segunda-feira, dezembro 04, 2006

Sai um suminho fresquinho!

Desculpem la a demora em escrever mais qualquer coisinha, mas tenho andado ocupado com o trabalho e ontem tive um teste de japones. Todos os anos ha um teste de proficiencia e eu resolvi faze-lo. Como nao me apetece estudar, a coisa nao me correu la muito bem! Haviam de me ver a procurar significados para os kanji! Parecia o totoloto! Mas so um bocadinho!

Mas o que importa mesmo e que fui ate Fukuoka para ver sumo. Do bom. Completamente natural, sem aditivos. Estavam la mais umas quantas pessoas de Oita e tinhamos uns lugares todos pipi, com umas almofadas purpura (esta palavra e fina e eu nunca a uso!) e mais nao sei que. Foi super interessante!

Aqui ficam umas fotografias, gracas ao Sr. Peter Mytko! E tambem tenho que agradecer a minha queridissima Mitsue que, apesar de estar em Tokyo a trabalhar (esta rapariga esta sempre a trabalhar), ainda me conseguiu guiar pelo labirinto que e Tenjin para eu conseguir ir almocar! EH EH!

Os senhores que praticam sumo chegam de taxi. Sim, leram bem, de taxi ao sitio onde a coisa decorre. Para quem nao sabe, quem pratica sumo tem que se reger por um apertado codigo de conduta, que vai desde a hora em que tomam o pequeno almoco ate a quem lhes segura a toalha ou como penteam o cabelo. Como tudo o resto na sociedade japonesa, a hierarquia e importantissima e dita muitas destas coisas, ate o tipo de roupa que podem vestir ou o calcado que podem calcar...


E depois de serem aplaudidos ao entrarem no edificio (as pessoas amontoam-se para poderem vislumbrar o seu lutador favorito) comeca o espectaculo... Ha manifestacoes de forca, com as poses em que se poem; Ha cor; Ha o publico a apoiar os seus favoritos; Ha o arbitro que quase que parece uma drag queen de kimono... Cada luta, dependendo da posicao dos lutadores, pode levar 5 minutos a comecar...




E se houver duvidas sobre quem e o vencedor (em condicoes normais, e facil ver, pois quem toca o chao com alguma outra parte do corpo a nao ser os pes e eliminado) ha uns senhores que estao sentados em volta da arena para poderem ver a coisa e decidir, se for preciso. De referir que, alguns deles, sao ex-lutadores...


E, depois, volta-se a festa!




O Kotooshu - o menino estrangeiro que estava a lutar, vindo expressamente da Bulgaria - perdeu. Ele e extremamente popular e o impensavel aconteceu: para mostrar o se desagrado o publico - sim, japoneses - comecaram a atirar as almofadas para a arena. Um espectaculo purpura (ca esta a palavrita fina outra vez!).


E enquanto as almofadas voavam, o senhor que ganhou - e que ja havia ganho antes - fazia a sua performance de vencedor, com o seu arco e tudo e tudo e tudo.


E eu e a Yellie la estavamos a ver tudo!


(Convem dizer que eu e os outros tambem atiramos as almofadas... Mas as fotografias foram tiradas antes...)

Sem comentários: