sábado, maio 07, 2011

Do vídeo para os finlandeses



Muita gente anda encantada com este vídeo. E é um vídeo giro, sim senhor, recheado de coisas interessantes. Também é verdade que a história de um país é sobre-maneira importante. Mas de que serve este vídeo? No que é que isto vai ajudar?
Primeiro, acho de muito mau tom - embora o jeito de brincadeira possa desculpar a coisa - virmos passados 70 anos esfregar a ajuda que demos nos anos 40 à Finlândia.
Depois, temos é que olhar em frente. Fomos grandes, fizemos muito, chegámos a muitos lados. And so what?! O que é que isso vai trazer de novo à nossa realidade do momento? O que é que isso vai trazer ao facto de estarmos de mão estendida a pedir esmola?
Este vídeo devia era pegar naquilo que Portugal é agora. Não no que foi, que a grandeza de uma nação não é de todo tangível. Este vídeo devia era pegar em mais coisas na onda da Fundação Champalimaud. Devia era mostrar que projectos temos e naquilo que fazemos a diferença hoje em dia.

O passado lá vai. É importante para a nossa identidade, mas de nada serve para ir pedir ajuda aos amigos.

6 comentários:

J. Maldonado disse...

Nem eu teria dito melhor! :)
O teu post vai ao encontro do que penso acerca da polémica nacionaleira em torno do "Não" da Finlândia.
Somos um povo com baixa auto-estima, por isso, em alturas de crise, temos tendência para nos refugiarmos no passado.
Quando falei disso no meu FB fui criticado por não ter sentido de humor e ser fundamentalista na interpretação deste vídeo.
Não me parece que ele tenha qualquer piada...
Há coisas mais importantes que Portugal conseguiu no presente e que deviam ter sido frisadas no vídeo.

António Rebordão disse...

Exatamente. Penso o mesmo. Devemos olhar em frente e não no passado.

Mike disse...

Pois, isto vale mais pela provocaçãozinha, porque para além disso os filandeses mandam-nos com o vídeo acima.
Acerca do que escreves vale a penas ler um artigo do jornalista Nicolau Santos. Googola "Portugal vale a pena de Nicolau Santos"
Abraço.

Paulo Pereira disse...

Concordo em absoluto acrescentando que o efeito pretendido perverteu-se, isto é, encheu o ego dos portugueses ao invés de apelar ao bom senso dos finlandeses, já para não falar de algumas imprecisões como o caso do "arigato", os seus produtores deveriam ter tido algum cuidado na análise dos dados que se pretendia publicar.

James disse...

epah não podia concordar mais com o que escreves-te!

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Este é o video dos finlandeses que, a bem do "contraditório", coloquei no mural do FB depois de ja ter colocado este que aqui poes e que bem serve de apoio moral embora concorde que pudesse falar do que somos HOJE!

http://www.youtube.com/watch?v=aBn7V29jFWs&feature=share