terça-feira, dezembro 06, 2005

Viagem a Hita



Esta semana, fui, pela primeira vez, ao cinema no Japao. Fui com o Ronnan ver o ultimo filme do Harry Potter. Muito interessante, mas algo longo. Alias, a certa altura ouvia-se na sala alguem a ressonar. Juro, palavra d'honra.
Escrevi este post no comboio de Hita para Oita, Como a Tamara faz anos na quarta feira, alguns de nos fomos ate Hita para comemorar o seu aniversario. Eu meti-me no comboio local que levou tres horas a chegar la e tres horas para regressar a Oita. Podia ter apanhado o autocarro, que leva metade do tempo. mas eu tenho tempo de sobra e gosto muito mais de viajar de comboio!
Cheguei a Hita no Sabado. Uma cidade pequena, no meio das montanhas a caminho de Fukuoka. A festa da Tamara comecou com uma idade as onsen (termas) no meio das montanhas verdejantes e, diga-se, geladas! As onsen tinham um optimo aspecto. Estivemos la cerca de uma hora, incluindo um bom bocado num lago de agua naturalemnte quente no frio do exterior do edificio. Depois disso, fomos jantar num espaco mesmo ali ao lado, 2 minutos a pe. Temia que fosse comida tradicional japonesa. Nao e que nao goste, mas nao e bem a minha coisa. Felizmente, era comida internacional. Ui! Uma maravilha. Ate lagosta experimentei! Tinhamos duas horas para comermos e bebermos o que quisessemos! Confesso que abusei... do sumo de maca, claro!
Quando saimos estava, como e facil adivinhar, ainda mais frio na rua. Mesmo assim, as duas empregadas e o cozinheiro do lounge onde jantamos vieram ate a rua, cheios de frio, despedirem-se. E assim no Japao. E estas coisas nao se esquecem!
Depois, rumamos a um bar em Hita. Deve ser um dos poucos! La conseguimos que pusessem uma musiquinha decente (quando la chegamos a musica rocava o reggae!) e bailamos imenso. Estava mesmo a precisar! As discotecas, pelo menos em Oita, nao sao muito comuns!
No Domingo, depois de dormirmos todos empilhados no chao da sala da Tamara, fomosa um dos tais restaurantes algo retro que abundam por aqui: gusto. Mesmo sem ter tomado o meu leite e o meu paozinho com manteiga, passei logo para um hamburger duplo com um ovo! Uma maravilha.
E la escrevi eu este artigo no comboio imbuido na beleza do percurso: pontes, rios de aguas limpidas, mas fortes, e com muitas pedras, arvores, arvores e mais arvores, montanhas, folhas amarelas e vermelhas do outono, tuneis, campos de arroz ja novamente plantados, aldeias e mais belo do que tudo, neve!
A determinada altura comecou a nevar. E bem. Quando cheguei a Yufuin, as encostas das montanhas, cobertas de arvores, estavam brancas. E so a queda dos flocos de neve e um espectaculo que adoro ver! Mais uma surpresa made in Japan!

E ontem ao final do dia, vi a policia em accao pela primeira vez. Estava eu na Galeria Takemachi quando vi um tipo a gritar com uma rapariga em frente a drogaria onde compro os meus roll-on (e incrivel como e dificil comprar estas coisas nesta terra!). Depois foram la uns tipos tentar acalmar a coisa e chegaram a haver umas amecas e ate contacto fisico. O tal tipo aos berros estava nitidamente descompensado. Ainda perguntei a rapariga da loja o que se passava, mas ela nao sabia. Dai a pouco, a policia chegou e tomou conta da coisa. Ainda hoje estou frustradissimo porque nao percebi nada do que se passou! Mas porque que eles falam japones!?

Sem comentários: