu desta cabecinha pensadora. ProntoS, ja lixei tudo com esta piada a Malucos do Riso, pelo que voltamos a baixa qualidade cultural costumeira.

Mas na passada semana, ainda antes de levar com o tubo pela garganta abaixo, fui jantar com as professoras de ingles de Kaku e com o John. Elas queriam ir jantar connosco, depois da aula de demonstracao e nos ficamos muito satisfeitos com a ideia. Eu escolhi o restaurante. Ganhei essa funcao a pala das minhas esquisitices. Mas todos gostaram, ate porque o pao, all you can eat, e uma maravilha!

Miss Iwasaki, ate como os miudos a chamam quando a vem fora da escola. E com ela que trabalho, pelo menos, tres vezes por semana e e sempre um prazer. Rimo-nos tanto!


O John. Australiano de ascendencia italiana.


Shimizu-sensei, a professora do 8 ano.


Otsuka-sensei e eu mesmo. Ainda me lembro de quando esta camisa nao me ficava tao apertada... Enfim...
Infelizmente, porem, esta professora vai mudar de escola, o que e de lamentar. Todos os 6 anos os professores mudam de escola no Japao e todos os ciclos de 12 anos tem que mudar de area. Oita, por exemplo, esta dividida em dois: este e oeste. Como a Otsuka-sensei esta a completar um ciclo de 12 anos agora, vai ter que mudar para o outro lado da cidade. E ela prefere nem pensar nisso!


Como vem, o sistema aqui e bem diferente. E ha vantagens e desvantagens em qualquer um dos dois. Pessoalmente gosto da ideia de haver uma renovacao constante do pessoal nas escolas. Refresca a coisa, traz novas ideias e novas formas de trabalhar. Embora, estando nos a falar do Japao, as mudancas sejam uma coisa minima.

Foi com estas duas ultimas professoras que tive o prazer de me despedir dos miudos do 9 ano que estao a terminar o ano lectivo (relembro que, por terras niponicas, este termina no fim deste mes).
Acho que ja aqui havia dito que os miudos do 9 ano em Kaku sao espectaculares: divertidos, interessados, simpaticos. E isso, para um professor, e do melhor. Ainda por cima, o seu nivel de ingles e bem bom, o que se deve tambem, e como e obvio, as professoras - todas com um bom nivel de ingles o que, acreditem, nao se encontra todos os dias.
Eu preparei um jogo tipo quiz e depois chegou a hora das despedidas. Eu disse-lhes que eles eram pessoas excelentes e tenho a certeza que se tornarao ainda melhores. E, claro, desejei-lhes as maiores felicidades.
Quando chegou a vez da Shimizu-sensei e que foi mais complicado, porque a senhora nao se conteve e comecou a chorar. O que eu ate entendo. Acho que, enquanto aluno, nunca percebera como e dificil, tambem para o professor, dizer adeus. E eu ja o fiz varias vezes. E e sempre complicado, sobretudo quando ha uma relacao bonita como a nossa...

Aqui fico eu com as duas turmas do 9 em Kaku:



Estas aulas foram em dias diferentes, pelo que pelo meio, e como sempre, dei aulas na primaria. Aproveitei para tirar umas belas fotos: todos a dancar head, shoulders, knees and toes. Sempre um momento interessante, deixem-me que vos diga!



Este chavalo da 3 classe entao e demais! Divertidissimo e um dancarino excepcional! E ele bem que nem queria ir para o meio da sala dancar... Mas a pressao dos seus pares venceu-o!



2 comentários:

Celeste disse...

Sempre na ramboiada, tss tss... :D


O japonesito gordinho está o must!

Beiji**

Mari disse...

Opaaa, este último miúdo tá mesmo demais!...As figuras que eles (e nós também por acréscimo) fazem para aprenderem uma língua..lol...Com que então o ano lectivo acaba no final deste mês?!...Quer dizer que depois vais de férias??..Outra vez?...LOL ;)
Beijosss MIL