domingo, abril 22, 2007

Ensoku

Estou a escrever este post enquanto a Super Nanny esta na televisao! E uma kika, ela!

Todas as escolas tem o seu dia de ensoku. O dia do picnic! E na passada sexta-feira foi o dia dos meus meninos de Ueno irem ate junto ao rio passar umas quantas horas. E eu fui com eles. Fomos todos a pe - sim, que eu ando a pe, mesmo que a minha supervisora me estivesse sempre a perguntar se havia problema ou nao! - da escola ate ao rio. Uns 15-20 minutos de caminho.

Como da para ver, os miudos estao divididos por cores. Conforme o ano em que estao! Os azuis sao do 9 ano, os verdes do 8 e os vermelhos do 7. E aqui ficam umas fotografias de como eles estam sentadinhos a espera da partida!



Como sempre, ha conversas previas a partida! Os meninos que estao de pe, la ao fundo, todos falaram aos seus colegas, nao sem antes fazerem uma venia e de terminarem da mesma forma. Formalismos...

La fomos a pe e tal e chegamos ao nosso destino! Perto das 11.30. Entao e que se faz quando se chega a um sitio daqueles no Japao?! Mais conversa... Seguida de jogos.
Eu pensei que os miudos pudessem andar ali de um lado para o outro a jogarem a bola ou coisa parecida! Nao podia estar mais enganado! As actividades estavam todas preparadas ao milimetro e o tempo todo contado com um cronometro, claro esta!
Primeiro dividiram todos os alunos conforme o mes de aniversario - eu juntei-me aos alunos de Outubro - depois entre grupos de 6, com rapazes e raparigas. Claro que eu nunca percebo nada, pelo que tenho que perguntar o que se passa. Tambem porque ninguem se chiba de nada!
Depois veio um jogo com gestos, em que os professores imitaram alguem conhecido e tal... Todos os professores la estao! A coisa e tao importante que ate o vice-presidente se junta a coisa! Logo o VP que nunca sai da escola. Calculo, ate, que nem para fazer um xixi!

E assim se passou!








Depois veio o almoco. Eu juntei-me aos alunos do 9 ano... E por ali andei!









E depois da papinha, veio mais um belo momento de actividade fisica! Nao e de espantar que esta gente seja magra! Mas, e para registo futuro, eu tambem saltei a corda, aquando do treino! OK!?

>






As turmas acabam por competir umas contra as outras. Os alunos, todos juntos, saltam a corda, tentando saltar o mais que puderem no tempo que lhes e dado... Um bom momento de salutar competicao!

E, chegado o fim, ha mais conversa, mais formalismos...


Mas a coisa toda levou menos tempo do que eu pensava... Ai umas 4 horas!

Estava um dia optimo, cheio de sol, mas muito muito ventoso!


A pala disso, fiquei com um bronze na cara! O pior e que ate me doia parte da testa! UI UI!

PS - Como nao poderia deixar de ser, muitas escolas tiveram esta mesma actividade no mesmo dia...

2 comentários:

Anónimo disse...

Até já estás mais magro, com tanto exercício físico... 1beijo Helena

Anónimo disse...

quero ca saber das actividades escolares ;) kidding... com tanta cor ainda penso k sao as lojas dos 300 em Portugal. O que interessa mesmo é que estás MAGNIFIQUE na foto "voadora"... ô ô... é claro que a administração da Pipinho's fashion nao gosta da concorrencia mas ainda nao se usa insufláveis na Pipinho's Fashion por isso passou ;)

muy bien, ragazzo