segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Fim de semana em Kusu!

Este fim de semana fui visitar a simpatica Rachel a Kusu, uma cidade a pouco mais de uma hora de comboio de Oita! E que belo fim de semana me aguardava!
Parti depois do almoco de Sabado, num dia cheio de sol, sem uma nuvem no ceu. Estava um dia lindo e lindas eram tambem as meninas que trabalham no Yufu no Mori, o nome do comboio que estava na estacao! E elas aqui estao para a posteridade!




Nao fui nesse comboio, porque esse ia no direccao contraria, rumo a Beppu! Mas apanhei um outro comboio bem pipi e la fui eu!
A viagem correu bem. Ja a tinha feito antes, mas e no comboio, entre as montanhas, os rios, os tuneis, o verde, ainda a neve, que me lembro de como gosto do Japao. O conforto do comboio e a beleza da natureza faz-me pensar que nem tudo no Japao esta cheio de alcatrao e predios de gosto duvidoso!

Alias, em Kusu, a Rachel levou-me a uma pequena floresta de bambu!


Foi ai que a Shauna me ligou a dizer que o pai da Rebecca havia morrido nesse dia. Ele estava ja doente. De imediato lhe liguei e ela estava a tratar de regressar a casa...

A floresta de bambu e nas traseiras de mais um templo. Como havia nevado (tinha estado bem frio uns dias antes), via-se a neve a despedir-se pelo telhado abaixo, em direccao ao chao.


E mesmo junto ao templo, no incio da escadaria que nos leva a este, ha um jardim com uma estatua muito interessante. Calculo que seja um oni, ou seja, um diabo. Que diabo!


Alias, esta na altura de lhes atirar frutos secos para os afugentar e levar a ma sorte com eles. Fiz isso no outro dia com alguns alunos da janela da sala de aula, em Ueno!

Kusu e uma cidadezinha bem pequena, num vale no centro montanhoso da prefeitura. Nao ha muito para fazer, como devem calcular! Mas nos la arranjamos com que nos distrair!
Passamos pela loja de animais la do sitio. Ca fica a montra!


Eu e a Rachel compramos chupa-chupas nesta loja! Sim, para os nossos caes (mamae e papai: nao digam nada ao Putshie que e para ser surpresa!). E a senhora, muito preocupada, certificou-se que nos sabiamos que era para caes e nao para nos! Demais! Eu so lhe disse mochiron ("claro")!

Dali, voltamos a casa da Rachel que e, digamos, um gelo! Nao apanha muito sol, pelo que estava mais frio la dentro do que fora de casa! Na manha seguinte, ate se via o meu bafo! Mas ela tinha muitos cobertores bem quentinhos para mim, pelo que nao foi problema, mesmo tendo eu me esquecido do pijama em casa!

Ah, do outro lado da casa da Rachel ha uma loja com um nome muito sugestivo...


E depois deste intervalo, fomos jantar ao restaurante italiano da cidade, um sitio com muito bom aspecto, boa comida e senhores muito simpaticos. Alias, eramos nos os unicos clientes.
Dali, encontramo-nos com o Sebastian (que mora em Kokonoe) e uma amiga de visita de Seattle e o casal Katsu e Mai! E vivemos todos muito felizes estas duas horas de karaoke. Alias, descobri que o Sebastian estudou musica classica na universidade! E nota-se! Ao contario de mim, sabe cantar!










E isto foi tudo no primeiro dia!

Depois de uma noite bem dormida, em que parecia que estava num iceberg, no outro dia fomos ao joyfull tomar o pequeno almoco e depois partimos a descoberta de umas onsen. Achei boa ideia irmos tomar um banhinho a tal sitio, porque nao se tomam banhos dentro de icebergs!
E que boa ideia! Nao estava la ninguem, pelo que estava a minha vontade (mesmo tendo a senhora la do sitio entrado pela janela, quando eu estava ja de saida) e a agua estava bem quentinha e o dia, como se ve, lindo!


Mas nem todas as onsen sao assim pequenas e com pouca gente! Por estes lados, elas costumam ter varios tipos de banhos e muita gente. Mas e preciso nao esquecer que estavamos no campo antes do almoco!

A paragem seguinte foi mais um templo, junto a uma pequena queda de agua, numa zona muito agradavel. O dia continuava lindo e as fotografias falam por si!








Depois de estarmos ali, com o murmurio da agua e o cantar dos passarinhos, fomos ate a um outro templio, bem perto da casa da Rachel. No meio dos campos de arroz, com as montanhas como pano de fundo!





E depois fez-se hora do almoco. Fomos ate ao antigo centro da cidade (perto do primeiro templo). Eu comi lula frita e arroz e a Rachel escolheu tenpura de galinha! Um belo almoco, num restaurante agradabilissimo, mas mesmo assim nada me tira as saudades da comidinha la de casa!

E junto ao restaurante, mais um diabozito!


E depois foi a despedida! Apanhei um daqueles comboios verdes - bem confortaveis - e la se resolveu uma confusaozita com os meus bilhetes! Estar numa situacao problematica quando nao se fala a mesma lingua pode ser uma aventura inesquecivel!

Inesquecivel foi tambem a viagem de Yufuin (tive que mudar de comboio) ate Oita! De novo as montanhas e o verde. Mas, desta vez, o sol estava a despedir-se por detras das montanhas. Nao so e o Japao o pais do sol nascente, como tambem o e do sol poente. E convenhamos que e bem mais provavel vermos o sol a por-se do que a levantar-se! Nao e assim, amiguinhos?

E que bela companhia me fez o "Great Game" de Peter Hopkirk, que estou a ler, descendo as montanhas ate Oita... Onde fui jantar com a Dannielle!

Sem comentários: