Antes de mais, Feliz Ano do Coelho.
A passagem ao novo ano aconteceu na passada quarta-feira. E pela primeira vez na minha vida, celebrei-a.
Na verdade, é tudo culpa do meu pai. Porque ele costuma ir almoçar a um restaurante chinês perto do trabalho dele e a senhora lá do restaurante foi gentil o suficiente para o convidar - e à família também - para ir até lá celebrar o novo ano chinês com ela, com a família e com a comida típica da época.
Foi assim que comemos algas, pato, gambas, tofu e alforreca. Tudo em companhia muito simpática e sorridente.
O meu pai aventurou-se e comeu língua de pato...
...e eu provei da maior toranja que vi na minha vida.
Foi gírissimo ver que os petizes falavam português um com o outro. E que já escrevem os seus nomes em português!
Adorei estar ali. Porque toda a gente sabe que a comunidade chinesa em Portugal não está propriamente inserida no resto da sociedade. E receber um convite destes deixou-nos verdadeiramente satisfeitos.
Isto também prova que esta nova geração de miúdos, já nascidos em Portugal até, serão a primeira geração a ter amigos portugueses, a frequentar a escola, a dominar a língua lusa. E eu acho isto absolutamente fantástico.
Há uns anos, já os chineses andavam pelos seus restaurantes, e não se via disto. Aliás, não os víamos em lado nenhum. E agora é vê-los nos supermercados e até no Colombo aos domingos.
Mas também reparei em duas outras coisas. Pormenores pequenos, mas que provam como este país está a mudar, como está mais inclusivo, multi cultural e cosmopolita. Tudo epítetos que muito me aprazem.
No outro dia, entrei no autocarro e lá estava a condutora. Negra, jovem, elegante, bem arranjada. E eu maravilhado com aquilo.
E num outro episódio, pela janela do autocarro, vi duas pessoas numa motoreta. Ele com calças apertadas, óculos escuros à polícia, sapatos finos castanhos, meiinha às riscas a condizer e capacete vintage. A senhora que a ele ía agarrada ía com um casaco felpudo, cabelo aparentemente arranjado e óculos escuros com aros vermelhos enormes.
Já agora, dizem que o ano do Coelho é coisa boa! Vamos lá aproveitá-lo!
Sem comentários:
Enviar um comentário