quinta-feira, dezembro 28, 2006

Junto ao Equador - Tomo II

(Este post foi escrito in loco)

Dia primeiro

Hoje, Domingo, partimos de Singapura para a Ilha de Tioman, na Malasia. Decidimos que seria interessante fazer uma pausa kit-kat como deve ser, na praia, na ronha o dia todo.
Depois de nos despacharmos, fomos ate a um cafe Banana Leaf para o Peter comer qualquer coisa (eu ja tinha tomado o pequeno-almoco), metemo-nos no metro e la fomos, mais uma vez, ate a Little India. Trocamos dinheiro e compramos um adaptador para as tomadas. De suma importancia!
Dali, metemo-nos no metro de novo e depois apanhamos um taxi para o aeroporto de Seletar. Este aerorporto e uma antiga base militar e e "desse tamanhinho", muito pequeno. So uma companhia aerea usa este aeroporto.

Fizemos o nosso check-in - num dos dois unicos balcoes - esperamos e depois fomos chamados para passaramos pela emigracao. Dali, seguimos para uma outra sala e esperamos elo nosso aviao. Pequeno e velho. Que interessante. E eu fiquei doido: o meu primeiro voo num aviao tao pequeno e, ainda por cima, com helices. E o mais curto voo internacional da minha vida: 35 minutos!

A viagem correu bem. Como disse, o aviao era velhor e isso via-se bem! Nunca voamos muito alto, pelo que sempre se pode ver terra e, depois, mar com grande promenor. As vilas, as praias, os rios, a floresta.

A chegada e que foi! A ilha tem muito bom aspecto: verde, muito verde. borejada pelo azul cristalino junto das praias. E o aeroporto e demais: uma pista entre montanhas em tres dos lados e o mar do outro! Uma das aterragens, como hei-de dizer, mais "alternativas" que ja tive: o aviao aproximou-se em cruva e assim que a desfez, pousou de imdediato e, claro, travoes a fundo... Ao fundo da pista, la estava ela, a montanha! Juro palavra d'honra!
Dali, saimos para a pista, passamos a emigracao (juntamente com as outras oito pessoas que voaram connosco), pagamos 5 ringgit para a conservacao do parque d ilha, apanhamos a nossa bagagem, ali mesmo, no chao e la fomos nos. A cena foi que nem sabiamos para onde iamos. O Peter ficara encarregado do alojamento e foi virtualmente impossivel fazer quaisquer marcacoes pela internet. E assim viemos a aventura! E que aventura! Decidimos via para um sitio chamado ABC, no norte da ilha. Disseram-nos que levaria uma hora a andar para chegar aqui... Escusado sera dizer que, e, ainda por cima, com o calor do costume, eu jamais faria tal coisa! E la tivemos que apanhar o transporte da ilha! Ca fica a fotografia!

Agora imaginem-me sentado na cadeira, com a minha mala atras e o saco do Peter a minha frente, o homem a conduzir e mota e o Peter sentado atras dele! Que aventura! E la viemos nos por caminhos que nada mais eram do que passeios de cimento... Ate uma montanha. Ai, pagamos os 15 ringgit de "tarifa", subimos a encosta da montanha que separa estas duas partes da ilha e cinco minutos depois chegavamos ao nosso destino. E que bela paisagem.

E logo que descemos, la estava o Nazri's Place, o sitio de onde vos escrevo este post. O senhor foi muito simpatico e ate cantou "La vie en rose" quando descobriu que o Peter e do Quebec! Demais!
E assim foi a nossa chegada a Tioman!
Ha muita coisa fechada e pouquissima gente, porque estamos em plena epoca baixa. O que e extraordinario e que os dias estao lindos!
Depois de chegarmos a ilha e de fazermos o nosso check-in e tal fomos para a praia. A um minuto do nosso quarto (com ar condicionado e agua quente). Nao e fantastico? Mas isso nao sei antes comermos uns noodels bem bons.

E depois da praia, ainda tivemos tempo para jantar. Ao longe, viam-se relampagos. E como nao ha mais nada para fazer, recolhemo-nos para os claustros! Mas os sons da selva e os trovoes e a cuva nocturnos bem que me acordaram de quando em vez.

Dia segundo

Neste dia ficamos a saber coisas sobre a familia russa: ela e a segunda mulher dee e a filha e do primeiro casamento do marido. E sao de perto de Moscovo. Entretanto, a rapariga dos EUA que estava no quarto ao lado do nosso ja se foi embora e chegaram quatro raparigas - duas delas suecas - que trabalham para o Exercito de Salvacao em Malacca e um outro grupo de tres pessoas. E de referir que a informacao sobre os russos foi-me gentilmente cedida pelo dono do sitio, Nazri! Dele, ficamos a saber que tem 64 anos, nao foi a escola, nasceu aqui, tem 8 filhos (o mais velho com 40 anos e a mais nova com 20, a estudar gestao empresarial em Kuala Lumpur). E tambem tem netos (nao tomei nota de quantos).

Escrevo este post, quando o sol se esta a por no horizonte. O que se ouve sao as ondas, algumas pessoas a falar. O meu estomago. Ja estou a comecar a ficar com fome.
Resumindo e concluindo, hoje foi um verdadeiro dia de ferias. Apesar da chuva que caiu a valer. Comer e praia. Esta segunda, na companhia de uma gata que adora pavoenar-se pela areia, esfregando-se nas pessoas (e uma oferecida) e deitando-se nas nossas toalhas e na mochila do Peter.

(Esta minha fotografia tem que se lhe diga: gata da Malasia; eu de Portugal; oculos comprados a espanhois; calcoes comprados em Singapura, na Orchard Road; gordura do Japao)

Amanha vamos embora.

Dia Terceiro (escrito a posteriori)

O nosso aviao partiu as duas e tal, do tal aeroporto com montanhas a volta. Como tinhamos tempo, despachamo-nos sem pressas e ainda passamos pelo hotel de 5 estrelas, no outro lado da ilha, para vermos a internet e tudo mais. Carissima!
Desta fez, o nosso meio de transporte nao foi a bela da mota com cadeira de plastico! Mas sim uma carrinha mais velha que sei la o que! Que aventura!

E aventura foi ver uma compra enorme, mesmo juntinho a nos, quando desciamos a encosta da montanha e depois darmos de caras com um lagarto!