segunda-feira, setembro 15, 2008

A mousse

A bem dizer, o post de hoje é mais do que falar sobre a mousse. Haverá considerações diversas sobre esse fenómeno gastronómico que é a mousse (não confundir com bavaroise) e até imagens explanatórias, mas por outra aventura culinária, acontecida graças ao papá do menino. É que o papá manda umas receitas de quando em vez e no meio delas - acreditem que são muitas! - vinha este belíssimo arroz de salmão! Upa upa!


Contei com a ajuda da menina Lauren que veio até ao meu palacete para degostar este belo manjar dos deuses! Deviam experimentar, amiguinhos! Até vos deixo a receita e tudo:
600 g. de salmão, meio pimento verde, meio pimento vermelho, 0.5 dl de azeite, 1 cebola, 2 dentes de alho, 300 g de arroz, 150 g de tomate pelado, 1 raminho de coentros, sal e pimenta q.b.
Corte o salmão aos cubos e ambos os pimentos em cubinhos. Core tudo no azeite. Tempere com sal e pimenta.
Retire o peixe e junte, à gordura, a cebola e os alhos, previamente picados. Deixe-os refogar. Adicione depois o arroz e o tomate e mexa bem.
Regue com 7dl de água, aos poucos, enquanto vai mexendo. Rectifique os temperos. Antes de servir, envolva o salmão no arroz e decore com os coentros.

Et voilá! Angelo Vacondeus recomenda!

Mas não deram com nada esquisito na foto? É que, estava eu a comer a saladinha de alface com sal e azeite (e não me canso de dizer que é das melhores formas de temperar uma salada e não com as molhangas de sésamo e mais não sei quê que os americanos trouxeram para cá!), quando a folha que ia de encontro ao meu palato cai-me do garfo directamente para dentro do meu sumo de maçã! Os deuses japoneses não devem gostar de mim!
Mas se alguém gostar de sumo de maçã com gordura de azeite, já sabem como fazer! Diz que é bom para os bicos de papagaio!

E nem a propósito, a próxima foto ilustra bem as dores que tenho tido por causa do músculo que distendi! Agora estou bem melhor, muito graças às águas quentes em que banhei ontem, mas ainda dói quando faço determinados movimentos!


Mesmo assim, no domingo levantei-me às oito e meia e fui ter com o Taka de Tokyo ao Starbucks! É que ele tinha vindo numa visita relâmpago de trabalho à prefeitura de Oita e veio até à city para me dizer olá!


E que bom foi poder vislumbrá-lo novamente! Há um ano que não o via! Continua magro... Tal como eu (e esperem pelas fotos que se seguem!).

O que nunca é bom ver é as figuras em que muita desta gente teima em saír à rua. No fundo, no fundo, não me interessa nada, mas é sempre tão bom poder dizer mal da fashion alheia (e esperem pelas fotos que se seguem, novamente!).


Ainda na companhia do Taka, passei pelo oculista porque quero uns óculos verdes. Mas não há maneira de encontrar uns de que goste... Mas o que me dizem destes!?


Assim, sem dúvida nenhuma, faria parte das massas japonesas!

Depois de me despedir do Taka, vim para casa. Havia que me preparar para a mousse. E obviamente que não poderia partir para tal aventura sem a ajuda do pessoal! E lá vieram a Emily, o Jamie e a Shauna. E o Tomek que tirou a foto!


Tantas dúvidas que tínhamos: será chocolate a mais? o que são 125 g de manteiga em onças? será este açucar todo? Tantas questões! Estivesse cá a minha prima ou a minha tia e tinham feito a coisa sem pestanejar!



Como vêm os meninos andaram atarefados!






Que, como podem ver, a Shauna estava ocupadíssima!


A coisa até que nem ficou nada má, como podem ver. E a Emily ficou claramente surpreendida com o milagre da transformação do chocolate!



E eu agora já sei o que responder quando me perguntam sobre o que farei quando voltar a Portugal... Obras. Sim, vou trabalhar para as obras. Estou claramente preparado para isso, tendo em conta a enormidade de rego que se me vê nesta foto!


Depois da canseira toda, falámos com os papás do menino, que ficaram muito contentinhos por verem os amigos do seu bebé! Eu servi de interprete mas, para não variar, às tantas já estava a misturar inglês com português!

E mesmo com estas minhas capacidades linguísticas todas - cof, cof - vá lá alguém perceber o que quer este sinal dizer!!! Vêm com o que tenho que lidar todos os dias!


Como diria a Shauna, e de acordo com o que está escrito no sinal, podemos ir presos um dia!

Fomos jantar, não muito longe daqui. A Shauna mandou vir um prato de bardana (nunca tinha ouvido tal coisa em português!) frita. É tão bom!!!


E como o menino já estava cheio, a mama Shauna certificou-se de que eu comia tudo!


E para a digestão nada melhor do que subir ao salão de jogos e começar logo a abrir...




Claro que nem neste sítio, e sobretudo neste sítio, estamos livres de gente mal vestida. "Mal vestida" é favor!
Claro que sacar umas fotos escondidas - coisa que sabem que faço mui raramente! - nem sempre é fácil!


Nada que um pouco de persistência e uns dedinhos rápidos não resolva!


E quando tirei esta, estava um rapazito sentado ao meu lado que se desatou a rir quando viu o que eu estava a fotografar! E ainda trocámos umas palavritas!


Tirámos as nossas fotos da praxe numas máquinas gigantes que fazem coisas giras e fomos até ao Donki, já que é tudo no mesmo sítio!
O Donki, como já disse, é um sítio a não perder... porque, pura e simplesmente, é de LOUCOS!

E para loucos... Como se pode ver pela capa para o volante e pelo fantástico car branket (cobeLtoL para carros)...


...pelo lubrificante - sim, esse tipo de lubrificante mesmo! - numa seringa...


E a altíssima tecnologia do porta-chaves orgasmo...



Já sabem, amiguinhos, quando quiserem prendas originais made in Japan, é só dizerem!






E quando regressamos a casa, lá estava a nossa mousse maravilha à espera! Uma beca espessa, devo dizer, mas dada a ignorância dos intervenientes, saíu muito bem!!!


E depois foi papá-la...

Mas não comecem já a pensar porcarias, seus devassos! Não me referia a papar a Shauna! Ela estava numa pequena sessão de stretching!


Mas vêm como a Emily estava honestamente feliz!? E o que acham das minhas cortinas novas!?





A verdade é que comemos a coisa e ainda estamos vivos. E ainda acabámos de ver um filme do Austin Powers que estava a dar!

Hoje como é feriado - respeito aos idosos - ainda ando na boa-vai-ela...

Mas não acharam suspeito eu ter ido ao oculista e ter saído de lá de mãos vazias!? Qual quê! Comprei uns óculos vermelhos. Fantásticos. Fui hoje lá buscá-los e ficam-me a matar!


O que também não é difícil, porque eu sou lindo e maravilhoso (mamãe e vozes na minha cabeça dixit)!

8 comentários:

Paula disse...

Ó moço! Agora não é ilusão óptica! Tu estás mesmo mais magrito!
O que é que andas a fazer? Hum?
E olha que a mousse, tinha bom aspecto!
:)
Bjs!

Anónimo disse...

Olá!! Já estou de volta ao teu estaminé! Amigo tu realmente és formidável…nunca vi tanta festa por causa de uma mousse! Eheh! Tas um Exmo. Sr. Cozinheiro! :)
Beijocas e espero que dentro em breve recebas uma lembrança cá do nosso Portugal! Depois conta-me tudo!! :)
Beijocas
Inês

hgp disse...

Olá Ângelo.
Os afazeres flulianos e o trabalho têm-me deixado pouco tempo livre desde que voltei de aglures entre a França e a Alemanha, mas o envelope com as imagens catitas daquelas paragens seguiu ontem viagem para a terra dos samurais e dos Ângelos.
Lá para o fim desta semana deve ser entregue.
Assim que possível envio outro envelope fantástico, mas desta vez com coisas cá do burgo.
bjs

João disse...

A mousse tem muito bom ar. Espesso como eu gosto. Agora deu-me a fome :p.

Mari disse...

Pões-te a comer mousse às colheradas e depois queres voltar a ser elegante, né?!... LOL Tou a brincar meu kiko, come à vontade que tás belo e bistoso,ehehehe...Quando voltares pra cá a gente estica-te todo!...;)
Beijos mil da sua Maka

Maria Manuela disse...

O que é um prato de bardana ????

Rosarinho disse...

ahhhhh como perdi eu essa loja?!?!!?! Lindo, eu já gostava de ir a outras lojecas pirosas do género, mas esses produtos deixaram-me extasiada. E fizerm-me pensar como esta terra anda tão conzentona credo! Até as gajs q tiraste a foto me deram boas recordações, roupa curta e coloridaaa!
ENfim, ao menos ontem comi um bacalhau com nats divinallll ...mas aquele teu arroz tb não estava com nada mau aspecto :)

vanessa disse...

Ai coisa mai fashion!Já havia a Lady in Red, os Men in Black e agora há omeu Angelino cada vez mais mais joli em vermelh! Adorei os óculos!
E a mousse estava c óptimo aspecto deixa-me dizer! Eles até ficaram malucos eh eh. Beijos e mais beijos da tua Faneca.