quarta-feira, fevereiro 20, 2008

ATENCAO

Este post e dedicado a todos aqueles que pensam que a minha vida e so ramboia e coboiada!

Ontem, terca feira, ou kayobi como se diz por estes lados, houve uma demonstracao numa das minhas escolas, Kaku.
Se ha coisa que admiro no sistema escolar japones e a existencia de aulas de demonstracao. Nunca ouvi falar de tal coisa em Portugal, nem tao pouco em terras do Ikea, e parece-me que em terras lusas isso seria impossivel, que a sala de aula e feudo do professor (nao se sintam ofendidos, amigos, mas e verdade).
Passemos a frente... Mas entao do que se trata: e uma aula, normal, onde ha varios convidados a assistir. Podem ser pais ou professores ou o Pai Natal, nao importa. Desde que traga o coelhinho, esta tudo bem. E eu ja fiz varias destas. Mas desta vez foi muito especial... Porque, aquando do inicio da aula, estavam para ai umas 100 pessoas a ver-nos! Eu sabia que vinham muitas, mas conseguem imaginar 100 professores dentro de uma sala, mais os alunos e mais o gordalhufo do Angelo!?
E porque tanta gente? E porque em Kaku? Why me!?
Para responder a ultima pergunta, nao me importo nada que eu adoro ter convidados e falo com eles e e sempre bom ter feedback (conquanto os presentes consigam ultrapassar as vergonhas do costume). Em Kaku porque e uma escola que tem um sistema ligeiramente diferente, como uma professora do junior high a dar aulas aos miudos da primaria. E tanta gente por causa do que acabei de dizer. Toda a gente quer ver...
Mas nao me vou alongar mais, que ja chega.

A aula foi a tarde, depois do almoco. O menu era uma sopinha com mochi (uns bolinhos de papa de arroz)...


Enquanto eu ia dar uma aula da primaria, o John, esse porreiraco australiano, ia dar uma aula ao 8 ano...


Moi meme e duas profs la do sitio. A da esquerda, Otsuka sensei e a da direita, aquela com quem trabalho quase todos os dias e e uma bacana, Iwasaki sensei!


E isto foi logo antes do inicio da aula...
Reparem na minha fardamenta que, modestia a parte, ate estava muito pipi... Claro que a intencao de certas pessoas la do burgo era eu usar gravata e nao usar o meu casaquito maravilha do Gachapim.
Entendi que o Gachapim seria, de facto, um pouco demais, mas um belo roxo para dar cor a coisa nao ia ficar mal. E gravata, como diria a outra, "jame, salome"! Ok, ja sei que me vao acusar de nao respeitar a conduta niponica, mas o meu papel aqui tambem e o de trazer um pouco da cultura estrangeira para aqui... Dar um ar mais leve a coisa... E eu nao gosto de ser uma pessoa um dia e de ser outra no dia a seguir! Na, na!


A aula la foi andando... E nem correu nada mal...



Claro que ja tinhamos feito uma aula igualzinha e, naquela manha, tinhamos treinado mais umas quantas coisas (nestas terras e assim: praticar, praticar, praticar!). O objectivo da coisa era ir as compras em ingles! E ate tinhamos dinheiro e tudo! E ir as compras e comigo mesmo!



Mas depois tambem tive uma loja! Ate um carro vendi. Por 20 dolares, o preco maximo!


Faltavam 10 minutos para a aula terminar e, com tanto treino, os miudos sabiam exactamente tudo o que fazer, pelo que terminamos demasiado cedo. Mas esta cabecita nao para e metemo-nos a rever as letras, do N ao S!


E la acabamos a coisa, com uma reuniao, claro esta. O Japao adora reunioes (ate a Iwasaki sensei o diz!). O John e eu fomos convidados a dar a nossa opiniao sobre as aulas e tal (eu referi o problema de comunicacao que muitas vezes existe nas escolas e de como em Kaku eles sabem exactamente o que estao a fazer e toda a gente contribui para isso e o John referiu o profissionalismo em Kaku que nem sempre encontramos noutros sitios). Chegado o momento de colocar questoes toda a gente se fechou em copas. So um senhor la perguntou ao John como era a organizacao das aulas no junior high...

E assim foi, correu tudo bem e eu gosto muito do meu colete (ou la como se diz)!

10 comentários:

Hydrargirum disse...

ADOREI o ensemble envergado!:)

Muito na moda...!!!!

:D

Anónimo disse...

Sim Senhor...todo fashion no seu dia de trabalho!! Gostei imenso das fotos, especialmente aquela em que mostras a tua "sopinha com mochi"... eheh!!
Inês*

Celeste disse...

Hu... continua a cheirar-me a ramboiada!

*** :)

Unknown disse...

Tou a ver que continua na boa vida, ate durante o horario escolar vai ás compras....hehehehe
E pelos vistos aderiu á moda japonesa... gostei muito.

Ze Kali

Anita disse...

hmmm...isso parece-me ser só boa vida ehehehehe:)))))

mas as fotos estão muy giras :))

beijinho e bom fds:)

ps: continuo À espera do meu sushi:)

Mari disse...

Oh kikinho estou tão orgulhosa de ti! Para quem não queria de inicio ser Prof, estás-me a sair melhor que a encomenda, sim senhor!!...E adorei o teu colete!Adorei ele! Estás tão moderno, mas ao mesmo tempo dá-te um ar de gajo responsável...lol..não admira que os japonocas não te queiram mandar embora... ;))
Beijos mil da tua
Maka

Miguel F. Carvalho disse...

também me continua a parecer coboiada e ramboia... :-)

mulher a dias disse...

Ai que o menino deve ser tão inteligente, a falar tantas línguas estrangeiras e então japonês e tudo que deve ser a língua mais difícil do mundo!
E tem ar de bom menino, não é como o salafrário do meu Jaquim, que desgosto. E olhe, o menino não queira ver o filme dele que eu já descobri que é uma badalhoquice! Bom fim de semana, menino.

António Miguel Miranda disse...

Divulgação

Um Blog ,dois livros!

www.camaradachoco.blogspot.com

“Camarada Choco”

e

“Camarada Choco 2”
António Miguel Brochado de Miranda
Papiro Editora

Papelaria “Bulhosa” Oeiras Parque, Papelarias “Bulhosa”, FNAC ou www.livrosnet.com

Tema: Haverá uma fronteira entre os Aparafusados e os Desaparafusados?" Outra maneira de falar sobre o Ensino Especial.

Filmes de Apresentação no “Youtube” em “Camarada Choco”

Maria Manuela disse...

Oh meu querido eu confesso que tenho de vir aqui com calma para perceber com rigor que diabo andas tu a fazer no Japão... lol

Até um enorme beijo..