terça-feira, fevereiro 27, 2007

Nem tudo sao rosas...

Nem tudo sao rosas na terra do imperador Akihito!
No outro dia recebi uma carta da YahooTV (assim se chama a companhia que me fornece a televisao, a internet e o telefone) em que dizia que ia deixar de ter os canais BBC World e CNBC e que passaria a ter o FOX Crime e o The Mistery. A carta vem toda em japones, mas como eu nao sou assim tao burro, percebi o conteudo da coisa! A partir de Abril ia deixar de ter um canal noticioso de referencia e um outro que nem via, para passar a ter dois canais de series.
Claro que estas mudancas acontecem em qualquer pais do mundo... Mas tirarem a BBC World e deixarem-me so com a CNN?! Isso e tortura! Nem me consigo imaginar a ter que levar com uma TVI norte-americana que so fala do Iraque, Irao e Afeganistao, ja para nao falar nas perguntas idiotas dos jornalistas!
Mas deixemo-nos de queixumes anti-CNN (nao confundir com "queixumes anti-norte-americanos")!
Ora, o Angelo, depois de ler a dita carta, resolveu mandar um emailzito para uma morada que estava la na carta! Em ingles, pois claro - que aqui o menino nao domina o nihhongo! - para lhes dizer que quando assinei o meu contrato a BBC World fazia parte do pacote e mais nao sei que e indagava sobre as razoes desta mudanca (embora, fossem quais fossem, me parecessem, desde logo, inaceitaveis).
Qual o meu espanto quando, hoje, abro o meu email e la estava a resposta dos meninos da Yahoo TV! EM JAPONES! Ok, depois vinha em ingles! E dizia, grosso modo, que eles nao fornecem apoio em ingles e que os deveria contactar em japones! Escusado sera dizer que fiquei de todas as cores e que so me faltou cair para o meio do chao a estrabuchar e a espumar da boca!
Ora, dirao voces, qual e o problema?! Ora, digo eu, passados cerca de 18 meses de vida no Japao, estas coisas cansam! Uma coisa e ir comprar pao e a senhora nao falar ingles, outra coisa e ter problemas e nao os poder resolver sozinho!
Entao que fez o menino? Foi a loja com uma copia do email e disse que queria falar com alguem em ingles! Ligaram la para um numero tal e coiso e uma menina muito pipi atendeu-me! Que feliz fiquei eu! Disse-lhe que achava inacreditavel receber um email daqueles e que eu so queria saber porque me iam tirar a BBC World e mostrar o meu desagrado! Ela disse-me que nao podia fazer nada, porque aquele servico so lida com upgrades de servico e coisas do genero! La fiquei eu de todas as cores outra vez! Disse-lhe que me sentia discriminado e que achava inacreditavel estar a pagar por um servico que, quando eu tinha problemas, nao tinha como me ajudar! E tambem lhe disse que fizesse chegar o meu desagrado a quem de direito e ela confidenciou-me que o fazia muias vezes! Vai dai, perguntou-me se eu tinha amigos japoneses que me poderiam ajudar! Eu disse-lhe "claro que sim", mas os meus amigos sao os meus amigos e eu nao os quero incomodar cada vez que surge um pequeno contratempo porque eu quero resolver as coisas por mim!
Por esta altura, o senhor e a senhora da loja (cujo ingles se resumia a uns thank you ou just a moment) estavam so a olhar para mim, por causa do claro tom de desagrado da minha voz!
Bem... Acabei por pedir o cancelamento do servico de televisao! Vou mudar para outro, mais caro, mas que, ao menos, nao me castra desta forma!
Ah... E poderao voces ainda dizer, como muita gente diz, "mas estas no Japao!". Pois estou! E gosto muito dele! Mas tem a nocao do que e ter que depender de outras pessoas so por um pequeno email que pedia um pequeno esclarecimento?! Tem a nocao do que e ir a estacao dos autocarros para saber como ir trabalhar e ter que adivinhar o que te estao a dizer?! Caramba, ate Portugal, um pais com uma qualidade de vida muito inferior a deste, tem pessoas que falam ingles seja onde for! Sinto-me, aquando destes episodios, uma pessoa de segunda categoria, um gaijin que nao passa disso mesmo!

Desculpem la, mas tinha que me chibar todo!

2 comentários:

ArtByJoão disse...

As contas são simples: 2 milhões de estrangeiros permanentes para 127 milhões de nativos... Há mercado de 2 milhões mas quem irá investir se o retorno é cerca de 98,5% menor do que investir nos nativos???

Faz como eu: sem TV CABO e sem antena colectiva do prédio... acabo por ter sempre tempo para os meus hobbies...

Da Costa De Carvalho dixit

BGO disse...

Hey angel! the jap school children's choir singing is just wonderful, isn't it? I only realised I missed it when i saw the video. Yes, it's all the ceremony-time this time of the year in japan! And thanks for the videos, they are really nice. :-)