terça-feira, novembro 07, 2006

Um passeio a terra dos Kims e da kimchee

Este vai ser um daqueles posts!

Neste ultimo fim de semana fui com o Peter a Coreia do Sul, mais propriamente a Seoul, a sua capital!

O antes

O nosso aviao partiu de Fukuoka, na quinta-feira as seis da tarde, mas antes disso eu trabalhei arduamente (cof, cof) com o pessoal da Niagemachi! Fui ter com eles a um parque a uns 10 minutos de bicla da minha casa, perto do teatro noh, como quem vai para Hagiwara. Trabalhei tanto que a unica coisa que tive que fazer foi estar la sentado com os miudos por (quase) duas horas. Vida triste!
Nesse mesmo jardim ha uma estatua de uma menina que morreu sozinha numa caverna em Oita, aquando da segunda guerra mundial. Pelo que percebi da historia, ela nem agua tinha, dai a agua sempre a correr aos pes da estatua. E todos aqueles origami sao ofertas de diferentes escolas aquando do final do ano lectivo, sempre anseando pela paz no mundo...

Primeira paragem

A viagem correi bem e tal. Apanhamos o comboio de Oita para Beppu - menos de 15 minutos - dai metemo-nos no autocarro para o aeroporto de Fukuoka - quase 2 horas - e apanhamos o aviao para o noivissimo aeroporto de Incheon em Seoul. Tem um optimo aspecto, e espacoso e super limpo. Nao o admirei muito bem quando la chegamos, porque ja era de noite, mas no regresso ainda por la andei!
De Fukuoka a Seoul e pouco mais de uma hora e a viagem correu bem. Voamos com a Asiana. Mas a comida nao era la grande coisa: bento. Comida minuscula e fria. BRRRRR!
Quando chegamos a Seoul metemo-nos num autocarro ate Hapjeong (e melhor prepararem-se para os nomes que se seguem) e partimos a descoberta da Kim's Guest House. Chegamos, falamos com a senhora, fomos ao nosso quarto e partimos para o jantar, na zona de Itawon, onde se concentram os estrangeiros. E uma zona super manhosa, mas extremamente segura, como em qualquer outro lado da cidade.
A nossa primeira paragem foi num restaurante italiano onde comemos uma bela pizza. Nao e tao sul-coreano!?

Geunjeogjeon

E o nome do palacio real de Seoul, capital da Coreia (ainda unificada) desde ha muito, muito tempo (se nao estou em erro, desde mil trezentos e qualquer coisa).
Na sexta-feira, metemo-nos a caminho do palacio. Apanhamos o metro e la fomos nos...
O cenario da coisa e bem interessante, porque se vem as montanhas que rodeiam Seoul de um lado e os edificios modernos (e Seoul esta cheia deles) do outro. E no meio estao os diferentes edificios do palacio e os "soldados" que o guardam.
E interessante ver o sitio onde uma princesa foi assassinada ou o trono do rei (embora, a bem dizer, nao me parecesse muito confortavel) ou umas chamines que deixavam sair os fumos do aquecimento do chao do palacio ou ate os totems sul-coreanos!
Aqui ficam as fotos!


Pelas ruas de Seoul

Depois do palacio, visitamos o Museu Nacional Real, ali mesmo ao lado. Tinha muito bom aspecto e muitas coisas bem interessantes! E tinha, tambem, uma exposicao temporaria de uma escavacao conjunta com a Russia com uns artefactos muito curiosos. Fiquei mesmo espantado com a exactidao de alguns dos artefactos antigos... Nao ha fotografias, porque nao podia ser!

Num pais onde 21% da populacao tem o sobrenome de Kim (com uma pouplacao de 48,846,823 de pessoas) eu ate tremi com a ideia de ir a um restaurante. Na verdade, o primeiro argumento nao tem nada a ver com o que vou dizer a seguir, mas tinha que o meter aqui fosse como fosse.
La fomos almocar a um restaurante coreano. Como estava tudo em coreano e, ao contrario do Japao, nao ha fotografias no menu, eu e o menino Peter olhamos em volta e apontamos para o que as outras pessoas estavam a comer. E nao ficamos nada mal! Serviram-nos uns crepes optimos, com imenso alho la dentro e uma sopa que nao estava nada ma.
Mas eu continuo a recusar-me a tocar na kimchee, a couve fermentada que esta gente adora! Nao consigo! E picante e cheira mal! Mas os Kims comem-na a todas as refeicoes! Enfim...

Mesmo assim, fiquei muito agradavelmente surpreso com a comidinha coreana. Toda a gente me dizia que era super picante e tal. O que e bem verdade. Mas tambem e verdade que ha muitas outras coisas bem boas... E ainda outras tantas - sobretudo nas bancas de rua - que desconheco ou que so se estivesse esfaimado lhes tocaria...

Mas la fomos nos a caminho do centro da cidade. Mesmo em frente ao palacio, porem, vimos centenas e centenas de policias (todos super novos ou, como diria a minha mae, "nem tem cara para levar uma chapada") e dezenas de autocarros com grades nas janelas. Comecamos logo a pensar coisas: seria uma comitiva que iria passar por ali ou algum exercicio policial? Nenhuma das hipoteses nos convenceu. Mas, um pouco depois, vimos um grupo de pessoal novo, provavelmente estudantes, com ar de quem ia para uma manifestacao. E deve ter sido isso mesmo. Afinal, manifestacoes na Coreia do Sul e coisa que nao falta! Ca para mim, ate devem ter mainfestacoes a celebrar manifestacoes e contra-manisfestacoes contra as manifestacoes... E mais nao sei que...

Aqui ficam algumas fotografias tiradas ao longo do nosso passeio pelo centro...

E mesmo no centro da cidade esta este circulo com as distancias para uma serie de cidades... Vejam la o que encontrei!

Cheonggyecheon

Cheonggyencheon e o nome de um rio que atravessa o centro de Seoul. Foi de extrema importancia durante muitos anos para quem morava na cidade, mas os anos 60 trouxeram o progresso e uma auto-estrada e um bairro de barracas por cima e em volta do rio. Ate ha bem pouco tempo, quando o presidente da camara de Seoul decidiu restituir o rio a cidade, enterrando a auto-estrada e criando este caminho ao longo do rio para que toda a cidade possa voltar a usufruir deste espaco. Aqui fica uma licao de urbanismo em plena metropole asiatica que, para que se perceba bem o tamanho da coisa, tem tantas pessoas como Portugal!

Continuarei o resto desta aventura em breve... Mas ja estou com os dedos todos encarquilhadinhos de tanto escrever e carregar em botoes e mais nao sei... E ainda me faltam mais de 70 fotografias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo muito bonito kikinho, sim senhor! Mas impressionou-me muito a estatua da menina que dizem ter morrido sozinha dentro do buraco na 2a guerra,opaaa ja sabes como eu sou com miudos...
quem te diria a ti em 1988 (jogos olimpicos de Seul, ai esta minha memoria!...)que la irias estar, hum?!

beijo com saudade

Mari