segunda-feira, junho 18, 2007

Diferencas culturais

Que o Japao e Portugal sao muito diferentes, ja toda a gente sabe. Mas, as vezes, deparo-me com pequenos detalhes fantasticos. Como foi o caso de hoje...
Liguei para Niagemachi e a Yuriko disse-me que o pai da vice-presidente tinha morrido. Lamentei, claro. Voltei a ligar porque precisava de falar novamente com ela e, para meu espanto, quem me atendeu foi a vice-presidente (sim, que no Japao nao tem PBX's!). Fiquei espantado, porque o seu pai tera morrido neste fim de semana... E fiquei ainda mais espantado quando lhe perguntei "esta boa?" e ela respondeu "sim. Mas triste" seguido de um pequeno sorriso...

Nao quero com esta pequena estoria dizer que esta gente nao tem sentimentos. Isso e mentira. Mas so eu sei o que me custou a morte do meu avo e o que me custa saber que as brincadeiras dele nao estarao a minha espera quando regressar.
Esta estoria nao passa de uma estoria sobre formas diferentes de lidar com a mesmissima dor.

1 comentário:

Vanessa disse...

De facto assim é...cada um de nós tem a sua própria forma de lidar com a perda...não só individuio como mesmo o povo e o país..são mesmo formas culturais de sofrer a dor...de qualquer forma ainda que essa senhora conseguiu dar a volta e encarar a sua perda da melhor forma que creio existir: com serenidade. Beijinhos.