domingo, outubro 01, 2006

Asimo, aquela maquina!

Hoje, Domingo, esta a chover, mas ontem esteve um dia lindissimo. E eu tinha decidido ir a Beppu para ir ver o Asimo (le-se "achimo", porque os japoneses la entendem que um falante de ingles le "si" como se fosse "chi", como eles leem aqui...). E la fui eu. Cheguei a estacao e fui ate ao balcao de informacoes onde, pasmem-se, falam ingles. E as pessoas que la estao sao, em geral, voluntarias. Acho esta dedicacao a sociedade uma coisa fantastica e tao melhor do que andar a correr para ir para casa ver a novela como num sitio que eu ca sei. Enfim, nao ha sitio algum perfeito, nao e assim, amiguinhos?!
Seja como for, la fui num shuttle gratuito para o centro de convencoes e la estavam as tendas com comida e uma pequena feira - mae, acalma-te, tens sempre a Brandoa - e ainda comprei um copo cheio de gelo triturado com sabor a laranja. Upa upa, como diria, e muito bem, a minha cacilhense favorita!
De gelo triturado numa mao e a outra mao a passear livre, subi as escadas do dito centro e dei uma espreita ao sitio. Limpissmo, organizado e com muito bom aspecto. Eu ia la para ver o Asimo mas ainda me enganei na sala e fui parar a outro sitio qualquer mas la me disseram que nao era ali. Finalmente entrei no espaco onde o Asimo ia aparecer as 2 da tarde mas eu, nao fosse eu neto do Norberto, cheguei super cedo e la me sentei a espera. Qual o meu espanto quando as luzes se apagam e a cortina sobe. La estava uma senhora asiatica, japonesa, por sinal. Acompanhada por um senhor de bigode ao piano. Cumprimentou as pessoas e comecou a cantar. A primeira musica foi interessante, mas as outras foram ainda melhores. E pelos vistos a senhora era muito divertida, porque toda a gente se ria com o que ela dizia. Menos eu, que nao percebia nada...
Aqui ficam uns cadichinhos da tia Nesum Dorma e de uma musica japonesa, cantada em coro... menos eu, pois esta claro!


Depois veio o intervalo, sairam umas pessoas e vieram outras. Todas para ver o Asimo. E aqui esta ele a entrar no palco!

Pois e, o Asimo e um robot humanoide (da Honda!). E parece mesmo uma pessoa, e fascinante. Na minha cabeca so pensava que estava uma pessoa dentro dele, mas nao. E fala e tudo (embora a vozinha seja parecida a de um desenho animado).
E eu tive o prazer de ir ao palco dancar com ele! Eu e outras 5 pessoas, 4 das quais nao tinham mais de 8 anos! AH AH! O boneco dancou ao estilo de Okinawa e nos imitamos. Nao ha fotografias desse momento inovidalvel, mas esta tudo na minha cabeca!
A proposito... Ele nao acertou nos pinos... A miuda - que estava super nervosa - tambem falhara...

No finalzinho, ainda houve tempo para as pessoas subirem ao palco e posarem ao lado da maquina. Formou-se uma fila, mas eu fiquei sentado a ver. Alguns dos miudos nao se queriam chegar ao lado do Asimo, outros agarravam-se aos pais, outros estavam super descontraidos. Quando me levantei e fui para a fila, um membro do staff disse-me que ja nao se podiam tirar mais fotografias e tal... Quem me dera conseguir falar japones naquele momento! Ter-lhe-ia dito que, de acordo com o programa, ainda faltavam 18 minutos para a coisa acabar e que, por isso, haveria tempo para mais uma fotografia! Eu bem que lhe disse, no meu soberbo japones, hitori, que quer dizer, se nao estou enganado, "uma pessoa". Enfim...

E depois do Asimo ainda vi um grupo a acabar uma danca junto ao centro de convencoes.
E la me pus a caminho da estacao, nao muito lomge dali e, assim com'assim, e sempre a descer. No entretanto, o meu amigo Steven da Indonesia, que esta a estudar na universidade em Beppu ainda me mandou uma mensagem e ainda o encontrei antes de voltar a Oita. Passamos por umas onsen (termas) para um banhinho rapido, maravilhoso, e apanhei este sinal em frente as tais onsen. Alguem me consegue explicar o que quer dizer?! O Japao e prodigo nestes misterios!
A caminho da estacao dos comboios, vi umas meias tradicionais japonesas (tipo "tartaruga ninja" e das quais terei fotografias a seu tempo). Andava a procura dumas meias assim ha imenso tempo para usar com as minhas getta e nao hesitei. E so por 525 ienes! Ja as tinha visto em outros lados, mas eram sempre demasiado pequenas para os meus pes de princesa!
Aquando desta aquisicao, chegou um casal alemao a loja. E a senhora tambem queria umas meias daquelas - os alemaes nao podem ver nada, que tambem querem! - e la as comprou. Estivemos um pouco na palheta e fiquei a saber que eram de perto de Colonia e que estavam aqui, porque o senhor - nem lhe sei o nome - da conferencias sobre seguranca e acidentes no trabalho pelo mundo,sobretudo na Europa, mas era a primeira vez que estavam no Japao, alias, no extremo oriente!
Mas fiquei muito triste porque os ouvia a falar alemao, entendia as coisas, mas nao conseguia dizer NADA! Nem "ja". Acham normal?! So me vinha japones a cabeca!
Mas estes encontros de terceiro grau nao ficaram por aqui... Na galeria por onde estavamos a passar, cruzamo-nos com uma loja que vende bolos lituanos (acham normal!?), um restaurante jamaicano e, la creme de la creme, uma loja que tinha umas fotografias de uma massagem toda XPTO. Eu, claro, fascinado, parei e uma senhora veio falar connosco. Disse-nos que era uma massagem tailandesa que faziam ali e depois falamos um pouco. Ela e aluna na mesma universidade do Steven - alias, conhecem-se de vista - e ela vem da Papuasia Nova Guine! Acham normal?! Das tres pessoas que ha naquele pais, eu conheco uma!

E tudo isto so em Beppu e tudo numa questao de horas! Como nao me canso de dizer, o Japao tem destas coisas!

Sem comentários: