sexta-feira, abril 08, 2011

E a pouca sorte continua no Japão

Ontem, estava ainda no trabalho quando me deram conta de mais um terramoto no norte do Japão. 
Os cientistas já previam isto, porque as placas tectónicas estão agora a recolocar-se no seu sítio e isso liberta sempre muita eneergia. Recordo, aliás, que o grande terramoto de 11 de Março alterou ligeiramente o eixo da Terra e moveu o Japão uns metros em direcção ao Oceano Pacífico.
Seja como for, e de acordo com as notícias que chegam do outro lado do mundo, houve mortos e feridos no terramoto de ontem. E não consigo sequer imaginar o pânico dentro das pessoas que por tanto já passaram.

4 comentários:

BigInJapan disse...

http://english.kyodonews.jp/news/2011/04/84126.html

Morreram 4.

Já estavámos à espera, mesmo ontem de tarde na minha aula de Japonês, estavam a dizer que até dia 10 iríamos ter outro terramoto forte, não pensei que fosse nessa noite, de facto não pensei nada, que pensar nestas situações?

O tremor nada de parecido teve com o dia 11, talvez só mesmo o epicentro. Se fossem noutras circunstâncias, aprecia a notícia num canto do Jornal... Mas somos gatos muito escaldados, nem é preciso ser agua fria para ter medo.

Os 4 que morreram tinham entre 63 e 85 anos. Sei que a de 63 anos foi porque a energia sofreu novo corte e o aparelho que usava para respirar falhou...
Muitos dos feridos foram pessoas que no pânico tentaram fugir por escadas e caíram, ou foram a correr para a rua e levaram com algo em cima, algo que sabiam que não deviam fazer, e provavelmente no dia 11 não o fizeram. Mas agora é o estado psicológico a mandar, e segundo sei, foi uma loucura de evacuação por temerem novo tsunami.

Mas o terramoto em si, forte, como quase sempre o é no Japão, não foi mais forte do que muitos outros sentidos em vários pontos do país habitualmente.
Mas com prédios já muito debilitados pelo tsunami e sismo do dia 11, nem para falar nas pessoas a viverem ainda o terror dos últimos tempos, qualquer problema é uma desgraça que se acumula àquela que centenas de milhares estão a viver.

Melhores dias virão, porque têm de vir, senão está tudo fo**do.

がんばれ日本

Sapo disse...

Tento manter-me alienado deste tipo de problemática por medo de enfrentar a realidade, mas ela termina sempre por apanhar-te :(
Que Deus os proteja.

Astrid disse...

Angelo, ainda sobre aquele meu post sobre a Suécia, se quiseres, ainda há mais por aqui - "Anders Borg diz que executivo devia ter pedido ajuda em Outono passado
Ministro sueco das Finanças: Governo português é responsável pela situação do país" -http://economia.publico.pt/noticia/ministro-sueco-governo-e-responsavel-pela-situacao-do-pais_1489070
Fica bem.

pinguim disse...

Que estoicidade tem o povo japonês...