domingo, agosto 12, 2007

Tokyo, outra vez

Estava eu a espera do hovercraft para o aeroporto quando vi na televisao uma noticia para partilhar convosco: no outro dia, um miudo de uns 5 anos morreu numa cidade aqui perto, quando o infantario foi num pequeno passeio. O problema foi que o miudo ficou esquecido na carrinha do dito infantario e acabou por morrer por causa do calor (obviamente o ar condicionado estava desligado).
Viu-se o director o infantario (ja um anciao) a chorar, o funeral do miudo, o pai a falar com os jornalistas com a mae cabisbaixa ao lado.
Triste, claro.

Mas entao porque estava eu a espera do hovercraft? Pois bem, fui a Tokyo. Desta vez por causa do trabalho. Mas, claro, ainda deu para dar umas belas voltas, que e isso que a malta quer!
A viagem comecou com uma taxista muito simpatica que me disse que de vez em quando vai a Tokyo passear. Achei fantastico! Depois viemos a falar de como tudo e caro neste pais. E tudo em japones. Ou mais ou menos, claro esta!
Como sempre, ha ingles do bom, como este precario, que reza assim, entre outras coisas, "desconto para deficientes", "desconto para atrasados menetais":


E, ainda por cima, precisam de prova!


E ca esta o hovercraft, que e uma coisa muito boa. Sabe tao bem "voar" por cima das ondas!


E, como sempre, o Japao tem destas surpresas! Entao nao e que estavam a vender escaravelhos no aeroporto?! So mesmo no Japao!



Alias, uma das perguntas mais comuns, sobretudo na primaria, e "qual o teu insecto favorito?" tal e a adoracao por estas coisas por estas terras! Os miudos ficam parvos quando lhes digo que nao ligamos importancias a estas bicharocos por terras lusas!

La me meti no aviao e, apesar das nuvens e da turbulencia, e dei com o Monte Fuji! Ja o tinha fisgado das outras vezes, mas desta vez tirei uma fotografia... E que bem fica ele rodeado de nuvens!

Como esperava, estava um calor infernal. Se Kyushu e quente, Tokyo consegue ser ainda pior! Mas eu la sobrevivi!

Como tinha tempo, nao andei nas correrias da outra vez! E tirei umas fotografias a zona de Daimon, depois de andar no tal monocarril que mais se parece com uma montanha russa!



Nesta fotografia, ve-se o shinkansen, o comboio branco mais ao fundo. Sempre elegante, sobretudo no meio destes arranha-ceus todos!



E qual foi a minha primeira paragem? A American Apparel. Gracas a Orlanda e o Ca, fiquei viciado! E la fui fazer umas comprinhas minimas. Bendita globalizacao!


Nesta noite fiquei em casa do Alex, ou como ele diz, "no ovo"! Ele tinha-me mandado a chave pelo correio para eu poder ir logo para casa, uma vez que ele so acabava o trabalho as 22. E la fui eu e dei com o ovo e tudo mais! Claro que lhe estou eternamente agradecido... E so lhe peco desculpa por te ter sacado esta fotografia! EH EH!


E no dia seguinte, a meu pedido, fomos ate Yokohama, que e como Vila Franca de Xira em relacao a Lisboa! So que com muito melhor aspecto, como podem ver! A zona do antigo porto vale mesmo a pena e a arquitectura dos edificios e mesmo interessante. So me lembrava da Sonia que, decerto, ia adorar!




Ja viram como estou uma fat cow!?





















Ok, eu sei que sao muitas fotografias do mesmo sitio, ms eu fiquei doido com aquele sitio! E que e mesmo bonito! E o dia estava espectacular, nao fosse o calor imenso! E que nao vos passa pela cabeca o forno que estava!

Mas, chegada a hora de almoco, era preciso encontrar paparoca da boa. E Yokohama e conhecida pela sua Chinatown. E que bela surpresa! Parecia mesmo que estavamos noutro pais...







Eu e o Alex so nos perguntavamos quem e que aceitaria o trabalho de vestir uma fatiota de panda num dia tao quente como este... Mas, enfim, pelo menos duas pessoas aceitaram! Eu acho que teria uma sincope!



E estes eram dois dos produtos a venda na loja...




Eles tem uma coisa fantastica que e gelo triturado com sabores... Eu normalmente escolho laranja que e o que me chama a atencao... E com a calorina, soube mesmo bem! E, ainda por cima, em frente a um templo chines que e uma coisa que fica sempre bem!



E, como sempre, havia montes de gente em todo o lado. Tokyo e uma coisa gigantesca que nunca mais acaba...
Aqui ficam umas imagens dos suburbios... Ou sera da cidade? E que a coisa nao tem principio nem fim!



E esta e das boas: uma fotografia das instrucoes para o uso da sanita em casa do Alex! Isto nao e normal!


E isto e na estacao perto da casa do Alex... Aquele senhor que se ve mais ao fundo e um daqueles senhores que pululam aqui no Japao: tudo o que fazem e dizer as pessoas para terem cuidado e por onde passarem quando estao perto de zonas em construcao. E eu ate entenderia isso quando nao visibilidade nenhuma, mas os tipos estao em todo o lado! Uma profissao estimulante, claro!


E nao pude deixar de tirar uma foto a este comboio com umas janelonas gigantescas! Isto em Shinjuku, a estacao onde nunca consigo encontrar a saida certa! Juro, palavra d'honra!


Mas la encontrei a saida e dirigi-me ao hotel onde ia ficar, uma noite, por causa do trabalho. O mesmo hotel em que ficara quando cheguei ao Japao, no ido ano de 2005. Foi interessante ficar no mesmo sitio onde esta aventura no pais das maravilhas comecou. So que desta vez tinha um quarto so para mim! UI! Sem niguem a ressonar ao pe de mim ou a ler livros a meio da noite porque, por causa do jet lag, nao conseguia dormir!
E esta era a vista do meu quarto: o Tocho, o edificio do governo metropolitano de Tokyo!


E mesmo apesar do calor, nao queria ficar no hotel a cocar a micose, e la andei pelas ruas de Shinjuku...



E voltei a subir o Tocho, desta vez de dia. E subi as das torres! E estas sao as vistas: cidade sem fim!

















Ao final do dia, foi dia de trabalho, que eu estava em Tokyo, afinal, por causa do trabalho.
Nesta altura do ano chega o segundo grupo de novos JETs e o meu chefe e sempre convidado para falar numa workshop. Vai dai, ele leva sempre alguem com ele e eu perguntei-lhe se podia ir com ele e ele disse que sim. E ate me perguntou em que dia queria ir e em que dia queria voltar e mais nao sei que! Uma maravilha! Uma viagem a borla com uma noite num hotel super pipi! Mas com algum trabalho, tambem.
Nesta noite, ate, nem foi bem trabalho, ja que estavamos ali para a recepcao oficial do novo pessoal...

E assim que vi este carrinho so me lembrei do Peter, esta claro!


E esta e para o Caca: a menina do meio e ou nao e a versao loira da Rita?
E a menina que esta a direita e a Lauren, uma das novas pessoas que, entretanto, ja trabalha avec moi.


Outra conviva!


E a Sheena, a minha princesa indiana, que foi a Tokyo para receber o novo pessoal. Ela so me dizia que estava exausta, e convenhamos que se via!


E que se faz depois de uma recepcao pipi?! Vai dar-se uma volta por ali... E quem podia resistir a sair com alguem com uma t-shirt destas?





E este menino e o Grabiel, com que me cruzei por acaso. Ele fala portugues e tudo! Claro que fiquei muito contente por poder falar a minha lingua... As vezes sinto uma grande dificuldade em me lembrar das palavras... Ou entao saem-me assim sem mais nem menos a meio de uma conversa em ingles!





Eu, como estou velho, gordo e acabado, fui cedo para casa ate porque no outro dia era dia de labuta logo de manha! E ca ficam as fotos da nossa bela workshop que, modestia a parte, correu muito bem, sim senhor!







Depois da labuta, foi hora do almoco e aqui esta uma fotografia daquilo que estava a minha espera. Muito bonito e tal, mas nao o tipo de coisa que eu goste de comer. Comida fria, para mim, e um snack, nao uma refeicao decente!


Por isso, pus-me a caminho, sem destino e, depois de um belo repasto, acabei em Ginza que me parece ser o meu sitio favorito em Tokyo.




Andei por ali e voltei ao hotel para apanhar a minha bagagem que la ficara e para dar um recado ao pessoal. E tirei esta fotografia do 42 andar o hotel.


E depois meti-me no metro a caminho da casa do Antonio! E so agora dei pelo facto de, mais uma vez, nao haver foto dele! E isso e imperdoavel!
Mas ca fica uma imagem tipica de qualquer lado com cadeiras no Japao!


Depois de meter a conversa em dia com o Antonio, sai cedo da casa dele, passei pelo (faz-me lembrar LA e o Caca) para o pequeno almoco e enfiei-me um comboio completamente recheado de gente! Nao vos digo, nem vos conto! Mas ha que fazer sacrificios!
Por esta altura, nao sabia do boarding pass que me tinham dado para este voo, quando saira de Oita! Pensei que nao haveria problema porque, afinal era so um boarding pass. Mas quando tentei fazer o meu check in na estacao de monocarril para o aeroporto, as coisas complicaram-se e muito, porque e menina queria que eu pagasse uns 30 contos por um novo bilhete! E eu disse-lhe que eles me tinham dado um boarding pass e nao um bilhete, ate porque eu tinha um e-ticket e os papeis que o comprovavam e eles tambem tinham os meus dados no computador! Claro que eu ja estava a espumar da boca!
Ela ligou para um numero qualquer, para poderem falar comigo num ingles mais confortavel. Expliquei tudo e mais nao sei e a menina do outro lado disse-me que o que me tinham dado era um bilhete e nao um mero boarding pass e que por isso tinha que pagar tudo de novo. Eu disse-lhe que isso era absolutamente ridiculo! Afinal eu tinha um e-ticket pelo que nao era de todo preciso um bilhete na minha mao! Mas ela disse-me que os voos domesticos funcionavam assim!
Eu virei costas e meti-me a caminho do aeroporto. Liguei para o hotel e eles nao tinham achado nada. Liguei ao meu chefe que estava a minha espera no hotel e disse-lhe o que se estava a passar! Obviamente que estava furibundo, ate porque eu nunca perco nada destas cenas! Estava tao suado! Credo!
Bem, cheguei ao aeroporto, procurei pelo dito cujo na minha bagagem. Outra vez. O meu chefe veio ter comigo, apesar de ja ter feito o check in, e disse-me para procurar a coisa outra vez. Eu disse-lhe que ja o havia feito nao sei quantas vezes, mas la fiz o que ele me disse! E nao e que o maldito bilhete estava no meio dos papeis que eu tinha levado para a workshop, entalado com um clip?! Eu so lhe disse "meeerrrrdddda"! E ele disse-me: "Nao te preocupes. Percebo perfeitamente"!
Por esta altura era um Angelo ja mais feliz, mas estava tao noutro mundo que me esqueci de fazer o check in para uma das minhas malas e, claro, fui parado no detector de metais, por causa de uma tesoura e da espuma da barba! Mas como o Japao e o Japao (apesar do episodio do boarding pass!), a espuma de barbear veio comigo e a minha tesoura encontrou-se comigo ja em Oita. Viajou no mesmo aviao, mas dentro de um envelope!
Que aventura!

1 comentário:

Xanoxa disse...

Meu caro... ainda não te esqueceres do BI em casa foi uma sorte...

sim querido... faz-me BABAR com as fotos de TOkyo.. faz faz faz...

beijosss grandes