sexta-feira, dezembro 29, 2006

Junto ao Equador - Tomo III

A aterragem do pequeno aviao da Berjaya Air no aeroporto "Sultan Mahmud" foi bem sentida, mas tirando isso, tudo correu bem. O aeroporto e um bocado estranho: grande, ja antigo, mas sem quase ninguem... Foi substituido por um novo noutra zona da cidade...
Dali, metemo-nos num taxi para Kuala Lumpur. Deixamos a nossa bagagem na pousada - onde ficamos num quarto sem janela - e fomos almocar, que estacamos cheios de fome. E a nossa primeira refeicao em Kuala Lumpur foi num restaurante libanes. Que bela comidinha e que belo restaurante!

Com isto tudo, este dia estava quase feito...
Mas que e feito da Shauna, perguntam voces? Pois bem, a viagem dela foi expressamente para o casamento. Por 4 dias. Dai nao estar connosco na Malasia. Na segunda feira, voltou ao Japao e na quarta feira embarcava numa viagem de loucos: Oita - Tokyo - Washington - Charlotte - Jamaica (nao me lembro qual dos aeroportos)!

Mas voltemos a vaca fria, que, a bem dizer, estava bem quentinha... Kuala Lumpur e um forno, como Singapura...
No dia seguinte, decidimos andar por Kuala Lumpur. E uma coisa em que reparamos de imediato foram os viadutos em toda a cidade... Seja das vias rapidas ou do monocarril. Da-lhe um aspecto constante de uma gigantesca interseccao rodoviaria...

A nossa primeira paragem o Museu Nacional. Bem... Que coisa tal bem amanhada! O edificio ate tem algum interesse visto de fora, mas la dentro nao tem la grande interesse... Mas dei com um exemplo da influencia portuguesa na Malasia...

Dali, fomos a uma pequena galeria mesmo ao lado do museu... E punha o museu a um canto! Muito mais interessante!
E continuamos o nosso passeio... Passamos pela antiga estacao central (algo interessante, masnada por ai alem) e por um edificio do outro lado da rua...

E continuamos... E a influencia arabe e islamica na arquitectura malaia e inegavel e deveras interessante!

E de repente chegamos a Merdeka Square. Sim, leram bem! Foi aqui que a a independencia da Malasia foi proclamada em 1957.

Paramos ali para tirar umas fotografias e para o Peter ir a loja de conveniencia comprar pilhas... A maquina dele andava com tosse... E as pilhas andavam doidas...

Apesar de estarmos na Merdeka, nao desistimos e continuamos o nosso periplo, em direccao a uma mesquita. Como a Malasia nao e a Tunisia, nao pudemos entrar em nenhuma das mesquitas... Mas miramo-las de fora!

Continuamos por aquela rua abaixo e fomos ate a Chinatown de Kuala Lumpur. Vimos alguns edificios bem bonitos pelo caminho e acabamos num mercado cheio de gente... Alias, com gente a mais... E vendedores muito insistentes...

Antes de concluirmos o nosso passeio pela Chinatown, ainda almocamos no Central Market, um antigo mercado cheio de lojas com coisas boas! Fomos a um restaurante e a comida era EXCELENTE! Comi lula frita em manteiga com basilico... Ainda hoje sinto o sabor divinal do ovo em volta da lula na minha boca... UI!
E foi a qualidade extraordinaria da comida que nos fez esquecer o insecto que estava na coca-cola do Peter e, mais tarde, o ratinho que decidiu estacionar junto a nossa mesa! Ainda lhe tentei dar arroz, mas ele devia estar cheio! AH AH!
De novo, a comida era tao boa, tao boa que, mesmo apesar dos apesares, voltamos no outro dia, para mais do mesmo! E, se pudesse, ia la jantar mais logo!

Nessa noite fomos ver a Torre de Kuala Lumpur (Menara KL em malaio). Fica numa colina no centro de Kuala Lumpur, pertinho do edificio com o camelo... Ate aqui a arquitectura e fortemente islamica...

Daqui ja se viam as outras torres: as Torres Petronas! Se a Torre KL tem o seu interesse, as Torres Petronas sao imponentes, lindas, esmagadoras em toda a sua grandeza. De todas as fotografias que ja vi delas, nenhuma lhes faz justica. Sao lindissimas!

E as belissimas Torres Petronas ficaram para tras...
Nessa noite, estavamos tao cansados que resolvemos fazer uma massagem aos pes, a caminho da nossa pousada. Mas a diferenca de preco para uma massagem ao corpo todo nao era assim tao grande... Resolvemos, entao, fazer uma massagem ao corpo inteiro! BEEEMMM! Saimos dali levezinhos como uns anjinhos! Que maravilha! O Peter, que nunca tinha feito uma coisa destas, estava satisfeitissimo! E eu tambem! Benditas maos chinesas!

A chuva continuava a cair de quando em vez, mas o calor ainda estava no ar.
Era o nosso ultimo dia em Kuala Lumpur e ainda nos faltava ir as Torres Petronas de dia e subir ate ao passadico entre as torres (nao e permitido subir mais alto). Metemo-nos no monocarril e la fomos nos. E la estavam as torres. Espectaculares. Tanto por dentro, como por fora! Mas qual o nosso espanto quando, s 11 da manha, ja nao havia bilhetes para esse dia! Pelo que percebi, se queremos um bilhete temos que la estar antes das 8 da manha! Agora, diham-me la, quem e que comete uma loucura dessas quando esta de ferias!?

E depois metemo-nos a caminho da estacao de autocarros... Um sitio... Enfim... Sem comentarios!