domingo, julho 06, 2008

Japonesices et al

No Japão, os miúdos do 8º ano passam uns dias a trabalhar. 2 ou 3 dias. Uns trabalham no oculista, outros na padaria, outros no jornal, outros em museus, etc.
Eu acho isto uma excelente ideia e, para os miúdos, não há melhor, porque sempre deixam a rotina da escola para trás! Lembro-me de haver a mesma coisa na Suécia. Os miúdos adoravam experimentar o mundo real. Mas parece-me que, no Japão, com tantas regras que a escola tem, a diferença entre a escola e o mundo real é, sem dúvida, mínima. Mesmo assim, é sempre uma festa!

Dei com uns dos meus alunos a regressarem à cidade depois de passarem o dia a trabalhar no museu de história cá do sítio! E, claro, foi uma festa no comboio! Sobretudo com o rapaz ao meu lado, que não se coibiu de falar comigo e fazer perguntas e tudo mais! E eu adoro isso, porque sei que, muitas vezes, lhes é deveras díficil!



Por esta altura, o calor já cá está. O pior é que é um calor húmido que nos deixa completamente encharcados, mesmo que não nos mexamos! Uma porcaria, só vos digo! A chuva, essa, já praticamente lá vai.

Apesar do calor infernal, o medo que muita desta gente tem do sol - o que até compreendo - fá-los chegar a extremos para não queimarem a pele. Sobretudo as senhoras que arranjam luvas para taparam os braços deixados destapados pelas mangas curtas. E os chapéus de abas enormes para que o sol não lhes chegue à cara.
Estas coisas fazem-me muita confusão! Eu que só quero andar nú para não estar a morrer de calor e estas meninas metem ainda mais coisas por sobre o corpo para não apanharem sol! No mínimo, estranho!


À Chi-san, a menina da papelada de Kaku, também lhe cabe a tarefa de podar os arbustos e apanhar a erva. O que, com este calor, acreditem, não é tarefa fácil! Benditos sejam os cortes orçamentais que levaram a que, este ano, não houvesse um senhor faz-tudo para estas tarefas. Vai daí, a Chi-san levou com ela e com ela levam também alguns professores! Sim, que ser polivalente aqui é para todos! Mesmo que isso signifique menos tempo para se dedicarem áquilo que realmente importa!
Quando saí da aula, e com ela já regressada à sala de pessoal, perguntei-lhe se estava a morrer... Ela, curiosamente, disse "sim" e desatou-se a rir!

O que também acontece todos os anos é o nosso jantar com os professores da primária a quem damos aulas às segundas feiras ao final do dia. Na verdade, não são aulas, mas sim momentos em que nos encontramos e falamos em inglês. De forma totalmente voluntária e é por isso que eles, por esta altura, nos levam a jantar fora como forma de agradecimento. E é sempre um prazer!

Curioso é que, no diga seguinte, a Yuriko fazia anos! Não posso divulgar a idade, mas só vos digo que ela parece ter metade da idade que tem! Aliás, mandou-me uma mensagem (em português) a dizer que nem podia acreditar na idade que tinha!


Eu e a Mari-sensei, umas das pessoas mais queridas, generosas e simpáticas que alguma vez conheci! Leva sempre café e coisinhas para as nossas aulas das segundas. E como sabe que alguns de nós não bebemos café, leva sempre outra coisa! Uma mulher extraordinária!




Estas duas meninas - Elecia e Rachel - estão de partida já no final do mês. A Elecia mal pode esperar, mas a Rachel está um pouco arrependida por ter optado voltar.


Com a minha super nova maquineta, e para diminuir o risco do pessoal parecer possuído pelo demo, saem dois flashes. Mas como o pessoal não sabe, saem fotografias das boas, como se pode ver!











E a Rachel, que deve ser minha prima para fazer tontices destas com o chocolate saído da fonte. Literalmente, porque este restaurante tem uma fonte jorrando chocolate líquido! Juro, palavra d'honra!





E o John a tentar beijar a Hanae. Que, bem ao estilo cá do sítio, se escapa. A sério, nunca os vi beijarem-se!




E esta senhora, também ela professora, claro, é uma mulher de armas. A sua paixão pelo Islão já a levou a sítios como a Tunísia, o Egipto e, há 5 anos, o Irão. Sempre sozinha que, como diz, as suas amigas querem ir às compras e ela quer ir ver a história e os lugares!
A sua próxima paragem, este verão, será a Síria e o Mar Morto na Jordânia! E é tão giro vê-la, quase exaltada, falar sobre o facto de os japoneses terem direito às suas férias e não usufruirem delas! Ela fica posessa!



No vídeo acima cantámos os parabéns ao Tomek que está no Canadá! É que, nesta noite, era o seu aniversário!


E, claro, o momento dos discursos, que qualquer festa japonesa que se preze tem que ter os seus discursos da praxe!


Ontem, dia longo, dei com um caranguejo logo à saída de casa. E eu que moro num terceiro andar! Foi interessante ver o bicho numa poça de água deixada pela chuva dessa noite impertigar-se todo assim que me aproximei!
Pena não ser uma sapateira! Senão não teria escapado!


E nessa mesma manhã, dei com um óptimo exemplar da fashion japonesa! Relembro que estão uns 30ºC e uma humidade do caraças!


A foto foi tirada do carro do Jonathan. Econtrei-o em casa da Lauren. Fomos os três à praia. E de carro é sempre outra loiça, claro está! Mas antes disso passámos por um restaurante com estes assentos finíssimos! Um misto de Alfaia com putas do Cais do Sodré...


E cá estamos nós no nosso primeiro dia de praia. A Lauren e eu!


E o Jonathan, no seu melhor. A verdade é que, e apesar do calor, estava um dia lindo!


Depois do encontro de terceiro grau com um extra-terrestre com mandíbulas ameaçadoras e uma bela ida à praia, fomos até ao primeiro festival de verão da cidade, o Nagahama Matsuri.
Acho que nunca tinha encontrado tantos alunos e ex-alunos meus! Também não é díficil, dando aulas aqui há já três anos, dois dos quais no centro da city!


Esta não é minha aluna, of course!


Este festival faz-se mesmo ao lado do templo shinto de Nagahama. E cá está um belíssimo vídeo no dito cujo.


Com a calorina que está, nada melhor do que um belo copo de gelo triturado com xarope de laranja! Uma maravilha!
E o jimbe que trago vestido também ajuda!


No meio de tanta gente que encontrei, dei com um dos meus alunos vestido com a t-shirt do Cristiano Ronaldo!




Haviam de ver a loucura, raiando a histeria, de alguns alunos quando nos encontravam! UI! Digno de uma recepção a uma qualquer Madonna ou um qualquer Saúl Ricardo!

Por ali andava também um grupo a tocar umas coisas com uns dragões a dançar... Eis senão quando, e já o tinha visto antes mas nunca me indagara, vejo os dragões, depois de uma pequena dança algo intimidatória, a tocar na cabeça das pessoas. Sobretudo de criancinhas que, não entendo nada do que se está a passar, desatam a correr a chorar e a chamar pela mãe... Só que estes dragões, com o toque na cabeça, trazem boa sorte a essa pessoa. Ora eu que fui tocado vou ficar à espera!!! I'll let you know!









Já o Jonathan e a Lauren tinham partido por aquela estrada, quando encontramos a Danielle na sua bela yukata.



Lá deixamos a coisa para trás e fomos ter com a Shauna que mora ali mesmo ao pé, mas que mesmo assim não quis ir ter connosco...


Falámos bués. E como eu ainda não tinha comido apesar de toda a comida disponível na festarola da terra, fomos até ao Redwood para um belo hamburger. A Shauna tinha ficado em casa mas surpreendeu-nos com a sua presença! E ainda bem!



E assim se passou o serão de sábado.

E esta é a paragem pertinho da minha casa! Acho bem que decorem para quando cá vierem! E ainda há vagas!

5 comentários:

Anónimo disse...

Prémio no meu blog para ti :)

Jokinhas

Miguel F. Carvalho disse...

ninguém pára o menino!!! lol

Anónimo disse...

Gostei de mais umas fotos do teu fim de semana!! Animado, jantaradas com o pessoal, com uma ida a praia, com caranguejos no alpendre de casa (que é sempre chique!!) e com uma foto fantástica do “Tigrão”!! :)
Uma óptima semana para esse lado do Mundo!
Beijos
Inês*

Vanessa disse...

Isto é q vai por aí uma vida...n há vez alguma em que visite o teu país das wonders q n veja jantaradas, patuscadas, olhos em bico e agora até carangueijos eh eh..até os crustáceos estão representados neste blog...coisa mai linda...
saudades tuas...sempre.
Beijossss.

João disse...

Isso ai no Japão é uma festa :). Quando ai estive não era assim :).