quinta-feira, outubro 20, 2005

A casa.

Quando entrei naquela que viria a ser a minha casa senti coisas diferentes. Fiquei impressionado pela nao beleza do predio, mas fiquei encantado com o chao de tatami. Fiquei muito triste por a casa estar quase vazia, mas contente por poder vir a decora-la como bem entendesse. Enfim, nada que se compare com a minha chegada a Pitea, na Suecia. Lembro-me de, a entrada, engolir em seco e pensar "Isto tudo para mim!?".
Hoje estou felicissimo com a minha casa. Como ainda nao tenho fotografias - so as havera quando a casa estiver completamente terminada - vou tentar descreve-la promenorizadamente!
Assim que se entra, ha um espaco, ai com 1 m2, onde se tiram os sapatos. Os japoneses - e no Japao, se japones - tiram os xanatos logo a porta de casa e ora andam de chinelos ora de pe no chao. Do lado direito ha um armario que nos separa da cozinha e do lado esquerdo ha a parede que nos separa da casa de banho.
Ah, antes dito tudo, o acesso aos diferentes andares e feito por escadas e corredores exteriores. Nao sei porque, mas e assim em (quase) todos os predios e deve haver uma boa razao para tal. Talvez por motivos de seguranca, ou ate para ganhar precioso espaco!
Voltando para dentro de casa, assim que se passa esse primeiro espaco, esta-se na cozinha. E um espaco, diria, grande. Do lado direito, nesse espaco, esta a janela (que da para o corredor de acesso aos apartamentos do andar). Junto a janela tenho, agora, a mesa para as refeicoes. Na outra parede, esta o fogao. E vamos, agora, debrucar-nos sobre o belo e interessabnte fogao.
Os fogoes deste pais nao tem nada a ver com os nossos. Parecem, antes, fogoes de campismo ligados ao gas natural. O meu tem dois bicos e um forninho minusculo que nem sequer utilizei ainda. E tao ridiculamente pequeno, o raio do fogao, que o trouxe da loja na bicicleta! N'est pas normal! E a ligacao ao gas e feita por nos mesmos com os cabos que nos dao e uma especie de anilhas que apertam os extremos! O meu pai ia passar-se se visse estas ligacoes! E depois do fogao esta o lava loica.
Bem, como a casa ainda nao foi pelos ares, depois do lava loica esta o frigorifico - novinho em folha - e por cima do lava loica esta o armario da cozinha. E depois tenho uma daquelas bancadas de apoio com rodas que negociei com o Peter: ele levou o meu sofa individual, que utilizara, ai, umas duas vezes!
Ora, tudo isto fica a direita de quem entra, e eu descrevi as coisas da direita para a esquerda. dentro da cozinha. Do lado esquerdo, fica a casa de banho com a banheira e o lavatorio. A banheira e, claro, pequena e so da para o duche. Na verdade, os japoneses nao tomam banho dentro da dita cuja, mas fora dela com um alguidar ou o chuveiro para lancarem agua sobre si! A primeira vez que eu e a Danny utilizamos a banheira pensamos que aquilo estava estragado porque a agua saia de debaixo da banheira para o chao. A questao e que ha um ralo no chao por onde e suposto toda a agua vazar. Enfim, outra diferenca entre o Japao e Portugal.
E depois ha o aquecedor de agua. Sim, que aquilo nao e um esquentador. E uma especie de caixa metalica junto a banheira, de onde sai o chuveiro. E muito estranho. E ja estou a ver que vou rapar um frio do caracas no inverno!
Ao lado desta casa de banho, esta outra casa de banho so com a sanita. na verdade, tem a sanita e o autoclismo. E o autoclismo tem uma especie de lavaortio onde podemos lavas as nossas ricas maozinhas. A agua que utilizamos e depois reutilizada para o autoclismo propriamente dito. Estes japoneses sao muito espertos.
Ora, faltam as duas outras divisoes! Se quem entrar em minha casa, seguir em frente, tera duas portas de correr. A da esquerda e a da direita. Nao e extraordinario!? Se a opcao for a da esquerda, entra-se no meu quarto. La esta a minha cama (originalmente o meu futon), a minha mesinha de cabeceira, um outro modulo onde esta a minha aparelhagem, um tapete e, agora, tenho o meu espelho bem grande e o ar condicionado. Se se optar pela direita, entra-se na minha sala. Tenho um sofa que comprei em segunda mao - algo muito comum nestas terras. Nas lojas de segunda mao podem encontrar-se coisas muito boas e quase novas por precos muito razoaveis - por 525 ienes, uma mesa de apoio ao sofa, uma mesa baixa com o computador e a mesinha de cafe que a minha querida Sonya la deixou. As cores predominates, aqui, sao o azul e o cor de rosa. Esta ultima por circunstancias alheias a minha vontade, mas acho que posso viver com essa cor!
A minha sala tem uma janela e o meu quarto uma varanda e ambas tem um armario bem grande com portas de correr. Estranho e que o armario que poderia servir de roupeiro nao tem um varao. Pois... Isso compra-se a parte! Que tristeza.
E assim e a minha casinha toda lolo. Gosto muito dela e ela gosta muito de mim. Digo eu.

Sem comentários: