quarta-feira, setembro 03, 2008

Vistas do dia a dia

Vou muitas vezes à escola de Kaku. Vai daí, resolvi tirar umas fotografias à estação de comboios por onde passo bastantes vezes.

A plataforma. Com uma única linha. É preciso não esquecer que moro no campo!


O parque de estacionamento para as bicicletas.
Aqui até não há problema, mas no centro da cidade nunca há espaço suficiente. E nunca nos deixam estacionar onde queremos!


Muita coisa para contar aqui (da direita para a esquerda):
- Aquela caixa pequena azul é onde metemos os nossos bilhetes quando saímos na estação;
- Por detrás há o preçário para as diferentes estações;
- Do outro lado, está a bilheteira. Costumava estar aberta de manhã, com um senhor muito simpático que às vezes metia conversa comigo. Já não está lá e a coisa fechou este verão;
- E a máquina para comprar os bilhetes. Que também indica o preço, claro está. E tem uma portinhola. Que até levou uma mola mais forte, que teimava em ficar aberta!


E assim é uma estação típica da zona...

Mas há uma revolução em pleno centro da cidade de Oita, com a construção da nova estação de comboios. Elevada, como qualquer cidade japonesa merece. Mas que é pipi, lá isso é! E há muito que era precisa!


No topo, Oita em hiragana, depois em romaji e por fim em kanji. Vêm como é simples!?
A seta aponta para as estações imediatamente a seguir.
E normalmente, as estações têm desenhos que as denominam. Qualquer coisa famosa na zona... Aqui são os macacos!


O horário das diversas linhas locais de Oita. Sim, que não é uma só linha! Isto é campo, mas é campo japonês! Não é o Alentejo!


E agora até elevador há! Finíssimo! E, acreditem ou não, ainda nem lá meti os cotos!
Por cima de elevator está a palavra em katakana (alfabeto utilizado para palavras estrangeiras!), qualquer coisa como erebeita. Vêm como é simples!?


E como a estação está em obras há homezinhos azuis em todo o lado. Já sei que o António me vai dizer que é a forma de mostrar o maior dos respeitos pelo utente, mas eu acho que é demais! Um atentado à inteligência das massas. Há tanto sinal, uma linha azul no chão, letras gigantes com todas as indicações... Mas, lá está, assim o desemprego é sempre baixo e nisso há que lhes tirar o chapéu!


E, mesmo sendo a coisa no ar, já que a nova estação será totalmente elevada, não se pode fumar na plataforma. Das melhores coisas em que já se pensou, mesmo sendo possível fumar em qualquer restaurante, mesmo com criancinhas ao lado e tudo!
A verdade é que mesmo os fumadores têm direitos, e cá está uma casinha toda pipi para eles!


Cá está um senhor azul, na variante azul e branco. E as escadas de acesso aos céus, por onde passam os comboios. As paredes são de um branco imaculado!
Pergunto-me porém se as meninas a caminho de casa serão também imaculadas com aquelas mini-mini-saias...


Uma foto da zona em construção com gatafunhos.


E a parte velha da estação que, quanto a mim, não deixará saudades. Tivesse a Cova da Moura uma estação e não seria tão ranhosinha e velha! (E por acaso até tem uma bem perto, que não está nada mal, não senhora!)


E a passagem subterrânea! Por isso estão a ver a caminhada que tenho que fazer quando me meto no comboio... Que a minha plataforma é a penúltima!
O que me vale é que muitas vezes vou de autocarro...


E cá está a entrada principal da estação. No meu caso, a saída, que tirei estas fotos na volta do trabalho, que de manhã os minutos estão todos contadinhos!


E o meu regresso a casa ontem soube-me ainda melhor quando vi o postalito da Rosarinho! Arigato gozaimashita, daqueles bem sinceros, e uma vénia bem pronunciada!


Mas hás-de-me contar o que te prende aí por mais tempo... Até fiquei uma beca preocupado...

7 comentários:

Anónimo disse...

So para te deixar um abraco aqui de Pequim :)

Joao

Miguel F. Carvalho disse...

e assim vamos conhecendo o Japão...

Maria Manuela disse...

Uma visita guiada é outra coisa...

Quanto a postais eu si que estou em falta mas tudo a seu tempo !!!

:D

Anónimo disse...

olá!! Oh pá tou tão viciada nas tuas fotos que vim cá nas minhas férias p te mandar uma beijoca e me fartar de rir com a tua foto de topo! Ja agora a minha priminha (3 anos) ta aqui a meu lado e perguntou se ai no japao os caes fazem ginastica assim...ehehe! Eu respondi que sim! Afinal ela tem 3 anos e deixei-a super feliz! Agora foi dizer a mae q quer ir cmg ai p ver os caes? Repara bem...n é p te ver a ti (amigo da prima e tal...n senhor)...é p ver os caes! :)
Beijocas Amigo e até ao meu regresso das terras alentejanas!
Inês

mtheman disse...

"Pergunto-me porém se as meninas a caminho de casa serão também imaculadas com aquelas mini-mini-saias..." tás um poeta pá :)

Hydrargirum disse...

Olha que ainda é um esticãozito...
Ainda assim, acho que tudo tem mto melhor aspecto que cá...coff coff...juro!...Se bem que as estações da minha linha, já foram "refurbishadas":))))

Rosarinho disse...

Bem não tenho andado com grande tempo para Postar (adoro esta palavra, recora-me sempre a ciência de coloca Postes!) nem para ler as tuas, sempre fantásticas novidades.

Ainda bem, que gostaste de receber o postal, sempre tive em ideia te escrever, pois sei como é bom estarmos aí nesse cantinho e recebermos um cheirinho a Portugal.

Quanto à minha longa estadia é por motivos profissionais, mas não sei até quando! Don't worry!

Mata ne!