domingo, outubro 01, 2006

Mais um concurso.

Nao, nao fui ao "Preco Certo" (e ainda bem porque o tipo que o apresenta irrita-me por demais), mas sim a mais um concurso de discursos em ingles.
Todos os anos, ha este concurso e ja la estive o ano passado. Nao me vou alongar sobre a coisa, mas so vos digo que o concurso e levado muito a serio por quem o organiza e pelos alunos que praticam quase incessantemente para decorar o texto e para o dizer da melhor forma. Na minha opiniao muito sincera, acho a coisa pouco util, porque os alunos decoram os textos, aprendendo pouco com aquilo que estao a dizer! Mesmo havendo duas competicoes distintas (uma para, digamos, mera oratoria e outra para os discursos escritos pelos proprios alunos, traduzidos pelos professores e polidos por nos) nao me parece que a coisa seja muito relevante. Mas, la esta, e a minha humilde opiniao.
Mas ha historias!

A primeira fotografia e do sinal para o bebedouro no sitio onde estavamos. Os sinais japoneses sao famosos pelas formas que adoptam. Toda a gente ja viu alguns exemplos na internet. Deixo-vos entregues a podridao das vossas mentes!
De seguida vem o meu almoco neste dito dia. Bento. Bento nao e o Carlo, ou melhor, tambem e, mas neste caso, refere-se a caixa com comidinha la dentro. E extremamente comum ver as pessoas a comerem bento e, como se ve, esta la TUDO: desde o arroz ao peixe, aos vegetais e tudo mais. Mais uma maravilha das contigencias espaciais japonesas. Seja como for, nao gosto muito da coisa, porque ha imensas coisas que nao como - e eu gosto de saber aquilo que estou a meter na boca - e e uma refeicao fria. E toda a gente sabe que sou super esquisito! Mas a caixa era muito gira.
E depoisa houve o concurso em si mesmo. Nao ha fotografias dos alunos a discursar, porque eu estava a avalia-los e, como toda a gente sabe, nao posso fazer duas coisas ao mesmo tempo. Temos que os avaliar em relacao a pronuncia, a propria retorica e a fluencia da coisa. Isto quer dizer que se eles se esquecem do texto, por exemplo, estao lixados. Enfim... Ha uma serie de variaveis!
Aqui fica a entrega dos premios, sendo a primeira fotografia da abertura da cerimonia, pelo Kawano-sensei!
A Shauna estava a apresentar a cerimonia e quando anunciaram que um dos alunos dela ganhara o primeiro premio, ela desatou a chorar de contentamento. E eu perguntei-lhe "mas porque estas a chorar?" e ela disse-me que, quando ela comecou a ensinar o aluno, ele estava pessimo e que melhorou muito pelo seu proprio esforco. Ela ate chegou a dizer a Sonya que "tinha um aluno que precisava da mao de Deus para chegar ao concurso". E ele ganhou.
E eu tambem estava muito contente porque duas alunas minhas tambem ganharam premios. Uma ficou em terceiro e outra em quinto (ha premios ate ao sexto lugar). Uma outra nao ganhou e ela ve-la a chorar copiosamente com a mae ao lado. Eu so lhe dizia que ela tinha, pelo menos, tentado e que poderia voltar a fazer a coisa para o ano. E, por acaso, o ingles dela ate e bem bom!
Seja como for, aqui estou eu e as alunas que ganharam premios, com os papas e uma das professoras!
E assim se passou mais um dia. Quando a coisa terminou, a Shauna desencantou-nos uma boleia com um aluno e a sua mae, de volta a estacao de Oita. De notar que o aluno nao era nosso e nem o conheciamos. So a Shauna!

Sem comentários: