domingo, novembro 12, 2006

O festival de Ueno

Se bem se lembram, coloquei aqui varios posts com alunos a cantar. Como disse, o que eles estavam a fazer era somente praticar. E no Domingo foi o grande dia.
Levantei-me de madrugada, ou seja, antes das 8 da matina e la fui eu. Os alunos nao sabiam que eu ia e nem lhes passava pela cabeca que eu ia vestido com a minha yukata. Claro que ficaram super surpreendidos por me verem. Mas isso nao importa. O que importa e o empenho e desempenho deles. Aqui ficam videos e fotografias.

Os primeiros a cantar foram os alunos do primeiro ano, ou seja, do setimo ano. Aqui ficam alguns excertos.




Depois da prestacao de cada turma - num total de quatro - os alunos de cada ano juntam-se e cantam todos juntos. Sao cerca de 250 vozes todas juntas. E o que eu nao sabia e que as turmas competem entre si pela melhor prestacao, pelo melhor maestro e pelo melhor piano.



Como ja devem ter notado, este post e para ser ouvido e nao visto. O ginasio estava completamente as escuras e o local onde eu estava nao era de todo o melhor para filmar e tirar fotografias. Mas isso no importa nada. Como tambem nao importa o facto de nao percebermos o que e cantado ou dito...

Depois foi a vez dos meninos do segundo ano, ou seja, do oitavo ano.






Depois dos alunos do oitavo ano, foi a vez da associacao de pais, ou melhor, das maes, porque nao havia la homens a cantar!





Eu pensava que o festival era com os miudos a cantar e "prontos". Mas nao podia estar mais longe da verdade! Depois dos dois primeiros anos e da associacao de pais (ou de maes!) cantarem, ainda houve tempo para muitas coisas!

Uma pequena peca de teatro. E que bela peca! Uma aluna, SOZINHA, em pleno palco a frente da escola inteira e dos pais, falou, chorou, riu, saltou, dancou! Eu fiquei boquiaberto!



A banda da escola (reparem nas palmas que estao SEMPRE presentes...)!







Fomos para o almoco pouco depois das 11. Os alunos, os pais e os professores comem os bento, mas como eu nao sou grande fan destas coisas, fui ate a um restaurante ali bem perto. As 12.15 la estavamos todos dentro do ginasio, para uma tarde cheia de coisas boas!

Agora havia apresentadores! Um rapaz vestido de aluna e uma rapariga vestida de aluno!



E eles estavam a apresentar uma especie de talent show. E a primeira foi uma aluna a tocar violino! E como eu gosto de violino!



Depois seguiram-se bandas de alunos. Muito interessante! Sobretudo porque jamais pensaria que alguns deles chegassem ao palco e "butes la"!





Depois dos talentos mostrados, houve pequenos momentos de comedia, ciencia e danca...

Primeiro, uma entrevista a menina da secretaria (que nem existe de facto, mas e uma aproximacao).



Depois um skitt de um professor com uns alunos.



E, por fim, uma danca que incluiu professores vestidos de alunos! O que eu me ri a ver esta cena! E, pior, algumas professoras passariam por alunas! Ai estes japoneses tao joviais!


Depois da descontraccao toda, o grande momento. As actuacoes dos alunos do terceiro ano, ou seja, do nono ano. A sala estava mais cheia. Afinal, eles sao os mais velhos na escola, sao o exemplo a seguir, tem que ser os melhores. Eu nao sabia disto, mas todos os alunos estavam na escola mais cedo e ficavam bem depois da hora de saida para praticar. Praticar. Praticar. E o resultado e aquilo que se ve.
Infelizmente, a minha camara decidiu morrer nas minhas maos e nao pude gravar todas as actuacoes do nono ano. Fiquei muito triste, claro. Mas nada me tira a pele da galinha com que fiquei a ouvir os meus meninos cantar!
E, claro, antes disso eles tiveram uma bela sessao de aquecimento e de "'bora la"!






Por fim, houve foi mostrado um filme com imagens da preparacao do festival. Mais pele de galinha! E a mascote da escola tambem por la aparaceu!



E quando os vencedores foram anunciados, era ver as meninas todas a chorar (estava longe dos meninos, pelo que nao sei!). De algeria por verem o seu esforco recompensado.

AMEI!

Sem comentários: