domingo, novembro 18, 2007

Sumo com tomates

Nao havia um anuncio qualquer assim?

Estou aqui num dilema: hei-de escrever isto ou ir a city comprar pao, flores (sim, que gosto da minha casa pipi) e dry clay para tapar as frestas da janela da casa de banho? A resposta parece obvia, que ainda estou a escrever isto... Mas depois ha outra questao: hei-de ir a pe, como manda o medico, ou de blica, como mando eu? Advinhem la quem vai ganhar! Uma coisa e certa, vou usar uma coisa nova que comprei ontem...

Adiante... Fui a Fukuoka. O torneio de sumo esta a decorrer e a Yellie, uma querida, comprou uma catrefada da bilhetes para uma catrefada de pessoal. O sumo valeu por si mesmo e por me ter permitido estar com gente que raramente vejo e com outro pessoal que nem conhecia!

Estava pronto para apanhar o autocarro das 09.55 para Fukuoka. O terminal e a 5 minutos de minha casa. Cheguei la, ja tinha bilhetes, mas pensei que seria melhor fazer uma reserva... No que me fui meter:
A menina, nova, nao entendia a palavra reservation... Olhou para um senhor que devia ser o chefe... Ela falava e tal e eu percebia metade, como de costume. Depois disse-me qualquer coisa como ippai o que eu entendi ser "tem muita gente"... E disse ok. Nesse momento, e porque e giro, uma senhora num outro balcao soltou uma risadinha idiota. Enfim... E eu perguntei-lhe is it full? e a menina, que e burra, la teve que olhar para o senhor para obter uma resposta...
Resultado, tive que secar meia hora a espera da outra carreira. Mas o que enerva e sempre o mesmo... E se ha coisa que nao suporto e gente burra! Nao me refiro a pessoas que nao foram a escola, refiro-me a gente que e burra e que nao usa a massa cinzenta. Entao num terminal de autocarros e nao conhece, pelo menos, a palavra reservation!?

Mas chega de dissertar sobre esta menina, que ela nao o merece. Ja sei que vao dizer que estou no Japao e tal, mas isso nao e desculpa nenhuma! Mas, PORRA, ja disse que ja chega!

Cheguei a Fukuoka e meti-me logo a caminho das compras, que ha coisas que nao podem esperar! E eu queria ir a uma so loja: American Apparel. Tinha imprimido um mapa, mas esquecera-me dele em casa, mas esta cabecinha nao para e tinha a nocao, mais ou menos, de onde seria. Dei umas voltas e tal, mas la encontrei a coisa. Estava tao feliz por estar num sitio com formas e cores! E as meninas eram umas queridas, ate aquela que nao falava ingles, limitando-se a dizer umas quantas palavras. Sai de la com um casaco roxo, mais dois pares de cuequinhas das boas e uma t-shirt castanha bem boa.

Parei para almocar, que ja eram horas. Comi num restaurante chines. Mais ou menos, devo dizer... E la fui para o sitio onde estava a decorrer o sumo...


E engracado que os gordalhufos estavam todos a chegar: primeiro eu e depois este, que recebeu imensas palmas. Devia ser famoso...


O torneio comeca todos os dias as 08.30 da matina e prolonga-se ate as 18.00. Comecam os das divisoes mais baixas e vai por ai acima...


As fotografis do ringue nao ficam muito boas, porque estavamos um pouco distantes, por isso aqui fico eu e a minha Max, coisa mai' boa!


O Karl, a sua gaja e eu.



O Jaz, o rapaz sentado ao meu lado, estava doido com o sumo. Pelos vistos, e um grande fan e ate fazia apostas com a Yellie, outra doida por este desporto. Mas tenho ca para mim que estava tambem um pouco agitado a conta do sake que ia bebendo...
O outro menino e o Mark.


Eu e o Justin que nao via ha bues.


A Yellie, a menina que organiza a ida ao sumo todos os anos.


Agora digam-me la se os olhos desta menina nao sao lindos?! Sheena, a princesa indiana.


A dada altuda vimos um velhote a ser levado de maca. Devia estar perdido de bebedo, a julgar pelo que se ouvia. Esta gente nao sabe a figura triste que faz?! Mas o Japao e assim, cheio de boas maneiras e tudo e depois pimba! Mas uma coisa que nao acontece aqui e os tipos bebedos virarem violentos!

A Selena.


Elas e eu.


Ha tantos rituais e historias em volta do sumo que nem vou entrar por ai... Mas as mais recentes noticias sao duas, e nao sao boas:
- Um rapaz morreu numa escola de sumo, em resultado de um castigo que lhe foi aplicado. As escolas de sumo sao conhecidas por serem extremamente rigidas. Eu vi um documentario ha pouco tempo e os tipos, mesmo aqueles matuloes, que nao respeitassem as regras levavm com um pau nas pernas e no rabo! FONIXI!
-
Um dos tipos no topo foi castigado por dizer que nao podia tomar parte numa qualquer competicao por estar com problemas fisicos e depois foi apanhado a jogar a bola na Mongolia, a sua terra natal (nao ha campeoes de sumo japoneses ha ja alguns anos!).


A coisa e tao ritualizada que o inicio do combate propriamente dito leva o seu tempo, enquanto os tipos andam ali a mostrar o seu poder e a assustar o seu adversario!
E tambem e giro apanhar a conversa do Justin e da Selena!



Uma menina belga (nao me lembr'a o nome), a Rachel e eu.


A Mo (de seu nome, Morwenna!) e moi meme.


O Scott.


O sumo terminou e eu fui ate Tenjin. As meninas com quem trabalho tambem estavam em Fukuoka para irem as compras, pelo que combinamos ir jantar... Mas atrasaram-se imenso... Vai dai, eu voltei a American Apparel (obrigado Caca e Orlanda por me terem tornado um viciado!) e troquei o meu casaquito roxo por outro casaquito roxo! Um dia o verao por aqui!
As meninas eram tao queridas e tao pacientes com as minhas indecisoes que eu decidi tirar-lhes uma foto! Oh p'ra elas tao contentes!


Ja fui a Fukuoka umas quantas vezes e nunca fiz turismo na cidade. Mas uma coisa e certa, Tenjin e dos meus sitios favoritos em Fukuoka!


As meninas la vieram, jantamos, conheci o "amigo" da Camille, o Fabrice, de Franca, comi uma esparguete com gambas tamanho J (XXXS) e meti-me a caminho da carreira para vir para casa. E sempre tao bom chegar a casa!

2 comentários:

Maria disse...

ena! isso é q é diversão!*

Miguel F. Carvalho disse...

devem ter sido grandes momentos!!!