quarta-feira, janeiro 03, 2007

O outro lado do Ano Novo

No Japao, o Ano Novo e um momento para a familia. Nao se vem aquelas grandes celebracoes a meia noite que se vem no resto do mundo. E os primeiros dias do ano sao, regra geral, consagrados a familia. Reunem-se, comem, bebem e convivem. E nos (quem ficou por aqui) fomos convidados para fazer parte de uma familia japonesa por umas horas. A familia do Kawano sensei.

O Kawano sensei apanhou-nos na Camara Municipal e a primeira paragem foi no Gokoku jinja, que e como quem diz "templo de Gokoku".
Tradicionalmente, os japoneses vao ao templo xinto no primeiro dia do ano para rezar e ver a sua sorte para esse o ano que se segue. E nos fomos tambem. Estava cheio de gente: novos, velhos... ia dizer "gordos, magros", mas estamos no Japao... Voces percebem-me!
2007 e o ano do javali e, por isso, la esta ele em todo o lado. E a seta gigantesca - a maior do Japao - traz boa sorte e afugenta os maus espiritos. Eu comprei uma pequenina! E tambem tirei a minha sorte... Nao era ma, mas o Kawano sensei disse-me que, nao sendo a melhor das sortes, seria melhor eu deixa-la atada algures no templo... E eu assim fiz!






E o sacerdote do templo tambem la estava! Oh pra ele todo pipi!


Depois do templo, fomos ate casa do Kawano. La estava a sua familia e alguns amigos (um deles a morar em Bangkok e a trabalhar para a Kawasaki). E, claro, montes de comida.
Antes de iniciarmos o respasto, foi-nos dado um licor de arroz a beber... Bem bom! Mas, ainda assim, nao melhor do que o licor de canela da mae da Aida!








No Japao, o acto de conviver e muito importante. Seja na familia, seja no trabalho. E esta, por isso, rodeado de rituais. Ate beber tem o seu ritual: as pessoas nao se servem a si mesmas, mas servem, isso sim, os outros e esperam ser servidas por alguem.
O licor que ja referi, tambem tem o seu ritual: simula-se que se vai colocar o licor na taca tres vezes e so depois se deita o licor na taca. As tacas sao seguras com as duas maos - como, alias, se deve fazer sempre. E normalmente espera-se ate que toda a gente comece a beber, normalmente com um brinde, dizendo kampai. E, digo eu, as tacas parecem ser so usadas nesta ocasiao!
Outra coisa interessante e o facto de ser perfeitamente aceitavel que se beba ate se estar bebedo. Seja em casa, em frente as craincas e aos convidados, seja em festa do trabalho, em frente aos chefes ou aos subalternos! E ha que dizer que, ainda ontem, vi um senhor ja entradote a ser levado por duas outras pessoas ate ao comboio... As coisas sao diferentes por estes lados!

Mas, de volta a nossa festa bem japonesa, depois passamos um quanto tempo com as criancas da festa e jogar uns joguitos e, depois, a acender as velas nos pedacos de bambu a porta de casa. Lindissimo!






Na verdade, enquanto o pessoal estava e entreter-se com os jogos, eu estava a tentar passar pelas brasas (embora tambem tenha dado um arzinho da minha graca). Como disse, deitei-me as 8 da manha e levantei-me as 12.30! Escusado sera dizer que na noite a seguir dormi 12 horas! UI! Que bom!

1 comentário:

ArtByJoão disse...

UAUUUU...

Que belas fotos de bambus!!! Não tem copyright, pois não?

:)

Da Costa De Carvalho dixit