segunda-feira, abril 02, 2007

Tokyo - De Yoyogi a Shibuya

Ontem nao escrevi nada aqui porque estava pura e simplesmente exausto e ja vao perceber porque! Mas Tokyo continua a deslumbrar-me...

Estamos na epoca das sakura, quando as cerejeiras se enchem de flor e enchem tudo de beleza e petalas brancas. Alias, nao pude resistir a tirar umas fotografias da vista do quarto do Antonio, a quem aproveito para agradecer mais uma vez ter-me confiado o seu quarto! Arigato gozaimasu!



Entretanto, ja estou numa pousada no outro lado da cidade, em Asakusa. Foi uma canseira para ca chegar, mas isso fica para outro dia!

Ora, depois de acordar todo lindo e maravilhoso, claro esta, fui ter com o Ippei, a namorada Janine e a amiga Sandra. Eu entrei em contacto com o Ippei atraves da Susana - a minha amiga da Baixa da Banheira, coisa mai' boa - e chegou a altura de, finalmente, nos conhecermos!
Fui ter com eles ao templo de Yasukuni. Sim, leram bem: Yasukuni jinja. Aquele templo que o ex-primeiro ministro, Koizumi, fazia questao de visitar, para honrar os soldados mortos na Segunda Guerra Mundial. O problema e que, entre estes, ha muitos considerados criminosos de guerra e estas visitas do Koizumi trouxeram sempre muitos protestos da China e da Coreia do Sul. Este toto que la esta - Shinzo Abe - nem la vai. Nao vai la, nem a lado nenhum...
Como e normal, porem, quando as sakura estao no seu melhor, e tambem porque era Domingo, o sitio estava a transbordar de gente. Sair do metro e subir a rua para o templo foi um problema! Mas bem boa foi a lula grelhada que comprei numa das bancas que estavam em volta do templo. Mas tambem queria agua... E, como estes tipos andam sempre a beber cha ou cafe, agua nem ve-la... Ate que la a descobri numa maquina de venda automatica!







Como tambem para ver, ha muitas pessoas sentadas debaixo das arvores. E assim que se usufrui das cerejeiras em flor da melhor maneira. E com muita cerveja a mistura!
Mas se pensam que isto e muito gente - e, na verdade, e mesmo muita gente - esperem mais um pouco...
Alias, ainda estou para perceber como e que se pode de facto usufruir da coisa com tanta gente e tanto barulho a volta... Os japoneses so dizem que assim e que e bom!

Depois da visitar o templo, fomos ali mesmo ao lado, que faz ja parte do fosso que rodeia o Palacio Imperial. Aquilo esta assim de cerejeiras em flor. Mas, como em qualquer outro lado em Tokyo, onde ha cerejeiras em flor, ha milhares de pessoas! E aqui ficam umas fotografias para a posteridade! (E reparem que da para ver as petalas a cair, conforme o vento sopra mais forte... Uma delas ate tapou a cara da Janine!)









Eu sei que sao muitas fotografias do mesmo, e pode comecar a ser monotono, mas e mesmo um espectaculo que merece ser visto!

E aqui vao mais umas. Iamos a caminho do metro quando demos com um predio ao qual se podia subir (num elevador sobrelotado, claro esta) para ver as sakura la de cima. Ate o Ippei estava surpreendido com a simpatia das pessoas que, mesmo sendo a coisa totalmente gratuita, de desfaziam em arigato para aqui e arigato para ali. Depois disse-me que o predio pertencia a um culto qualquer... Ca para mim, foi um golpe de publicidade!




Descemos la de cima e metemo-nos no predio para o Yoyogi Koen, onde ja havia estado. O Yoyogi Koen e na zona da Harajuku... E, como sempre, la estavam mais umas meninas!



Isto e de loucos! Nao tarda ha mais, ate porque a saida do parque e pelo mesmo sitio da entrada!

Mas assim que chegamos a porta do parque, deparamos com este espectaculo. Ora mirem:

Sim, um grupo de rockabillies a dar espectaculo. E nao pensem que eles estejam a espera que lhes dem dinheiro ou coisa parecida. Estam ali so porque sim. Demais! Alias, nao sei se repararam no estilo do tipo mesmo no final!

Logo ali, estava o parque ao nosso lado, com milhares de pessoas a andar ou sentadas debaixo das arvores. E nao e exagero nenhum quando digo milhares. Eram mesmo milhares. Nao sei se perceberam que eram mesmo milhares!
A beber, a passear o canito, a passear o bebe, a saltar a corda, a espera nas interminaveis filas para a casa de banho... Era so escolher!






Primeiro, sentamos na relvinha a comer. Entreanto, ainda no templo, a Ingrid tinha-se nos juntado. Depois de pararmos ali fomos ter com uns amigos dela que estavam com outros amigos... Estupidamente, nao ha fotografias desse momento!

Mas deu para perceber que eram mesmo milhares de pessoas!?

O Ippei, a Janine, a Sandra e a Ingrid meteram-se na alheta mas eu ainda por ali fiquei mais um pouco. Quando fui, ainda tirei mais umas fotografias as meninas de Harajuku! Nao ha mesmo como resistir! Nao vos parece?













No meio disto, tambem havia uns meninos da campanha free hugs, mas ainda nao foi desta que me estreei!


E esta menina estava a abrir o seu chapelito de chuva que estava a comecar a choviscar!


De Harajuku fui para Shibuya, os dos sitios mais hip de Tokyo, onde muita malta jovem anda, mas tambem ha bares com meninas, templos e mais milhares de pessoas (nao sei se ja perceberam que eram mesmo milhares de pessoas em Yoyogi!). Seja como for, e uma zona cheia de luz, e muitas pessoas.
Fui la ter com o Alex, um brasuca japones! Andamos por ali, jantamos e comemos um gelado (ou "sorvete" que e para o Alex me entender!) na Haagen Dazs.













Tive que lhe pedir desculpa, mas tive que regressar cedo para casa! Estava exausto de andar de um lado para o outro! Nem vos passa! Mesmo assim, ainda passei pelo supermercado, que com a ajuda do Alex foi uma aventura muito mais facil!
E o comboio, quase as onze da noite, estava assim:


Conclusao, eram milhares em Yoyogi koen!

Mas agora vou deitar-me que me doem as costas, as pernas e os pes!

Sem comentários: