sábado, abril 01, 2006

Hanabie!



Estava eu todo feliz da vida porque a primavera tinha chegado. Pois bem... Foi visita de medico, porque, apesar de ter estado sol e mais nao sei que, esta frio! E a chamada epoca do hanabie, que quer dizer, de forma literal, "frio das flores" (hana quer dizer "flor"!). E que quando as cerejeiras desabrocham (nada de piadas porcas, 'sas favor!), faz sempre frio, interrompendo, assim, a chegada da primavera... Mas ela ha-de chegar! Nem que eu a tenha que ir buscar a Conchichina (que, na verdade, nem e muito longe daqui!).

As primeiras fotografias sao de (mais) uma cerimonia que houve na minha escola-bsae. Tipo a entrega de premios aos alunos que se destacaram nas diferentes actividades.
Infelizmente, nao tive como tirar fotografias a (mais) uma outra cerimonia: a da despedida dos professores que se foram embora. Apesar de estarmos nas ferias escolares, todos os alunos estavam la e quase todos os professores tambem. E, ate para mim, foi um pouco dificil despedir-me de algumas pessoas com quem me ava muito bem!
A titulo de curiosidade, os professores "rodam" todos os 6 anos entre as escolas da zona... Ai se isto fosse em Portugal!

As fotos seguintes sao de mais um jantar em casa da Judy e o Hiro que, como sempre, foi um sucesso!

Depois vem umas fotos aleatorias (tive que ir ver ao dicionario como se dizia esta palavra em portugues!) de Oita, pela seguinte ordem:
- A saida do meu predio, ha uma vivenda (sim, que isto aqui e tudo uns em cima dos outros, mesmo tendo vivendas) que tem, a sua volta, uns arbustos que estao, agora, desta cor. Achei piada e tirei a foto;
- Yoshinoya... Sabem como fica o Homer Simpson quando pensa em cerveja e donuts!? Assim, fico eu quando penso neste restaurante de fast-food japones... Nao ha coisa melhor: barato, rapido, optimo e aberto 24 horas por dia;
- Este predio, que me parece alemao, e bem perto da minha casa... Nao sei bem o que e, mas parece-me um local para eventos e mais nao sei que;
- Donquihote e a loja mais louca que algum dia encontrarei, onde se podem comprar desde malas Louis Vitton a mascaras do Darth Vader, sem se esquecer o leite, bolachas Maria de Portugal, pepperkakkor suecas, vinho, fraldas, frigorificos, estetoscopios (que ninguem percebe porque estao no cantinho para adultos!), mp3's, jogos e tudo mais;
- E o supermercado onde costumo ir as compras...

No fim de semana passado, fui a um hanami... uma especie de pic-nic debaixo de uma cerejeira em flor. Estava la aquela que viria a ser a minha professora de japones e alguns dos seus alunos, tudo pessoal conhecido, excepto a Hannah que esta em Yufuin e que trouxe a mae para estar connosco. Foi optimo e comemos imenso e tudo e tudo e tudo!
E, coincidentemente, era o aniversario do Ronnan!

Por fim, um destes dias, mais precisamente, na quarta-feira, fui jantar com a Yuriko e com a fantastica Minami. A Minami era uma professora que trabalhava com o ingles e com o pessoal estrangeiro numa escola primaria modelo perto da minha casa, mas agora vai ser vice-directora numa outra escola.
No Japao, quem faz o trabalho todo sao os vice-directores... enquanto eu ainda tento perceber que raio fazem os directores das escolas... Ou seja, vai ser muito mais trabalho, mas vai abrir o caminho para a boa vida de directora de uma escola! E ela e, de facto, fantastica, sendo a unica japonesa que nao come o almoco da escola, porque nao quer. E uma mulher muito a frente!

Sem comentários: