segunda-feira, maio 07, 2007

El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles del Río de Porciúncula

Ja estou de volta a Oita, de onde vos escrevo este post. Para quem pensava que a minha aventura em terras da California tinha ja terminado, desengane-se! E a princesinha portou-se muito bem! Isto e como quem diz que a minha maquina de fotografias ainda esta viva e sobreviveu a viagem toda. Ok, nao tirou tantas fotografias como de costume, mas tina que ser poupada nao fosse esse maroto do diabo tece-las! Entao ca vai:

Na sexta-feira ainda me meti na bicicleta do Caca (para referencia futura, a pessoa a quem me refiro tem muitos nomes...) - daquelas que se trava pedalando ao contrario - e fui ate a faculdade porque ainda me faltava comprar mais uma coisinha: uma pasta para o computador com umas cores fantasticas! Essa, ja ca canta!
Depois disto e de combater o vento louco que se fazia sentir (o vento soprava numa direccao e aqui o menino tentava pedalar no sentido contrario!), fomos ate ao aeroporto buscar o carro que tinhamos alugado. Afinal, LA estava a nossa espera!
A viagem foi optima. Para ja, estava em perfeita companhia - sim, Kiki, sedes vos - havia musica da boa (redescobri temas como Copacabana, It's my party, Disco inferno e outras coisas que vinham muito a proposito, como California girls), a paisagem era fantastica, com as montanhas sempre omnipresentes e o mar espreitando a borda da estrada de quando em vez. A luz fantastica, as dancas ao som das musicas redescobertas. Infelizmente, ainda ficamos parados no caminho, a conta de um grande acidente em plena via: um carro havia, provavelmente, explodido. Mas a parte disso, foi tudo pipi.


Antes de entrarmos em Los Angeles propriamente ditos, paramos em Burbank para irmos a um sitio fantastico: o Ikea! Bendita sejas entre as coisas do mundo moderno, Santa Globalizacao! Foi tao bom poder ir a um sitio onde sei que tudo e bom! Demos la umas voltas e ainda trouxe uma almofada (sim, leram bem! Mas como os meninos do Ikea sao espertos, elas vem em sacos sem ar!) e um lencol (tambem os ca ha, mas Ikea e Ikea e Ikea e bom!). E ainda marchou um belo bolinho de canela. Ele tambem trouxe umas coisas (ninguem escapa) e ainda me deu a provar dos belos cachorros quentes vendidos ali mesmo! Estava feliz!


Depois da viagem e da paragem no Ikea, junto ao qual ficam os estudios da Walt Disney, fomos para o nosso hotel que era uma coisa fantastica: antigo, recuperado, com uma decoracao muito vintage. Excelente e barato! Alem de serem muito simpaticos!

Ora, os meninos nao iam para LA para ficarem no quarto a fazer macrame, como devem imaginar. Por isso, depois do jantar no belissimo Denny's, fomos ao nosso quarto e pusemo-nos ainda mais belos. Aqui ficamos nos numas poses muito bem!



O Carlos so me dizia que ha muito nao tinha uma noite destas. E eu idem, como devem imaginar. Andamos por Melrose e mais nao sei que em bares. Tudo optimo! Estavamos loucos, a rir que nem uns perdidos com as tonterias que diziamos... Esperem... Isso e o que fazemos normalmente!
Mas o que e ainda mais fantastico e que me calhou a mim a nobre tarefa de andar a conduzir em L de A, tambem conhecida por Los Angeles. Sim, eu! O Carlos queria beber e tal, por isso aqui o Jarbas entrou ao servico. Com todo o prazer, claro esta, porque adoro conduzir e ja nao o fazia ia para cima de uma eternidade! E, digamos de passagem, andar a conduzir na Santa Monica Boulevard, cruzando Beverly Hills e finissimo! Nao concordam?!
Ok, nem tudo foi perfeito. A dada altura dei uma guinada contra o separador central, porque andavamos a procura de um sitio e eu olhei para tras. Mas, e concordarao comigo, se nos tivessemos espetado em LA, seria em grande estilo. Sempre e mais chic do que um espetanco em Chelas ou no Barreiro...

Chegamos ao hotel as 6 da matina, ja o sol estava a subir! Que bem que nos soube! QUEREMOS MAIS!

Ora, no outro dia, acordamos as 11. O que, feitas as contas, me deu umas 4 horas de sono decente. Mas, la esta, em LA so podia ser. E ainda por cima, a cidade estava a nossa espera e era ja o meu ultimo dia!

Acordamos, pusemo-nos lindos outra vez... Nao que fosse preciso, porque quando acordamos estamos logo bem! Claro! E fomos tomar o pequeno almoco ao Denny's. Belas french toasts, mas tudo em quantidades industriais, como so poderia ser. MM MM.

E este era o nosso hotel.


Nao e fantastico? E reparem na luz da cidade!

Fantastica foi tambem a prenda que tivemos quando entramos no carro: uma multa! Tinhamos deixado o carro num sitio onde so se podia estar por duas horas... E nos deixaramos o carro ali por umas sete... Paciencia. 35 dolares. Mas, la esta, em LA e bem!

Depois de digerirmos esta, fomos a descoberta da cidade. Ou melhor, o guia Caca (nem vos passa pela cabeca como ele e bruto como guia, cheio de regras e tudo! AIIII!) levou-me pela cidade! Fomos pela Sunset Boulevard e a primeira paragem foi aqui:


Sim, senhor, Beverly Hills (nao, nao fomos ver a casa onde a serie foi filmada!). E tambem andamos pela Rodeo Drive, ali mesmo. E que lojas tao boas!




Tambem passamos por Bel Air. Mas nao ha fotografias. Mas so para terem uma ideia, essa zona tem portoes em volta, por onde se entra e sai. Como que a dizer "es ranhoso, nao entras"!

O meu guia nunca me dizia qual o nosso proximo destino... Mas o destino seguinte foi Hollywood! Voila!

Este e o Chinese Theater:


E toda esta rua tem as estrelas das celebridades. Mas nem toda a gente la esta! Por exemplo, a grande Madonna nao tem uma estrela! Acham normal? Mas a tia Aretha foi logo a primeria que fisguei!


O Michael:


E mesmo a porta do Chinese Theater estao as famosas maos no cimento do jet set. Estas marcas sao da Marilyn Monroe...


E estas do C3PO e do R2D2 do Star Wars...


E o que e curioso e que em frente ao teatro, onde andam imenos turistas, como so poderia ser, estao inumeras pessoas vestidas de outras tantas personagens. Estao la para tirarem fotografias com quem passa a troco de algum dinheiro. A conta disso, vi o Elvis Presley (mais gordinho), Gandalf The White, o Batman, o Yoda, o Borat...


Do outro lado da rua, fica o Roosevelt Hotel, onde, segundo o meu guia, ha umas festas fantasticas!


E aqui fico eu em frente ao Chinese Theater:


E junto a estrela da amiga Barbra:


E quando se pensa em Hollywood, pensa-se em que: nos filmes, nos oscares, no glamour... Mas, amigos, Hollywood nao e nada disso! E uma rua perfeitamente normal, ate algo blaze, ja ultprassado... Muito interessante, completamente diferente daquilo que se poderia pensar a partida.

Mas como isso nao interessa nada, aqui fica o Kodak Theater, o mesmissimo sitio onde se entregam os oscares. Infelizmente, e ainda ano percebi porque, nem eu nem o meu guia recebemos um que fosse! 'Ta mal!


O Kodak Theater nao e so o teatro em si, mas tem um pequeno complexo comercial em volta. E tem tambem os nomes de todos os filmes que ganharam o galardao para melhor filme. E a coisa ja esta preparada ate 2071! Quem disse que eles nao sao previdentes!?



"E onde andam as letras?", estarao os meus caros leitores a perguntar... Pois bem, elas estao nestas duas fotografias! Ao longe, na encosta por detras de nos... Mas fiquei surpreendido quando o Carlos me disse que nao estam iluminadas a noite... Estranho!



E, como por estas paragens e tudo estranho, aqui fica uma estatua de um elefante em pleno centro comercial!


Para quem nao sabe, eu gosto muito do Keanu.


E mesmo junto a berma da estrada, la esta a estrela do Leonard Nemoy, o famoso Spock!


E aqui fica o edificio dos Capitol Records, um edificio muito interessante!


E e ainda mais interessante porque em frente dele esta a estrela da maior estrela de todas: a da Tina Turner! Que feliz estava eu!



Bem valeu a caminhada que demos!

E aqui fica o Carlinhos junto a tia Elizabeth Taylor.


Se espreitarem, as letras a dizerem Hollywood estao ali tambem.


O Carlos so me disse: "tira ai uma fotografia. O Aaron Spelling esta por detras de tudo o que e mau!".


Andamos por ali em compras e mais nao sei que. Como so poderia ser.



Aqui fica a estrela da maluca da Branca de Neve.


Depois de Hollywood, que ainda nos levou umas quantas horas, fomos ate outro sitio finissimo: Malibu. A bem dizer, nao ha nada de mais para la ver... Mas Malibu e Malibu e isso chega. E estavamos la quando o sol se estava ja a por por detras das montanhas. Lindo.






E aqui fica o inicio (ou o fim, dependendo do sentido em que se va...) da praia onde foi gravada aquela serie onde a Pamela Anderson andava de fato de banho vermelho com o seu mamedo para cima e para baixo: Baywatch ("Mares vivas").


E enquanto estavamos parados no transito causado por um road block rotineiro, tirei esta fotografia do sol a por-se em Malibu...


E ainda passamos por Santa Monica, um local vibrante, com muita gente.


Depois de por ali andarmos, fomos ate ao centro da cidade. LA e uma cidade muito plana, com casas rasas, mas ali ha uns quantos arranha-ceus bem bonitos. Mas linda e a estacao de comboios. Uma coisa mesmo fantastica que nos transporta aos tempos aureos da art deco.







Nao tem optimo aspecto? E so de pensar que a nossa bela estacao do Rossio nunca mais esta pronta...

E como o Caca e um menino cheio de surpresas e ainda tinhamos tempo, fomos pela Mulholland Drive fora. La em cima, tirei esta fotografia de parte da cidade...


E com isto tudo, LA num dia, a minha viagem aproximava-se do fim. Chegamos ao aeroporto e tivemos que esperar numa fila que nunca mais acabava, so para verem se a bagagem estava bem e mais nao sei que.



Como disse, tinha andado a conduzir. E aqui esta a prova. E no parque de estacionamento do aeroporto, mas nao digam nada a ninguem!


Depois chegou a hora de me despedir do Bibi. Foi com muita pena que o deixei para tras, porque estar com o Carlos e sempre bom! Ja em Strasbourg foi optimo... So me pergunto quando nos veremos novamente!

Mas deixemo-nos de lamechices, porque se nao ele bate-me!

Foi engracado estar a espera do aviao e olhar em volta e ver que quase toda a gente era asiatica... Mas mesmo assim era facil ver quem era japones! E porque!? Porque eram os unicos com uma mala e um saco da Louis Vuitton! Esta gente nao e normal!

A viagem correu bem! Dormi umas 7 horas recorde nesta viagem a conta de mal ter dormido na noite anterior. E e tao melhor assim! Mas infelizmente nao tinhamos ainda ecrans individuais. Mas a comida era optima e as meninas estavam perfeitas, como so poderia ser!


Depois mudei de aviao em Seoul, onde estive o que me pareceu uma eternidade (na verdade so uns 15 minutos) a espera que a Dunkin Donuts abrisse para eu comer qualquer coisinha, fui para Fukuoka (onde olhei em volta e me apercebi de como isto aqui pode ser muito aborrecido: toda a gente igual, com as mesmas coisas em todo o lado, com as mesmas cores de sempre, azul, branco, preto, castanho... o que depois da California nao passa despercebido!) e depois ainda me enfiei num autocarro por mais de duas horas ate Oita. Digamos que a viagem , desde que entrei na zona internacional do aeroporto em LA, levou umas 20 horas. Mas valeu a pena, sim senhor, por tudo aquilo que vi e vivi e por poder estar de novo com o Ca (correcao: a ultima vez que nos viramos foi em minh casa, antes de vir para o Japao, uns meses depois de Strasbourg)!

Mas cheguei a casa e nao parei. Parece-me, alias, que estas viagens todas me dao muita pica quando regresso. E isso e bom. Mas como disse, cheguei a casa, arrumei as minhas coisinhas (sim, que sabem como eu sou) e fui tomar um merecido banho que ja estava todo seboso! E depois vesti umas das minhas t-shirts novas (que me deixaram muito feliz, porque o S serve-me! SIIIMMMM) e uns calcoes super curtos para ir ate ao centro da cidade que tinha umas coisas para fazer. Estava calor e sabia bem. Mas esta gente nao esta preparada para tanta perna a mostra (a nao ser que sejam as de umas meninas esqueleticas e muito brancas, com um andar muito estranho)... Olhavam discretamente... Mas estava eu com a Shauna quando duas ex alunas nossas comecam aos gritos de espanto porque nos encontraram. Primeiro perguntaram se os meus calcoes eram boxers e depois a pergunta obvia se eu e a Shauna eramos um casal... Caramba, sempre que vem um tipo e uma tipa tem que ser um casal!

O jet lag esta bem e recomenda-se.

Esta foi, sem duvida, umas das melhores viagens de sempre! Juro, palavra d'honra!