quinta-feira, maio 31, 2007

Taiikusai

No passado Sabado foi dia de festival de desporto! Nesta altura do ano, todas as escolas japonesas tem o seu festival! Como e no fim de semana, nos nao temos que estar presentes. Nao faz parte do nosso trabalho... Mas fui convidado pelo pessoal de Ueno para la estar. E como nao tinha mais nada para fazer e nunca tinha visto um festival destes num junior high, nao hesitei em aceitar! E la fui eu! Lindo e maravilhoso, claro!


Cheguei la tinha a coisa acabado de comecar! E, claro, ha cerimonias para tudo e mais alguma coisa. Foi interessante, porem, ver o lider de cada grupo, acompanhado por alguns elementos, gritar umas quantas coisas e dancar como que desafiando o grupo rival. Como sempre ha duas equipas: a branca e a vermelha.






Mas nao se pode comecar uma competicao atletica sem o belo do aquecimento! Nao so os alunos o fizeram (como e obvio), mas tambem os professores! Mas adivinhem quem e que ficou quietinho a filmar a coisa!?

Para alem dos professores e alunos da escola, estao la os pais. E, o que nao deixa de ser curioso, muita gente anonima vem ate a escola so para ver o festival. O que e interessante, porque sao sempre iguais e ensaiados ate a exaustao (os miudos da primaria ensaiam durante umas duas semanas, os dos junior high uma e os do liceu um dia ou coisa parecida... enfim...).


Ha muitos jogos que vao desde a corrida em estafeta a coisas mais elaboradas, onde os alunos tem que arrastar uns paus e derrotar a outra equipa e mais nao sei que... Vejam por voces mesmos!






















E, claro, as competicoes sao normalmente mantidas nas mesmas idades, e divididas entre rapazes e raparigas, mas tambem se misturam. Mas so as vezes!

Como sabem, eu sou muito dado a praticas desportivas. Todos os dias nado 223 piscinas olimpicas, corro 45 quilometros, faco pesos de 120 quilos e muito yoga (cof, cof...) e para mostrar que nao estou a mentir aqui esta a prova: eu, alguns professores e pais do 9o ano numa batalha para ver quem ganha a coisa! E nos ganhamos, duas vezes!


Ate 'tou magro!

E, claro, ca ficam alguns retratos do pessoal com quem trabalho em Ueno.







Estava calor. E estar ali das 9 da matina ate as 3 da tarde foi um bocado complicado. O que valeu foi o intervalo para almoco... A maior parte das pessoas ficou-se por ali, com comida que encomendaram ou trouxeram de casa! Mas como eu nao cozinho (sobretudo para meter na marmita!) e nao gosto dessa comida encomendada, fui ate a Yoshinoya e depois mamei um belo gelado de laranja valenciana (belas recordacoes do meu passeio ate terras valencianas com o Da Costa de Caravalho!). Quando cheguei a escola os miudos todos queriam um gelado! Caramba, nao podem ver nada!


Mas o ponto alto foi a competicao de kibasen (que significa, em japones, "batalha montando cavalos" - treta de traducao) ! Tres miudos formam uma base onde um outro se apoia! E depois combatem entre si, sendo o objectivo final arrancarem a tira de tecido que o adversario traz na cabeca! E, acreditem, a coisa pode ser perigosa!
Primeiro, combatem equipa contra equipa. E interessante ver os grandes (os do 9o ano) rodearem os pitos (do 7o ano) como parte da estrategia! Parece mesmo uma batalha de outrora!


E depois ha o mano a mano. Isso sim e de loucos! A forca que os miudos tem!








Eu, que sou muito pensadeiro como toda a gente sabe, estava a pensar porque seria que as raparigas nao faziam este jogo! Afinal e o seculo XXI! Perguntei a uma das professoras com quem trabalho... Ca fica o dialogo:
Eu: "Entao porque e que as raparigas nao jogam este jogo?"

Ela: "Ah... Entao elas nao podem tirar a t-shirt!"
Eu: (muitos risos entremeados com o pensamento "isso nao e desculpa!") "Mas nao e preciso estar sem a t-shirt!"
Ela: "Pois... Mas e um jogo dificil"
Eu: "Mas nao digas isso! Se os rapazes o podem fazer, tambem as raparigas podem!"
Ela: "Sim, e verdade... Pois, nao sei"
Eu: "Bem, esta e mais uma daquelas coisas que nao devemos perguntar 'porque?' no Japao. E assim e pronto."
Ela: (risos) "Sim, se calhar."

Ai, este Japao!

Mas giro, giro foi ver o entusiasmo de alguns dos convidados (ha sempre convidados da comunidade... normalmente todos ja entradotes!)! Ca fica a prova!


E ja no finalzinho foi bom rever alguns dos meus meninos do ano passado que resolveram dar um arzinho da sua graca, com a sua presenca. Ainda hoje penso muito neles e Ueno nunca mais foi bem a mesma... Mas continua optima, claro!

E a equipa branca ganhou. O lider chorava de alegria que se fartava! O que eu compreendo, porque o esforco injectado na coisa era notorio! Havia de ser em Portugal. Um rapaz, de 15 anos a chorar em frente a escola! 'Ta bem, 'ta!

3 comentários:

Vanessa disse...

Bem..só de ver tanto jogo e actividade física no mesmo dia e no mesmo recinto já estou cansada..acho que vou dormir uma sesta ali como um dos espectadores do evento lolololo..Muito fixe...havia de se fazer festivais desses cá nas nossas escolas..mas tá bem tá...só o cansaço que isso dava!! Bjinhosss.

Anónimo disse...

"Todos os dias nado 223 piscinas olimpicas, corro 45 quilometros, faco pesos de 120 quilos e muito yoga"


Jesus Christ! É de tirar o fôlego... Venha o chaparro que esses "atletismos" todos cansam só de ler :)

Anónimo disse...

Bom ... menos mal que há um post com gajos em tronco nu.. como é que alguém dorme com GAJOS em tronco nu??? einh???

LOL... sera "mens sana in corpore sano".... ou será.... "mens loca in corpore anorecticum"? (perdoem-me os de latim mas o 12º já lá vai.. e é uma língua morta!!!)