sexta-feira, dezembro 29, 2006

Junto ao equador - Tomo V

E a nossa viagem aproximava-se do fim.

No Sabado, penultimo dia, apanhamos o autocarro das 8 com destino a Singapura. Mesmo com as temperaturas quentes dos tropicos, tomar banho de agua fria antes das 7 nao e pera doce! Mas, ao menos, desta vez, o autocarro tinha muito bom aspecto e portou-se muito bem.

Chegamos a Johor Bahru, a ultima cidade malaia, tres horas depois. Saimos do autocarro e passamos a fronteira malaia. Nada de estranho. Voltamos a entrar no autocarro e passamos o dique que liga a Malasia a Singapura. Estava cheio de carros, como, pelos vistos, esta sempre.
A travessia correu muito bem. Afinal, sao so meia duzia de quilometros. Mas passar a fronteira em Singapura e bem mais complicado! Sair do autocarro, esperar nas filas, mostrar a documentacao, passar o detector de metal, entrar no autocarro e esperar pelo resto das pessoas! Isto levou para ai uma hora! Santa paciencia! Mas a burocracia de Singapura nao brinca em servico! Bem, nao e a toa que Singapura e o pais que e!
A proposito, PODEM COMER-SE PASTILHAS em Singapura. O que nao se pode e deita-las para o chao depois! Nem pastilhas, nem nada! Senao leva-se com uma multa! E assim mesmo e que e!

Mas voltemos a viagem para Singapura. Depois de estarmos todos no autocarro, continuamos viagem! O congestionamento do lado de Singapura nao era brincadeira! Haviam de ver as centenas de motas a espera de passar!
E os autocarros com pessoas que trabalham ou vivem no outro lado. Imaginem a demora todos os dias!

Mas la chegamos a estacao rodoviaria de Lavender's Street. Apesar de Singapura ser minuscula, nem sabiamos bem onde estavamos e precisavamos de trocar dinheiro. E a estacao e um mero parque de estacionamento. Seja como for, la encontramos o nosso rumo! Eu fui para casa por a bagagem e o Peter foi buscar uma amiga que estava a chegar a Singapura.

Ainda nao falei deles, mas os taxis sao baratissimos por aqueles lados. E os taxistas, muito simpaticos! Sim, senhor!

Mas ca ficam as ultimas fotografias de Singapura. Jantamos junto ao rio na nossa ultima noite e fomos fizemos um tour de barco. E la estava a amiga Bo!

No Domingo, a maravilhosa Christina levou-nos ao aeroporto, de novo, bem cedinho. A viagem correu bem, apesar de estarmos estafados e da aterragem em Fukuoka (tanta turbulencia)... E, depois, mais duas horas no autocarro ate Beppu e uma curta boleia da Kaori. Fui para a cama a 1 da manha! Claro que no dia a seguir fui trabalhar mais tarde!

E assim foi a nossa viagem a Singapura, um dos sitios que, ha ja muito, queria visitar!