domingo, fevereiro 22, 2009

Momentos da semana

Hoje tive uma daquelas dores de cabeça que às vezes me assombram! Mas agora estou melhorzito, depois de ter dormido a tarde quase toda!

Momento 1 - A coisa

Na segunda feira, ao final da tarde, fui com ter com a Shauna à Tokiwa. Também lá estava o David. Era o dia do jantar da Associação Oita-União Europeia. Acho que falei disso aqui. Recebi o convite, todo em japonês. Liguei-lhes logo, mas, claro, ninguém falava inglês! Eu disse-lhes logo que isso era muito estranho e que não era correcto convidarem estrangeiros e não terem as coisas preparadas como deve ser.
Mas resolvi ir. Porque sim. Porque queria ver como seria a coisa. E foi tudo - tudo mesmo! - em japonês!
Havia um convidado da Lituânia - ele mora em Beppu e tem uma loja de doces. Até esta apresentação foi toda em japonês. Ele confidenciou-me que não sabia que estrangeiros estariam presentes. Todos os discursos foram unicamente em japonês. E eu achei aquilo tudo, no mínimo, perfeitamente estúpido. Não a apresentação, que ainda percebi umas quantas coisas, mas o facto de uma coisa destas não ter sido preparada convenientemente, por mera incúria e ignorância...
Enfim... Quando íamos da sala da apresentação para o salão do jantar, uma senhora dirigiu-se a nós com um interessante? ao que eu respondi com um algo ríspido não sei, não percebi nada.
Não há paciência para gente desta.

Quando entrámos no salão do jantar havia alcóol ou chá. Ora, eu que não gosto de nenhum dos dois, lá os fiz ir buscar sumo de laranja, para mim e para a Shauna. O empregado até se chegou a dirigir a mim em inglês. Devia ser dos nervos, depois de ter que servir um estrangeiro cabrão, como eu.

A verdade é que a comida estava excelente. E até provei umas coisinhas da Lituânia - piroshiki e uma espécie de papa de batata - que eram bem boas. E havia outras coisas bem bonitinhas. E eu sempre a lembrar-me da minha Lena e das suas aventuras no Báltico!

De repente, entrou este senhor indígena que se vê na foto. O governador da prefeitura, que não teve pejo nenhum em dirigir-se a nós e falar connosco. Um grande querido. E até falou em espanhol comigo! Então não é que o tipo trabalhou na embaixada do Japão em Madrid há uns 30 anos atrás? E chegou a visitar Portugal e tudo? Gente desta é sempre um prazer conhecer!


A Nao também por lá andava. Mas a Ambre esquecera-se da coisa! Quando lhe liguei a caminho de casa, ela só se ria!


Lá está, as pessoas aqui são muito simpáticas. Trocámos palavras com outras pessoas para além do governador. Esforçaram-se para comunicar connosco e mostravam-se interessadas. Mas, e digo-o sempre, é o sistema aqui que não evolui, que é perro e super centrado no Japão! É estranho, mas é verdade! Aliás, ninguém da organização do evento se dirigiu a nós, como convidados!

Momento 2 - Sayonara

O ano lectivo está a chegar ao fim. Por isso, vou tirando umas fotos com os meus miúdos do nono ano, conforme as últimas aulas vão chegando. Às vezes esqueço-me, mas em geral lá vamos posando para o retrato!





E estes quase que me fizeram chorar com os seus agradecimentos. Em inglês. É que, como lhes disse, se já é difícil dizer adeus normalmente, sabendo que será a última vez que o faço, torna as coisas mais díficeis.


Mesmo que, aquando de um jogo tipo pictunary, me tenham desenhado assim!


Não sei se repararam nas love handles! Ainda por cima, acrescentadas!

Momento 3 - Eu sou o maior!

Todos os anos, os miúdos do sétimo ano participam numa espécie de competição com uns poemas do tempo da outra senhora. Todos escritos num pequeno cartão e conforme alguém os lê, eles vão escolhendo o cartão com o poema certo. Os miúdos adoram. E, claro, quem tiver mais cartões no fim, ganha!
Eu tive o prazer de ser convidado para ler 10 destes poemas. Sim, em japonês, amigos (mas ainda bem que escrevera tudo em alfabeto romano, senão estaria tramado!). E, por causa disso, no outro dia, um grupo de alunas entrou pela sala dos profs adentro com uma "medalha" de melhor leitor para mim!


Fiquei tão feliz!!!

Momento 4 - Cheryl

Na sexta fui com a Lauren até casa da Cheryl, que ela tinha nos convidado para jantar! Antes disso, e porque tínhamos tempo, fizemos umas comprinhas.
E que giro foi ver a Lauren entrar pela Tokiwa adentro - tipo El Corte cá do sítio - com aquilo debaixo do braço e a olhar para saias caríssimas. E sempre com o papel higiénico debaixo do braço! O que nos rimos.


Fomos para a estação, metemo-nos no comboio, que, a propósito, estava atrasado! Sim, os comboios também se atrasam neste país!

Mas lá chegámos e a nossa anfitriã já estava a cozinhar e tudo. Umas tortillas com uma galinha xpto e salada! Excelente!!! E a Lauren e eu bem cépticos estavamos quando vimos que os pedaços de galinha vinham de umas latas não-sei-quê...







Muita diversão da boa, como sempre. E troca de coscuvilhices, como sabe sempre bem!

Viemos para Oita, todos felizes e contentes. Mas os assentos do comboio estavam tão quentes - os assentos são aquecidos - que de quando em vez tinha que me levantar! É que, quer-se dizer, não queria tomates assados para a ceia!

E, estando nós no Japão, o papel higiénico da Lauren ainda estava no cesto da bicla, onde ela o tinha deixado! Que saudades vou ter disto quando regressar à Lusitânia!

Momento 5 - Adeus, ó vai-te embora

As eleições foram hoje! Finalmente, que ainda ontem - dia em que tirei esta foto - fui acordado por uma gaja aos berros a dizer olá! Muito boa tarde! WA TA NA BE! Obrigado! E que só queria era puxar de uma caçadeira e dar-lhe dois tiros... Sim, que não me ia levantar da cama, vestir-me, ir lá abaixo e dar-lhe duas biqueiradas no céu da boca. Era o que me faltava!


Eles lá andavam pela cidade, aos berros e a acenar. Get a life, digo eu!

Momento 6 - Náite

De manhã não durmo, à tarde vou com a Lauren e o Jonathan fazer umas comprinhas mínimas ao Park Place, sou acordado pela vaca gritadeira e à noite corro para o PEI, porque há muito que não ia lá.

A Lauren e o Jonathan, no entretanto, tinham ido a uma pequena festa da casamento...



E eu por ali andava...









Foi bom, sim senhor. Deitei-me às três da matina, que vim para casa e ainda vi uma beca do Star Trek. Hoje, como disse, passei o dia KO! Mas agora estou a ver o American Idol!

10 comentários:

Maldonado disse...

Realmente essa gente é estranha! Será que presumem que todo o estrangeiro residente sabe falar japonês? :D
Independentemente desses acidentes de percurso, acredito que gostes de estar no Japão... ;)

Daniel Silva disse...

Momento 1: saved by a bell

Momento 2: o quadro com o desenho... Acaba agora o ano lectivo? Bem, que sorte a tua...e deopois fazes o que?

Momento 3: a medalha, não tanto pela medalha em si, mas porque "um grupo de alunas entrou pela sala dos profs adentro com uma "medalha" de melhor leitor para mim!

Momento 4: o papel higiénico, obviamente

Momento 5: get a life

Momento 6: O Americam Idol vai durar até aos teus 70 anos... E quanto ao Star Trek, espreita isto, mas tens de explorar bem a pagina: http://space2099.tv/

Hugs

Vanessa disse...

Aiii..adorei a tua medal de melhro leitor, coisa mais "kika" como um grande amigo diz eh eh..e imagino as tuas lágrimas por ser a última aula..custa sempre muito. Durante o ano lectivo estamos sempre a queixar-nos da miudagem mas depois na hora final, custa sempre.
E de resto, já se sabe...patuscadas, passeatas e jantaradas..o costume...tough life!! eh eh.
Beijossss aos milhares!!

Maria Manuela disse...

E como se diz: ide todos à bardacouve, em japonês ???

Bom, quanto a dores de cabeça... sai desse corpo satanás !!! Espero que estejas melhor.

bj

Miguel F. Carvalho disse...

impressionante é não conseguirmos ver uma única foto em que não estejas a fazer uma careta ou pose!!! lol lol

a crise chegou ao Japão mas não a Oita!! ah ah ah ah

Daniel Silva disse...

Olá!
Faço-te um convite para um desafio que igualmente me fizeram (As Três Mentiras) no meu blog e ao qual também gostaria que respondesses.
Vai lá espreitar.
;)

Abraço grande

Daniel

João disse...

Esse Japão é uma festa. Deliro com os dedos em V. Se te queixas dessa gente não se "preocupar" em falar ingLês, devias ir À Rússia. :p

Anónimo disse...

Amigo com tantos "momentos" assim como é que podes me dizer que "eu cá ando na minha vidinha"! eheeh!!
Tu és O HOMEM das festas! :)
Kiss
Inês

Hannah disse...

Oh migo, já te disse que adoro as tuas fotos?

Jokinhas lindo

Guardian of Mirrors disse...

Tens um desafio para ti no meu blog, passa por la.
abaço